O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta terça-feira, 2, a ação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que voltou a pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive o inquérito do ministro Alexandre de Moraes sobre vazamento por sua parte de dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal (PF). As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.
Bolsonaro elogiou a iniciativa vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, que na segunda-feira apontou que Alexandre de Moraes “contaminou” provas de uma investigação contra o presidente. A integrante da PGR, braço direito do procurador-geral, Augusto Aras, argumentou que o ministro do STF violou o sistema acusatório ao determinar novas medidas na apuração.
Nesta terça-feira, Bolsonaro disse que os inquéritos comandados por Moraes sobre o tema são “ilegais, imorais”. O presidente ainda afirmou que o pedido de arquivamento solicitado por Lindôra Araújo aconteceu porque a investigação “não tem fundamento”.
“São inquéritos completamente ilegais, imorais. É uma perseguição implacável por parte dele (Moraes). A gente sabe o lado dele”, disse Bolsonaro.
“Estamos jogando dentro das quatro linhas (da Constituição). Falei agora, na minha convenção lá no Rio de Janeiro, vamos pela última vez às ruas para mostrar àqueles surdos, poucos surdos, que o povo tem que ser o nosso norte. Essa população aí tem que ser respeitada”, acrescentou o presidente, em menção à convocação para atos de 7 de Setembro.
Bolsonaro investigado por Moraes
Em agosto de 2021, Jair Bolsonaro expôs nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal, três anos antes, que apura suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lei, qualquer servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas, independentemente de hierarquia.
À época, os ministros do TSE enviaram uma notícia-crime endereçada a Alexandre de Moraes relatando a suposta conduta criminosa do presidente. Então o ministro do STF decidiu abrir um inquérito para investigar o caso.
Na entrevista desta terça-feira, Bolsonaro voltou a destacar as suspeitas sobre segurança do sistema eleitoral brasileiro, falando que a Polícia Federal tem indícios de atividades de hackers dentro de computadores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Ficaram lá por oito meses”, disse o presidente.
Neste ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em seu parecer que, mesmo que as informações tenham sido divulgadas pelo presidente de forma ‘distorcida’, não houve crime na conduta.
Já em um relatório preliminar encaminhado pela PF ao Supremo, no começo do ano, a delegada Denisse Ribeiro afirmou que reuniu elementos sobre a ‘atuação direta, voluntária e consciente’ do presidente ao divulgar informações sigilosas de uma investigação em andamento.
A delegada também apontou o envolvimento do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live com o presidente em 2021, além do ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, que, segundo a investigação, foi o responsável por divulgar o inquérito na internet.
“Quebraram o sigilo do meu ajudante de ordens. Isso não vou adjetivar aqui, que é um crime o que essa pessoa (Moraes) cometeu. O objetivo não é ajudante de ordens, é ver as mensagens que eu troco com ele, algumas confidenciais. Ele está fazendo tudo de errado, tudo de errado e, no meu entender, não vai ter sucesso no seu intento final”, concluiu Bolsonaro, na entrevista desta terça-feira.
A ordem é: Cabeça de ovo tem que manter isto aí ein !!!
Obedece XANDÃO
VTNC.
VTNC
Eu acho que é o Randolfe.
No dia 8 de setembro, esse cretino e seus oito comparsas terão que procurar o que fazer, isso se não estiverem vendo o sol nascer quadrado.
Pessoalmente, acho que são ilegais, imorais e imoraes…
E aí seu estúpido, burro pá kct, vai estudar e aprender alguma coisa, sugiro O Grande Olavo de Carvalho. Este país JAMAIS será a teta comunista que vc e seus amiguinhos vagabundos querem!
O que mais me causou espanto foi o TSE ter deletado tudo, hoje não tem como saber nada, mais tarde daqui alguns anos vão dizer que nunca existiu. Sigilo é uma coisa esconder a verdade é outra coisa.
É lógico que Moraes quer procurar qualquer coisinha para tentar incriminar o Bolsonaro! Ele está fazendo o caminho inverso em processos criminais! Como Moraes não tem o objeto definido, ele está procurando algum indício pra acusar o presidente!
Função típica do Ministério Público.
Parece que a toga não lhe é suficiente.
Eu ainda não entendi porque o bobo da côrte assina essa revista? Será que é pra defender bandidos? Será que é pra nos convencer a votar no ladrão e sua quadrilha? Alguém tem alguma explicação?
Um cara que segue o Uol,quer nos fazer acreditar que a mídia de segunda linha é um paradigma de insight e sabedoria. Uol faz adulação a qualquer um que se diz representante da esquerdalha. Vá beijar a b. do ogro.
.exato sua colocação, bobo da corte, so me faz rir das suas divagações surrealistas.
O lula é inocente, digite no youtube “Lula, canal hipórcritas”
O sistema presidencialista de governo não funciona porque dá poder demais para determinados poderes e agentes, como é o caso do ministro ALEXANDRE DE MORAES e do JUDICIÁRIO. Ninguém, numa democracia pode ter mais poder do que o POVO. Nenhum agente de poder poder ficar imune à vontade popular, da sociedade. No Brasil, temos distorções no SENADO, NA CÂMARA E NO JUDICIÁRIO, particularmente quando se observa que o ministro ALEXANDRE DE MORAES, dentre outros, pratica ilegalidades e abusos e nada acontece porque ele pertence ao poder que, supostamente, diria o que é certo e o que é errado. O sistema de investidura nos tribunais do judiciário brasileiro precisa ser modificado. Não podemos ter julgadores escolhidos por critério de politicagem barata.
O inquérito não era sigiloso, isto é indiscutível… Porém e se fosse, queriam esconder do povo brasileiro que as urnas são violáveis… Queriam deixar o povo sem saber que alguém invadiu o sistema e ficou passeando lá dentro por 7 meses, é isso? Esse cabeça de ovo é do lado do crime…
Argumentos lógicos excelentes.
Não existem sistemas infalíveis.
VTNC
VTNC
Alô redação Oeste! O inquérito não era sigiloso! Redatores tendenciosos!
De onde você tirou essa informação de que não existem inquéritos públicos ?
Então, se não estava sob sigilo era público.
Resta claro que o Bolsonaro não cometeu nenhum crime.
Inquéritos somente são sigilosos se forem assim determinados por decisão judicial.
Obrigado por esclarecer essa questão.
ainda ninguém explicou: se foi lido pelo deputado aos seus colegas, como seria “sigiloso”. Como o Presidente poderia saber se o processo era sigiloso? Tem despacho no processo ou carimbo que trata o processo como sigiloso? Esá no site do STF os processos sob sigilo?
Iiii…..Moraes
Fosse um país sério…esse Moraes já estaria em cana. O cara se acha policial. Pior, acredita ele que é juiz, quando na realidade trata-se apenas de um advogadinho mequetrefe, nomeado (indicado) em cargo em comissão de Ministro do STF. E ainda tem jornalista ignorante chamando-o de juiz. Não passa de um advogadinho ditador, vagabundo e sem vergonha…