publicidade
Política

Desaprovação a Lula chega a 48,5% em nova pesquisa

O levantamento nacional Meio/Ideia revela que 41% dos brasileiros avaliam a gestão petista como ruim ou péssima

Lula
Lula fez o gesto com o dedo do meio enquanto discursava sobre o acesso à saúde em evento no Palácio do Planalto | Foto: Divulgação/Redes sociais

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

Uma pesquisa do instituto Meio/Ideia, divulgada em 8 de julho, revela que 48,5% dos entrevistados desaprovam a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 46,5% a aprovam. A avaliação do governo mostra que 41% o consideram ruim ou péssimo, 32,5% ótimo ou bom, e 24,5% regular. Os dados, coletados entre 3 e 6 de julho com 1.500 eleitores, indicam estabilidade nas opiniões, com variações dentro da margem de erro.

O instituto Meio/Ideia divulgou uma nova pesquisa nesta quarta-feira, 8, que mostra a desaprovação de 48,5% dos entrevistados à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os eleitores que aprovam a gestão do petista somam 46,5%. O relatório indica estabilidade no cenário político, enquanto um grupo de 4,9% dos participantes do levantamento não soube responder ao questionamento.

+ Entenda o que é Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Os entrevistados também avaliaram o desempenho geral do governo federal de forma direta. A parcela dos brasileiros que classificam a gestão como ruim ou péssima atinge 41%. Os eleitores que consideram o mandato ótimo ou bom representam 32,5% da população, enquanto o grupo que define a condução do país como regular soma 24,5%. Os indecisos ou que não opinaram nesta pergunta representam 2%.

Índices oscilam dentro da margem de erro desde maio

Os números atuais mostram oscilação mínima na comparação com o levantamento anterior do instituto, publicado em maio. A aprovação variou de 46,6% para 46,5% no período. A desaprovação recuou de 51,4% para 48,5%, movimento que os técnicos da pesquisa apontam como variação normal dentro da margem de segurança. O número de pessoas que não souberam responder subiu de 2% para 4,9%.

A manutenção das taxas de desaprovação e aprovação aponta para a cristalização das opiniões do eleitorado nacional. A oposição preserva sua base de críticas concentrada nos rumos econômicos do país, enquanto o Palácio do Planalto tenta recuperar apoio popular. A variação residual nos indicadores revela que as narrativas de ambos os lados mantêm o cenário dividido.

Levantamento ouviu 1,5 mil eleitores com registro no TSE

Os pesquisadores colheram os depoimentos de 1,5 mil pessoas em todas as regiões do país entre os dias 3 e 6 de julho. O instituto Meio/Ideia realizou o trabalho de campo com recursos financeiros próprios, sem financiamento de contratantes externos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de protocolo BR-05628/2026.

A margem de erro oficial do estudo é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, em todos os recortes de dados. O nível de confiança estatística do processo de amostragem alcança o patamar de 95%. Os questionários passaram por checagem interna automática logo que o preenchimento terminou para evitar erros na contagem.

Leia também: “Lula tem 46,4% de rejeição; Flávio tem 43,4%”

Confira

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. ELIAS
    ELIAS

    Sempre me pergunto até onde esses índices de reprovação tiram o sono do PT considerando que as urnas e o sistema de apuração seguem os mesmos e o STF está sempre pronto para rechaçar qualquer questionamento eleitoral vindo da oposição sob a acusação de ato antidemocrático.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade