O ex-presidente Jair Bolsonaro terá alta hospitalar na tarde desta sexta-feira, 15, depois de passar por duas cirurgias no início desta semana. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo advogado Fábio Wajngarten.
“Com a benção de Deus, o presidente Jair Bolsonaro terá alta hospitalar hoje às 14h”, escreveu Wajngarten, que foi secretário de Comunicação Social durante o governo de Bolsonaro.
Com a benção de D’eus o Pr @jairbolsonaro terá alta hospital hoje as 14:00.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 15, 2023
Aproveito para desejar aos judeus um ano bom e doce – Shaná Tová Umetuká, já que celebramos no anoitecer o ano novo judaico.
Leia mais: “Bolsonaro está em ‘recuperação satisfatória’ depois de cirurgias, diz hospital”
Assim que deixar o hospital, o ex-presidente deverá ir para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde ficará hospedado durante o fim de semana. Ele irá permanecer em repouso nos próximos dias, sem previsão de agenda pública até o momento.
Bolsonaro está internado no Hospital Nova Star, na zona sul de São Paulo, desde segunda-feira 11.
Ele foi assistido pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo e pelo otorrinolaringologista Sérgio Salomão Abdala Carui. Dias antes, Maurício Wajngarten (pai de Fábio Wajngarten) também acompanhou os exames preparatórios do ex-presidente.
Na terça-feira 12, Bolsonaro foi submetido a duas cirurgias. Uma delas foi para correção de hérnia de hiato (cirurgia na porção superior do estômago), para enfrentar um quadro de refluxo. A outra, de desvio de septo, para melhorar a condição respiratória.
Leia mais: “‘Mais uma batalha vencida’, diz Bolsonaro depois de cirurgias”
Pouco depois dos procedimentos, Wajngarten foi às redes sociais para informar que o ex-presidente estava bem e em recuperação.
“Agradecemos as preces”, afirmou o advogado, ainda na terça-feira. “As cirurgias de Jair Bolsonaro já terminaram e transcorreram dentro da maior tranquilidade. O paciente está neste momento na sala de recuperação e em breve emitiremos um boletim médico com mais informações do quadro evolutivo.”
Ex-presidente publicou mensagens otimistas nas redes sociais depois de passar pelas cirurgias
O próprio Bolsonaro, no mesmo dia das cirurgias, publicou mensagem na rede social X (antigo Twitter).
“Mais uma etapa vencida”, escreveu o ex-presidente. Na quarta-feira, 13, ele voltou a postar mensagem otimista. De uma cama hospitalar, fez o sinal de “positivo” e completou com a frase: “Bom dia a todos”.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi um dos que visitaram Bolsonaro durante a internação.
Tarcísio foi ao hospital na quarta-feira 13 para ver o ex-presidente. O governador permaneceu no local por mais de uma hora. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou Bolsonaro.
Desde que levou a facada durante a campanha presidencial, em 6 de setembro de 2018, Bolsonaro passou por cinco cirurgias ligadas ao ataque.
Ele tem uma suboclusão intestinal e precisa passar frequentemente por exames e procedimentos no estômago e intestino. Desta vez, no entanto, não foi necessária nova intervenção nestes locais.
No decorrer dos últimos anos, Bolsonaro também passou por outros procedimentos cirúrgicos, como retirada de um cálculo na bexiga e uma vasectomia.
Mais uma batalha Sr Presidente!!! Fique bem e se cuide.