No que depender da maioria dos deputados federais, os brasileiros poderão ser presos pelo crime de “discriminação contra políticos”. É isso que representa a aprovação, na noite desta quarta-feira, 14, do Projeto de Lei (PL) 2.720/2023.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados é de autoria de Dani Cunha (União Brasil-RJ), que é filha do ex-deputado Eduardo Cunha, e teve Claudio Cajado (PP-BA) como relator. A proposta “tipifica crimes de discriminação contra pessoas politicamente expostas em casos de negativa de abertura ou manutenção de conta em instituições financeiras”.
Na Câmara, a aprovação do PL contou com a adesão de 252 parlamentares. Enquanto isso, 163 se opuseram. Com o resultado, o projeto seguirá para análise do Senado.
Leia mais:
Entre outras punições, como aplicação de multa, o projeto prevê prisão de dois a quatro anos de quem cometer esse tipo de crime, a “discriminação contra pessoas politicamente expostas”. Segundo o texto, enquadram-se nessa categoria, por exemplo, os seguintes grupos:
- deputados estaduais;
- deputados federais;
- senadores;
- prefeitos;
- ministros de Estado;
- ministros do Poder Judiciário; e
- procuradores-gerais.
O PL teve apoio público por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Horas antes, ele colocou para votação a urgência do tema, o que foi aprovada. Dessa forma, a proposta foi direto para análise do plenário, sem passar por comissões da Casa. Segundo Lira, se os deputados não aprovassem o texto, iriam “continuar permitindo que parlamentares sejam agredidos em aviões, hotéis e festas”.
Críticas à “discriminação contra políticos”
Apesar da aprovação na Câmara do projeto que pode, inclusive, punir com prisão quem promover a chamada “discriminação contra políticos”, o tema foi duramente criticado dentro e fora da Casa legislativa.
O deputado Abilio Brunini (PL-MT) lembrou que já há leis que punem quaisquer tipos de discriminação e preconceitos. “A discriminação contra as pessoas já é crime, agora fazer uma lei especial para os políticos não dá”, afirmou o parlamentar.
Marcel van Hattem (Novo-RS) chamou a atenção para o fato de, o texto aprovado pela maioria de seus colegas, ir além de punir quem cometer tal crime. Ele citou o trecho do PL que prevê a facilitação de crédito para as tais “pessoas politicamente expostas”. “A qualquer estelionatário, réu condenado em segunda instância, a qualquer pessoa criminosa está sendo garantida a abertura de conta no banco e inclusive a concessão de crédito.”
“Votei ‘não’ ao projeto de lei que visa prender quem promover ‘discriminação contra políticos'”, disse a deputada federal Rosana Valle (PL-SP). “Não se melhora a política no Brasil com medo, mas, sim, com transparência e diálogo. O trabalho da classe política tem de ser aberto a críticas. É assim que a democracia funciona.”
Nas redes sociais, mais críticas ao mais novo projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados:
Leia também: “O triunfo da indecência”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 168 da Revista Oeste
É o fim dos tempos.
O osso está mordendo o cachorro.
PALHAÇADA !!!!
O Brasil está virando uma sórdida mistura de Venezuela, Argentina, Nicarágua, ditadura chinesa …, O que virá desse caldo? Por favor, publiquem a lista dos que votaram a favor dessa excrecência (e também os que votaram contra). Quero saber como votou em que escolhi. O mesmo peço quando for a votação no Senado.
O recado que o povo dá ao Athur Lira é : Para o político não ser chamado de corrupto ou lárapio é só não cometer nenhum tipo de crime. Fica claro que o autor do PL e quem votou a favor, está descaradamente comprometido com a justiça. É o bandido ofendido em ser chamado do que ele é . Mais uma vergonha desse Congresso.
ALÔ..O DEPUTADO NAO É DO PL . PL É A SIGLA DE PROJETO DE LEI.
É, continuamos conflito de leis. A lei 9099/95 ( despenalização, nao prevê prisão a crimes ( que passarão a ser chamado de ( infração de menor potencial ofensivo) reclusão. Assim a lei já começa com inconstitucionalidade.
Quanto a eleger filha CUNHA, Sérgio CABRAL, PICCIANI .. SAO PROVAS CABAL DE QUE OU A POPULACAO SE IDENTIFICA COM ESSES CRAPULAS OU NAO PRESTA A ATENÇÃO EM QUEM ESTA VOTANDO os dois casos são perniciosos.
Vergonhoso! Mas eles perdem essa característica humana assim que são eleitos. Daí precisam de proteção legal, para enjaular, quando num avião alguém injuriar qualquer vagabundo, comendo e vivendo bem com nosso dinheiro. É, nós pagamos bem! E isso faz deles uma casta intocável. Essa atitude da Câmara, e vai ser do Senado também, é um estopim para um problema maior. Eles sabem disso. E estão apostando na apatia da população. Como o stf. Tomara, que para o bem do Brasil, este estopim seja bem curto. E consigamos nos livrar da quadrilha que tomou de assalto esse país.
