Revista Oeste - Eleições 2022

Vice-procuradora-geral da República afirma que Moraes ‘contaminou’ provas

PGR volta a pedir que o STF arquive o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro vazou dados sigilosos
-Publicidade-
Moraes está à frente de inquérito sobre vazamento de dados sigilosos da Polícia Federal
Moraes está à frente de inquérito sobre vazamento de dados sigilosos da Polícia Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/ST

A Procuradoria-Geral da República (PGR) voltou a pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (PL) vazou dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal (PF) ainda não finalizada.

O documento assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, alega que o ministro Alexandre de Moraes violou o sistema acusatório, ao determinar novas medidas na apuração. A integrante da PGR, braço direito do procurador-geral, Augusto Aras, argumenta que o magistrado “adentrou nas funções precípuas e exclusivas” do Ministério Público e “contaminou” provas de uma investigação contra o presidente.

Lindôra também rebate que a atuação de Aras tenha sido irregular ao pedir o encerramento da investigação. Para a procuradora, o colega atuou de forma técnica, jurídica, isenta, sem “qualquer desiderato [desejo] de prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas”.

-Publicidade-

Em agosto de 2021, Bolsonaro expôs nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal, três anos antes, que apura suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lei, qualquer servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas, independentemente de hierarquia.

À época, os ministros do TSE enviaram uma notícia-crime endereçada a Alexandre de Moraes relatando a suposta conduta criminosa do presidente. Então o ministro do STF decidiu abrir um inquérito para investigar o caso.

Neste ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em seu parecer que, mesmo que as informações tenham sido divulgadas pelo presidente de forma ‘distorcida’, não houve crime na conduta.

Já em um relatório preliminar encaminhado pela PF ao Supremo, no começo do ano, a delegada Denisse Ribeiro afirmou que reuniu elementos sobre a ‘atuação direta, voluntária e consciente’ do presidente ao divulgar informações sigilosas de uma investigação em andamento.

A delegada também apontou o envolvimento do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live com o presidente em 2021, além do ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, que, segundo a investigação, foi o responsável por divulgar o inquérito na internet.

No mesmo inquérito, em janeiro deste ano, Alexandre de Moraes também havia determinado que Bolsonaro deveria prestar depoimento presencialmente. No entanto, o presidente acabou não acatando a ordem do ministro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

57 comentários Ver comentários

  1. Faltou destacar na matéria; este os dados apresentados pelo Presidente estavam com acesso liberado no site da PF para qualquer pessoa visualizar. Portanto é incabível afirmar que tais dados são sigilosos.

  2. Moraes será preso após o seu impeachment! Cometeu e comete crimes. Nada em suas ações são balizadas pela CONSTITUIÇÃO ou Códigos do Processo. E o pior: Ele, Moraes, NÃO é polícia, NÃO é juiz. Na verdade é apenas um advogado, no Cargo em Comissão (sem concurso) de Ministro do STF. O brasileiro tem que tomar ciência sobre isto e parar de chama-lo de juiz…coisa que ele não é, e nunca será!…

    1. só se for na bozolandia…no mundo real quem será preso é o miliciano genocida.
      o “crime” de Moraes é fazer cumprir a lei: ameaças ao STF e aos ministros não é liberdade de expressão, é ataque à democracia e crime definido em lei…se bolsonaro não fez nada de errado porque a PGR não deixa investigar?

      1. Você fica monitorando os comentários para avisar R. Saltitante carteiro dos nazistas a hora dele ir para o supremo denunciar os apoiadores do Presidente ? Vocês estão igual aos nazistas fiscalizando todos patriotas

  3. enquanto isso o miliciano está desesperado com medo de ser preso assim que for chutado do planalto…já tentou fazer o centrão criar o cargo de senador-vitalício e enviou emissários para negociar uma trégua com Moraes…o arregão está tremendo dos pés à cabeça e com certeza vai deixar os fanáticos falando sozinhos no 7 set.

