O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta quinta-feira, 23, que vê com “preocupação avanços legislativos” sobre a Corte, depois de o Senado aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para limitar decisões monocráticas dos juízes do STF.
“Nos últimos 35 anos, o Brasil viveu situações institucionais complexas, que em outros tempos teriam levado à ruptura constitucional e democrática: crises econômicas, inflação descontrolada, escândalos de corrupção e dois impeachments“, observou Barroso. “Apesar de tudo o que ocorreu, o país preservou a estabilidade institucional e a democracia.” Dessa forma, Barroso viu a proposta como desnecessária.
Ainda durante o discurso, Barroso disse que, “cumpre lembrar: em todos os países que, recentemente, viveram o retrocesso democrático, a erosão das instituições começou por mudanças nas supremas cortes”. “Os antecedentes não são bons”, observou.
Durante fala sobre a PEC do STF, Barroso exaltou a Corte
Conforme Barroso, o STF, nos últimos anos, tem combatido o “negacionismo”, seja ele em relação à pandemia de covid-19, “salvando milhares de vidas”, ou às questões ambientais, preservando a Amazônia, além de contribuir para a redução das mudanças climáticas.
“A Corte funcionou ainda como um dique de resistência contra o avanço autoritário”, disse o presidente do STF, sem citar nomes. “Por esse papel, o tribunal sofreu ataques verbais.”
Por fim, o ministro disse que o tribunal preservou a democracia no país e proteger os direitos fundamentais das pessoas, supostamente servindo bem ao país.
Vivem numa “realidade exclusiva”. Será que ninguém, nenhum parente ou conhecido, consegue mostrar-lhes a realidade como ela é ? Ou possivelmente tenham medo ?
O seboso ministro tá mal acostumado e não admite perder poder. Se o Legislativo quiser, é só o começo, juizeco de me4da. O povo vai pressionar e mostrar ao parlamento que quer muito mais do que a PEC aprovada hoje.
Quando o Legislativo acordar para a força que tem, unido ao povo nas ruas, a usurpação de poderes dos advogados metidos a juízes, vai acabar. Mesmo fazendo ameaças imundas aos parlamentares, os escrotos togados vão perder.
Este canalha não tem coragem de citar o exemplo de um país democrático no qual um único ministro tem tanto poder como no STF brasileiro.
Retrocesso democrático é tirar do congresso e do povo a liberdade de legislar e endereçar leis ao seu congresso.
Retrocesso é a cara desses velhacos vitalícios fazendo do país uma zona.
Barroso é um ser desprezível sob qualquer ponto de vista que o analisemos. É apenas mais um entre outros cancros do STF. Sem honra, sem moral, sem ética. Só no Brasil pode ocupar o cargo que ocupa.
Esses caras do STF estão de gozação. O Barroso diz que a corte funcionou como uma barreira contra o autoritarismo. Só que ele inverte o que realmente está acontecendo, isto é, hoje a corte é autoritária e não respeita os demais poderes e muito menos as pessoas de bem de nosso País. Espero que o Congresso não se intimide e, além desta PEC, também aprove outras como a que limita o mandato de juízes das altas cortes a, no máximo, 8 anos.
Continuando: o STF elegeu Lula, o STF viola a Constituição diáriamente e ninguém pode fazer nada? O fato do STF cobrar de Lula votos de lulistas a favor da redução de poder do STF mostra como estão mancomundados e isso é inconstitucional pois o STF não pode ter ingerencia política e só por isso esses ministros já deveriam cair.
Espero que o legislativo continue aprimorando a democracia. Mandato vitalício pra suprema corte tem que acabar, indicação pelo Presidente tem que acabar. São privilégios
Sempre que lerem a palavra “democracia”, substituam, por socialismo. Pronto, agora a frase dele está de acordo com a realidade observada.
O totalitário usa a democracia para solapa-la.
O avanço da corte sobre o legislativo também preocupa
perdeu Mane’
Rsss
Em breve, esse criminoso da fala mansa, deverá dividir a cela com João de Deus.