Ainda repercute a fala do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, que em entrevista ao jornal O Diário, da região de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê, afirmou que o presidente Luiz (PT) tem “muito prestígio”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Embora tenha tentado se defender da enxurrada de críticas que recebeu dos eleitores de Bolsonaro nas redes sociais, Costa Neto mostrou, com a declaração, uma fissura no partido do ex-presidente.
A versão do vídeo que viralizou excluiu o trecho no qual Valdemar também elogia Bolsonaro, dizendo que o político tem, ao contrário de Lula, muito “carisma”.
Leia também: “Valdemar Costa Neto: ‘Lula não tem comparação com Bolsonaro’”
Ainda assim, o ex-presidente criticou, sem mencionar nomes, a fala de Valdemar. Um vídeo mais recente que circula na internet mostra uma conversa entre Bolsonaro e alguns apoiadores.
Um deles pergunta: “Você acha que o PL vai vir forte e fazer a diferença em 2026?”. Eis que Bolsonaro responde: “Essa semana tive um problema sério, mas não vou falar com quem”. O político avisou que, “se continuar assim, o partido vai implodir”.
“Uma pessoa do PL deu uma declaração absurda: ‘O Lula é extremamente popular’”, lembrou o ex-presidente. “Manda ele tomar um 51 na esquina. Ele não vem”, ironizou.
Bolsonaro crítica Valdemar pic.twitter.com/abbWsSzKEP
— A TROMBETA (@ATROMBETA3) January 15, 2024
A irritação de Bolsonaro
Segundo a Folha de S.Paulo, o ex-presidente e o dirigente do PL conversaram sobre o episódio, que ocorreu no último final de semana. Pessoas próximas teriam dito que o ex-chefe do Executivo deixou clara sua irritação com Valdemar, o qual alegou que o vídeo foi “editado e publicado fora de contexto”.
No último sábado, 13, Valdemar chegou a publicar em sua conta do Twitter/X a seguinte declaração:
“Estão me atacando usando uma fala minha sobre o Lula que está fora de contexto”, protestou. “A esses, deixo um recado: quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política. Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios. Quem me conhece sabe que minha palavra não faz curva.”
Repercussão dentro do PL
Alguns integrantes do partido dizem que, ainda que fora de contexto, “esse tipo de elogio ao adversário político não é aceitável”. Ainda de acordo com a Folha, que ouviu diferentes aliados de Bolsonaro, muitos deles se referem à declaração de Valdemar como “constrangedora”, “infeliz” e “inaceitável”.
Já falei e repito, por mim ele teria ido pro PTB do Bob Jeff. Santo não é mas 1.000x mais confiável que esse traíra do Valdemar.
Bolsonaro tem que sair do PL só tem traira
Se é verdade que quem lealdade e fidelidade tem vida curta na política, por que esse picareta aí da milita na política, ou melhor é dono de partido, Costa Neto nunca enganou ninguém à ninguém, que diga sua ex esposa, que o conhece muito bem.