    Bolsonaro diz acreditar que pode ser preso se sair da Presidência.
    O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma ter certeza de que deve ser alvo de inquéritos que teriam como objetivo levá-lo à prisão caso perca as eleições. Ele acredita também que seus filhos podem se tornar alvos mais fáceis de investigadores caso deixe a Presidência da República.
    Bolsonaro tem repetido a fala a diversos interlocutores em Brasília, inclusive de seu próprio governo. Com dificuldade de se recuperar nas pesquisas eleitorais, a hipótese estaria deixando o presidente cada vez mais inquieto e, de acordo com alguns interlocutores, “transtornado” em alguns momentos.
    https://politicalivre.com.br/2022/08/bolsonaro-diz-acreditar-que-pode-ser-preso-se-sair-da-presidencia/#gsc.tab=0

    1. De 6 em 6 meses a ordinária da Andreia Sadi requenta essa mentira de senador vitalício.
      Para “despiorar” a mentira por último ela acrescentou: não aprovaram o senador vitalício porque não haveria tempo; ora já deve ir para 2 anos que a “jornalista” espelha esta tranqueira de senador vitalício. Somente bocó para acreditar nisto.

      1. Comentário FDP, chamar o presidente de miliciano , os idiotas úteis arranjaram uma fakenews e se iludem em afirmar até hj , essa gente cega e peca esquecem que Lula ladrão, roubou, roubou e roubou , sai da bolha esquerdopata ….

  4. No fim, tudo de resume a afirmativas de que as informações eram sigilosas ou não. Pelo que acompanho, acho que não eram. Mas o importante é o conteúdo, e ninguém quer saber disso. Ai ficam nessa ladainha.
    Pergunta: qual foi a contribuição que o ministro Moraes trouxe ao Judiciário? O que ele tem feito de bom até agora,? Perseguir e incriminar pessoas fora dos processos legais? Alguém pediu um ditador sob encomenda no Supremo? Está na hora do senado se pronunciar, chega de se esconder ou ter medo.

    1. perseguir bandido é função da justiça…não tem nenhum inocente sendo atacada por Moraes…os processos são contra quem atacou a instituição ou ameaçou ministros.
      liberdade de expressão não é liberdade de agressão.

      1. Não foi observado o trâmite. O indicado de Temer vem atropelando a justiça.

  5. Alguém aí ainda acha que essa ação da vice-PGR vai chegar a algum resultado positivo para a sociedade? Eu não acho. Isso daí é apenas mais uma briguinha política. Politicagem rasteira.

  6. a manada é tão acéfala que ainda defende a vice-PGR…basta ter 2 neurônios para ver na chamada da matéria que existem PROVAS e portanto houve o crime…se foram contaminadas é outra história…o que interessa é a PGR reconhecendo o crime e arranjando desculpa esfarrapada para ajudar o meliante.
    e depois vêm falar de “manobras jurídicas” para anular a condenação do Lula.
    vcs estão cegos pela doutrinação, já não conseguem ver um elefante diante dos olhos enquanto procuram uma formiga para defender o asno…se é que são capazes de entender a metáfora…se precisar eu desenho.

    1. vejam a ginástica do PGR vendido para salvar o miliciano:
      “Neste ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em seu parecer que, mesmo que as informações tenham sido divulgadas pelo presidente de forma ‘distorcida’, não houve crime na conduta.”

      qual de vcs explica o que significa esse “distorcida “? é um capacho ou não?

      1. .nunca discuta com um idiota! Mosca sempre sera mosca, jamais ouvirá ou entenderá que flor é melhor que LIXO.

    2. Se você admite que houve manobras para anular a condenação do ex-presidiário, obviamente admite que ele foi condenado por seus crimes.

      Seguindo a rara ocasião em que você usou a lógica, se ele foi condenado é óbvio que cometeu crimes.

      Se cometeu crimes, seu candidato é bandido, lembrando que ele nunca foi absolvido, tendo sido condenado nas quatro instâncias.

      1. Bolsomito, vc é tão tapado que nem consegue entender o que eu disse.
        onde eu admiti que houve manobras para anular a condenação do Lula?
        leia com atenção cérebro de ameba: eu disse que esse é o argumento que vcs usam.

    3. Bafo de merda,
      vai ler o processo do lula, vai. Se o tripécquis não te convencer, tenta o das palestras de 200mil doletas pro instituto lula.

