Bolsonaro diz que Braga Netto tem ‘90% de chance’ de ser vice

Cotado há algum tempo, ex-ministro é citado pela primeira vez pelo presidente para compor a chapa
-Publicidade-
Presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 11, que há “90% de chance” de o general Walter Braga Netto ser o vice em sua chapa pela reeleição.

É a primeira vez que o chefe do Executivo confirma a provável escolha. Para Bolsonaro, ter um general dá “credibilidade” e “respeitabilidade” para a chapa.

“90% Braga Netto está fechado aí. Qual a experiência dele, né? É um general de Exército. Participou da intervenção no Rio de Janeiro”, disse, em entrevista à Rádio Liberal.

-Publicidade-

Em março, Braga Netto deixou o cargo de ministro da Defesa e se tornou assessor especial da Presidência. Ele também se filiou ao Partido Liberal. Antes também chefiou a Casa Civil.

“O meu vice atualmente é um general de Exército, então pode ser que eu continue, não estou batendo o martelo, com outro general de Exército. Isso dá credibilidade a nossa chapa, dá respeitabilidade à mesma”, declarou Bolsonaro.

O chefe do Executivo afirmou que deseja escolher um vice que “ajude a governar” o país e não apenas ajude a ganhar a eleição.

“Tem tudo para dar certo. O trabalho do vice é substituir o presidente na hora da sua ausência e servir de conselheiro para ele. É uma pessoa que tem que ser ilibada, com uma boa formação, com conhecimento de Brasil. Isso que nós buscamos nesse nosso futuro vice, caso venhamos a concorrer às eleições no futuro próximo”, afirmou.

Mourão

A relação entre Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), foi marcada por altos e baixos ao longo desses três anos. A última rusga entre os dois se deu sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, quando o vice-presidente se posicionou publicamente a favor da Ucrânia. Na ocasião, Bolsonaro desautorizou o vice, alegando que o Brasil tomaria uma postura neutra em relação à guerra.

No pleito deste ano, Mourão é cotado para disputar a vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Em março, ele trocou o PRTB pelo Republicanos.

Lula

Bolsonaro também criticou a formação da chapa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Afirmou que o ex-tucano era um “opositor ferrenho” do petista e que agora se uniram “pelo poder”.

“Agora, mudou. Pelo poder se uniram. Ou seja, se eram inimigos lá trás e são amigos hoje, ou mentiam lá atrás ou mentem atualmente. Isso que o povo tem que entender. Pelo poder, esses caras se unem a qualquer coisa”, disse.

E complementou: “Eu acho que tudo demonstra que vai ser eu e Lula. O Lula já fechou o seu time. Já escalou o seu vice, que vai ser o Geraldo Alckmin. O Alckmin, um ferrenho opositor do Lula por décadas, que atacava o PT de tudo e qualquer maneira e com ataques positivos”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Um excelente nome.Homem discreto,preparado e confiável.Esse negócio de dá asas pra oposição,dando declarações despropositadas e fora de contexto, não é para um vice confiável.
    Com esse aí,Braga Neto, não há ameaças de impeachment,influenciado por aventureiros,corruptos e oportunistas.

  2. Quando alguém diz que “isso ou aquilo tem 90% de chance de acontecer, etc…” , pode saber que isso não tem chance alguma ou pouca chance de ocorrer. Esse negócio do vice dele já tem quase um mês que escuto essa ladainha, esse rame-rame e isso já encheu o saco. O Molusco já disse antes quem seria e já decidiu sobre o assunto. Pelo menos isso aprenda com ele, porra!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.