O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira, 24, no Palácio do Planalto o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Entre outros temas, foi discutida a possibilidade de autorizar a criação de tilápias no Lago de Itaipu.
Segundo a agenda presidencial, também participaram do encontro os ministros Carlos França, das Relações Exteriores, e Bento Albuquerque, de Minas e Energia.
Relacionadas
Mais cedo, o presidente brasileiro afirmou que Mario Abdo deveria apresentar demandas relacionadas à usina hidrelétrica de Itaipu, binacional comandada pelos dois países.
Bolsonaro disse também que o governo brasileiro tem interesse em criar tilápias no reservatório da usina hidrelétrica. Mas destacou que é preciso o aval do Paraguai para que a piscicultura seja liberada no local.
“Vamos continuar conversando, porque depende do Parlamento deles a piscicultura no espelho d’água da represa. Se der o sinal verde do Congresso dele, acho que vai ter; nós vamos aumentar em 40% nossa produção de pescado, criando tilápia naquela região”, disse Bolsonaro.
O último encontro entre os dois presidentes foi realizado em dezembro do ano passado, durante visita a Foz do Iguaçu. Antes, Bolsonaro recebera visita oficial de Mario Abdo Benítez, em março de 2019, logo no início do seu governo.
Anúncios
Depois da reunião de trabalho, Bolsonaro e Mario Abdo fizeram um pronunciamento conjunto à imprensa.
“Estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. Também nos próximos dias estaremos em Carmelo Peralta, em Porto Murtinho, assinando a segunda ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai”, afirmou Bolsonaro.
O presidente brasileiro também disse que foi dado mais um passo para a criação de tilápias no Lago de Itaipu. “Isso passa pelo Parlamento do Paraguai e há uma enorme boa vontade por parte do governo local”, ressaltou.
uma ótima iniciativa
O melhor presidente e ministros da história do Brasil!!
Pelo menos alguém discordou da anulação da sentença de Lula, que propiciou a candidatura dele à presidência. Aleluia!
Pelo menos se escaparem dos tanques-rede, não tem problema, vão servir de comida para as traíras e dourados, rio acima.
Você esqueceu dos tucunarés que hoje habitam o lago de Itaipu e que adoram comer tilápias !