  7. O culpado de toda essa história: Michel Temer!! O canalha indicou essa besta sextavada !!! Lindôra Araújo!!! Guardem esse nome !!! Ótima candidata para o STF !!

      1. Boçal, é o contrário. É público, até que a autoridade que o preside decrete o sigilo.

    1. Marcial, vc sabe a diferença entre sigilo funcional de investigação e sigilo judicial? pelo jeito não né? e nem se interessou em aprender porque só quer defender de qualquer jeito o miliciano corrupto. vá ler o documento da PF antes de falar bobagem.
      “Saliente-se, por oportuno, que o referido Inquérito Policial Federal não restava abarcado por decisão judicial de sigilo, bem como não havia medida cautelar sigilosa em andamento, portanto, apresentava o sigilo relativo próprio dos procedimentos de investigação criminal”, diz o documento assinado pelo delegado Daniel Carvalho Brasil Nascimento, chefe do Setor de Inteligência da PF.”

      o sigilo discutido aqui é o de investigação.

      1. Falou “miliciano corrupto” já perdeu toda a razão porque Bolsonaro não é nenhuma coisa nem outra. Então tua argumentação perde duplamente a razão. Termo típico dos militantes de esquerda mais radicais e sem nenhuma lógica, só narrativas esquerdóides sem noção e sem argumentos.

      2. Luiz Neto, vc vive em marte ou nem sequer conhece o vagabundo que vc defende?
        bolsonaro condecorou milicianos, defendeu milicianos em seus discursos, chorou na morte do miliciano Adriano, deu emprego fantasma para a mão do Adriano e para a filha do Queiroz, recebeu dinheiro do miliciano Queiroz na conta da esposa, escondeu o miliciano Queiroz no sítio do advogado da família e por uma coincidencia enorme mora ao lado dos milicianos assassinos da Marielle…é ou não é miliciano?
        quanto à ser corrupto vc pode explicar para todos porque ele colocou sigilo de 100 anos no roubo da compra de vacinas, nas reuniões dele com Valdemar mensalão e nas reuniões dele com os pastores que cobram propina em barras de ouro.
        não vou nem levar em conta a rachadinha e o roubo com notas frias de gasolina que ele faz há 30 anos.

  8. É realmente inacreditável o q este sujeito fez, faz, e ainda fará pela decadência deste país e ninguém faz nada, NINGUÉM FAZ NADA, NINGUÉM DE MOVE. E tudo isso sem um único voto e posto nesta posição pelo vice presidente tampão de uma vagabunda impichada. Realmente intolerável esta situação. ACORDA BRASIL!!!!!

  9. Bolsonaro se reelegendo este sujeito terá de renunciar ou ser destituído de seu cargo , a muito contaminado, pois sua situação ficará insustentável e o senado renovado agirá como a sociedade deseja

  10. A bronca é com o Rodrigo Brumadinho Pacheco.
    Vingaremos – O NOSSO DISCURSO DE ÓDIO – trabalhando contra a eleição de Alexandre Silveira para o senado, de Kalil para o governo de Minas e pro luladrão ser reduzido a pó.

  11. Só agora que ela viu isso? Está tudo comprometido, essa composição do supremo é muito suja e precisa ter seus crimes contra a nação muito bem punidos!

  12. O que esperar de um ministro que, ele mesmo, sendo “vitima”, ele mesmo é o investigador, acusador e relator do se próprio processo, além de ele mesmo condenar o seu “agressor” ??!! O que esperar?! A birra não pode ser mais forte do que a própria Lei. Um juiz nunca deve julgar por BIRRA OU REVANCHISMO.

  13. Sempre é bom lembrar que Moraes proibiu associar o PT ao PCC, e também ao assassinato de Celso Daniel e Toninho do PT. Está proibido também o vídeo que mostra Lula falando “Pobre é igual papel higiênico, usa e joga fora”.

  14. Esse texto me parece um tanto tendencioso quando não diz que o delegado responsável pelo caso testemunhou e disse: Não havia sigilo! Depois a corregedoria da PF teve o mesmo posicionamento, e posteriormente a Procuradoria da Câmara dos Deputados se posicionou no mesmo sentido de que não havia sigilo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.