O presidente Jair Bolsonaro determinou que sejam articuladas ações complementares de apoio aos Estados que solicitarem ajuda do governo federal no combate à covid-19. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 8.
As medidas ficarão a cargo do ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, que, desde março, foi escalado para gerir um comitê de crise que supervisiona e monitora os impactos da pandemia no país. O grupo é formado por todos os ministros do governo, além dos presidentes da Caixa, do Banco do Brasil, do BNDES e da Anvisa.
Leia mais: “PF pede indiciamento de governador do Pará por compra irregular de respiradores”
“Sem interrupção das ações em curso e do apoio já prestado pelo Ministério da Saúde, articule as ações complementares de toda a administração pública federal em auxílio aos Estados e ao Distrito Federal”, afirma o despacho.
A medida deve ampliar o diálogo dos Estados com o Planalto. Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem criticado governadores e prefeitos que estão adotando medidas de fechamento do comércio para tentar conter o avanço da pandemia.