A apresentadora Bela Gil, filha do compositor Gilberto Gil e engajada nas chamadas pautas “progressistas”, disse que uma das maneiras de alcançar a suposta igualdade social, de gênero e de raça é através da remuneração do trabalho doméstico. Ela fez a afirmação em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
“Um dos caminhos para a gente vislumbrar a igualdade social, de gênero e de raça é através da remuneração do trabalho doméstico e do cuidado, que não é remunerado hoje, porque é ele que sustenta o sistema capitalista”, observou a apresentadora. “Se a gente não estivesse trabalhando de graça, as pessoas não estariam lucrando como estão. As pessoas que trabalham precisam receber, senão isso é escravidão.”
A apresentadora ainda citou uma frase da filósofa feminista italiana Silvia Federici. “O que vocês chamam de amor, chamo de trabalho doméstico não remunerado”, reproduziu a filha de Gil. “Essa é uma grande questão: a construção das mulheres e do feminino dentro dessa sociedade patriarcal foi através da domesticação, para continuar nesse lugar do trabalho e do cuidado por amor — por amor ao marido, às crianças. É tudo por amor. Nossa exaustão, nosso estresse e as nossas doenças são justificados pelo amor.”
Bela Gil e a ‘incompatibilidade de agenda’
A apresentadora chegou a ser nomeada para a equipe de transição de governo, logo depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições. Ela comandaria a Secretaria Especial de Alimentação Saudável, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Mas recusou a oferta.
“Infelizmente, por uma questão de incompatibilidade de agenda profissional e pessoal, informei ao ministro Paulo Teixeira que não seria possível assumir o cargo neste momento”, disse Bela, ao justificar a recusa. “No entanto, sigo colaborando de forma voluntária como consultora neste início de governo.”
Leia mais: “Bela Gil diz ser sapiossexual”
Alguém precisava perguntar para ela quanto o marido paga na Rússia para a esposa. Seguindo o modo de pensar da bela figura, será que ela acha que o marido deveria pagar por algo mais que a esposa faz em casa?
Ok. Ok. Ok. Agora vou cobrar para ouvir as “canções” de seu pai, Gilberto Gil. Acho opressor ouvir música de graça, o q eles, artistas, chamam de sucesso. (Ainda bem q não assisto, leio, ou, ouço, qq coisa dessa “apresentadora”). Sei q POR AMOR ela ja comeu os restos do parto de seus filhos.
Quanta estupidez… Se o meu esposo paga todas as contas e ainda os meus caprichos, qual é o problema de eu cuidar da casa e do nosso filho? Não vejo escravidão nenhuma. Casamento é parceria, um pelo outro e todos pela família. Foi um mega comentário infeliz de feminista socialite.
Família usurpadora do dinheiro público
Por favor, alguém fala pra mim que encontrou com a Feia Gil por aí e ela disse que estava apenas brincando.
Tem a profundidade de um pires o depoimento dessa babaca!
“O trabalho doméstico sustenta o sistema capitalista”. Pelo amor de Deus, essa mulher já leu algum livro na vida? Asneira não se comenta, ficamos perplexos apenas.
Que criatura perturbadora.
Também pudera.
Galera vão lá no canal dela no YouTube e olhem onde ela compra o sofá … Deixei lá uma sujestão para um fim de tarde com a galera do mst no apartamento dela que deve ser na vila Madalena
Meu essa menina está saindo pior que o papai canhoto dela não?
Engraçado, em seus vídeos, nunca vi ela lavando a louça nem limpando o chão.
Deve ser uma porcaria onde ela cozinha a sua moqueca de jiló.
O cérebro desta criatura é um deserto. Suas opiniões deveriam concorrer ao troféu Borroso de frases da semana. Aí a DilmAnta não ficaria na “pole position” com o discurso na posse do banco dos BRICS.
Estou procurando algum sentido nesta fala dela e não encontro. Por exemplo: situação hipotética de um casal médio brasileiro onde ambos trabalham e ganham 1-2 salários mínimos e ambos fazem trabalhos domésticos. Ela sugere que apenas a mulher receba um salário pelos serviços domésticos? Quem deve pagar, o marido? Neste caso, não seria o marido que estaria sendo escravo? Acho que ela não percebeu que hoje em dia, nas famílias de brasileiros médios, ambos precisam trabalhar fora e ambos fazem serviços domésticos. O serviço pode não ser exatamente igual, por exemplo, o marido conserta coisas, instala chuveiros, sobe no sótao, monta armários enquanto a esposa se encarrega dos serviços mais leves, mas o marido quase sempre acaba ajudando em alguma tarefa leve como as vezes cozinhar, lavar a louça, varrer a casa, etc.. Se ela quer que o marido remunere a esposa, aí sim alguém seria escravo aí e não é a mulher. Ok, acredito que ela esteja referindo a casos de famílias mais ricas nas quais apenas o marido trabalha fora. Mas se for analisar, na maioria destes casos o marido já contrata outras domésticas e quase sempre a esposa usufrui da renda do marido integralmente, como se ela já estivesse recebendo metade do salário do marido. E quando há separação, a justiça quase sempre vai mandar dividir os bens de forma igualitária, isso quando não deixa uma parte maior a mulher pois quando o casal tem apenas 1 imóvel que foi adquirido pelo marido, a justiça normalmente manda deixar inteiramente pra mulher quando o casal teve filhos. E numa outra situação na qual a mulher é solteira em mora sozinha (cada vez mais comum hj em dia), aí ela quer que sejam remuneradas pelo trabalho doméstico tbm? Por quem, o estado? Ou quando mora com os pais e ajuda nos afazeres domésticos, quer que os pais a remunere? E ela vai remunerar a mãe tbm pelos devidos domésticos? De fato não dá pra entender a mente de um esquerdista
Trabalho doméstico remunerado sim, mas com possibilidade de demissão,; aposentadoria com base no salário; nada de pensão por morte do marido ou por Separação,; sem aposentadoria privilegiada por alegada dupla jornada!
A família toda, usurpadora de dinheiro público. ST
Dá um abadá vermelho com uma estrela branca pra ela. Ela merece!!! É a cara do PT!! Já fala até dilmez!!
Agora já sei qual é a sustentação do sistema capitalista…. Se pagar empregada doméstica ou demitir todas proibindo a profissão acabaremos com a riqueza dos multimilionários. Como não pensei nisso antes?
Chega a ser deprimente as opiniões destas figuras, que se dizem socialista.
Vejam como vivem estas coisas, como?
Usufruindo os benesses do capitalismo.
Cínicos….
Eu pergutaria a ela: Quem pagaria este salário? É fácil falar quando se pode pagar várias empregadas, e ela provavelmente deve pagar excelentes salários a elas, não é mesmo? Eu também perguntaria a ela, em que mundo ela vive, porque uma família de classe média pra baixo, não teriam condições de pagar por serviços domésticos em lugar nenhum do mundo! Lembrando a ela que trabalhar quando temos saúde, é a melhor coisa do mundo, seja trabalho voluntário( como é o caso de trabalhos domésticos), seja remunerada! Mas é difícil entender, pra quem nunca fez isso na vida!
Está aí a prova que a fruta nunca cai muito longe da árvore.
Que besteira! As mulheres casadas (ou mesmo em casais de fato que moram juntos mais de 5 anos) que trabalham nos serviços domésticos em casa já recebem pensão em caso de separação e aposentadoria como viúva em caso de morte do marido, considerando essa garantia para o futuro, no caso das que não trabalham fora nem para fora, elas já foram perfeitamente pagas com mesadas do marido ou mesmo em parte em espécie e na maioria das vezes vivem muito melhor do que as empregadas domésticas e na maioria recebem mais pensão em caso de separação ou recebem muito mais como aposentadorias como viúvas (inclusive em complementações de planos privados de aposentadoria) do que as empregadas domésticas nos mesmos casos.
O que a ” ilustrada”cidadã sugere ?
Que se faça tal nos regimes de esquerda ou vigorando aqui um “Estado democrático de direito”bolsa remunerada pra mulheres dedicadas às prendas domésticas?
Ela é anticapitalista mas quer que o trabalho natural de cuidar dos filhos e da casa seja remunerado. Quem vai pagar?
A “bela”, uma apresentadora fútil que se aproveitou do nome do pai pra arranjar emprego mostrando sua “arte”
Todo tipo de trabalho no Brasil, agora, é análogo a escravidão.
Vamo trabaiá seus vagaba.
Ah entendi. A chef natureba não tem o q fazer pois está c bolsos cheios din din do capitalismo. Recentemente, declarou-se “sapiosexual” – gostar de f* c pessoas inteligentes-… vai ser difícil conseguir um, c tanta burrice.
Vocês vão dar idéia pra essa mulher!?…
Tudo de errado nessa criatura. A começar pelo nome.
Se for dar ouvidos a essa coisa é sinal de que o os neurônios dos brasileiros foram gozar férias em Nova Iguaçu!!!
POLTAQUELPARÉL!
Ela gosta de pessoas inteligentes pq os opostos se atraem, simples assim…rs
Diz para ela vir aqui debater comigo já que não tem outra pessoa para tanto. Na China e na Rússia o trabalho doméstico da mulher é muito mais penoso e elas não tem direito nenhum. As donas de casa devem sair de casa para trabalhar e deixar os filhos num abrigo de menores com educação progressista com castigos. À noite é obrigação delas fazer todas as tarefas da casa. Diz para ela visitar as donas de casa na Rússia e na China… Que eu saiba a grande disparidade de gênero é entre os petistas, esquerdistas e comunistas. Entre as famílias tradicionais, de direita, cristãs, o respeito é muito grande à mulher, mãe dos filhos. O maior número de crimes contra a mulher justamente é praticado por esquerdistas que não respeitam os fundamentos cristãos, ou figem…
No Brasil todo dia está ficando pior que o anterior. Quando eu penso que o país atingiu o fundo do poço, para meu horror descubro que o poço é mais fundo, se tiver fundo.
Uma ratazana dessa talvez deve ter umas 4 empregadas domésticas na casa dela né. HIPOCRESIA é o lema da vida de todos os esquerdistas,isso sim😠
A esquerda não vê humanidade nem amor no ser humano, só materialismo, exploração, ódio, é a essência do espírito revolucionário, o combustível da luta de classes. Tratar o esforço e trabalho despendido para zelar pelo próprio lar e pela própria família como um “trabalho não remunerado”, como se tudo envolvesse uma relação de trabalho exploradora, sem amor, é uma visão materialista doentia e típica dos esquerdistas, que os transforma em animais violentos e assassinos, não à toa foram responsáveis pelos maiores genocídios que este mundo já viu na China, na União Soviética, na Alemanha etc.
Típica militância idiota, papai sempre pagou tudo, faço de conta que trabalho, e tenho domésticas e babás trabalhando para mim
É filha da Dilma? Estou na dúvida se é ela ou a tal feminista ?
Bom, partindo deste princípio, você , Bela, deve uma quantia altíssima à sua mãe, que com certeza limpou sua b… e lhe deu de comer na boca por muitos anos. Comece dando o exemplo e pagando o que deve!!!
Vero