O que é exatamente discriminação contra político?
É você chamar de corrupto um ser abjeto que se locupleta do dinheiro público e se torna refém do judiciário parça?
É você chamar de canalha um político que defende valores que você acredita e uma vez eleito joga esses valores fora e passa a se vender por verbas?
É chamar de pilantra alguém que foi condenado em 3 instâncias e se livrou das condenações por uma firula jurídica?
Estou profundamente confuso.
Incrível e ver deputados do PL , quem se dizem defendores da liberdade de expressão darem 37 voto para se blindarem de críticas do povo. Pq a revista oeste ainda nao publicou a lista dos que votaram a favor deste absurdo.
Mas peraí, eu nunca falei mal de politicos!! Eu, não!
Eu falo mal mesmo é das baratas!! Ô insetos nojentos.
Se metem em nossas vidas, roem nossa comida, roubam aos pouquinhos na calada da noite.
E se bobear, te roem o corpo também. E ainda te trazem doenças de longe, vindas do esgoto em que se refestelam.
Por mim poderiam sumir todas. Não servem para nada mesmo.
Lei em defesa de bandidos. Brasil acabou. O último que sair feche a porta…..
O que podemos fazer é pedir pra que o NOSSO SENADOR ENGAVETE , tal PL= PROJETO DE LEI. SENDO ASSIM OS POLITICOS MELHORAM OU AGRADECAM NAO APANHAR DE BENGALA OU SE NAO MELHORAR CONTINUAR MORTE ENTRE ELES MESMOS. AQUI NO RIO CAMPO GRANDE , SAO JOAO DE MERITI ( MELHOROU) CAXIAS , PENHA, PRACA SECA E COMUNIDADE DAS PEDRAS..TORNARAM GUERRA DE MILICIA ( MARGINAIS CONTRA EX POLITICOS , EX POLICIAL ) SALVE-SE QUEM PUDER..
Hehehe ….esse eh o Brasil. e, vai piorar.
Na moral…..o congresso nacional é equivalente ao intestino grosso.
Quando o boi estiver com carrapatos, mata-se o boi e não os carrapatos. República de imbecis.
Outra linda mordaçinha do amor, que lindo!!!!
Se eu encontrar políticos corruptos na rua vou gritar bem alto para eles que não vou chamar políticos de ladrões,pilantras e corruptos etc… etc..
Uma pena, devagar vão cerceando os brasileiros de exercerem os seus direitos. No entanto, acho nojento pessoas que perturbam figuras públicas com um celular na mão, mas para isso existe lei.
Nosso Congresso não serve para absolutamente nada.
Aprovar uma lei contra “discriminação de políticos”?
Já temos leis contra injuria, calúnia, difamação. É só usá-las e estará tudo resolvido.
Não quer ser chamado de ladrão, canalha, sem vergonha, patife, ordinário, etc… é só trabalhar corretamente como faz qualquer trabalhador honesto.
Mais uma excrecência dessa esquerdalha que não tem o que fazer na p…da vida, sem projetos, agora não podemos mais falar mal dessa corja, cujo salário + as benesses saem de nosso bolso, agora, bandido solto, pedófilos, traficantes, assassinos…estão soltos e pessoas de bem presas, pode!!!!!! Cadê esses perdulários do CN que só esquentam suas cadeiras, 2 a 3 vezes por semana, enquanto o país afunda com o social comunismo que bate à nossa porta????????
🤮🤮🤮
Típica bobagem parida por nossos parlamentares. Infelizmente é assim que funciona, povo estúpido elege parlamentares estúpidos. Afinal os espécimes saem do povo… Para juntar a fome com a vontade de comer temos o voto obrigatório, que o retardado eleitor bovinamente acata por medo de uma ridícula multa. Não há a mais remota chance de Banânia dar certo…
Esse país acabou!!! Passamos a viver um mundo a parte, sem se aproximar dessa calhordice.
O atraso e a corrupção venceram no Brasil. Seguimos no caminho do atraso e do fortalecimento das oligarquias que sugam o suor e o sangue do “brasileiro comum”.
BRASIL, DEIXE DE ESTAR AJOELHADO PARA COMUNISTAS, LADROES, CORRUPTOS E TODA A MISERIA MORAL QUE OCUPOU OS PODERES DA REPUBLICA. GUERRA CIVIL, NAO EXISTIRA OUTRA SAIDA, PREPARE TUDO PARA DEFENDER A NOSSA PATRIA CONTRA ESSAS BESTAS. NAO EXISTE PAZ COM ESSES IMPOSTORES NO PODER.
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Nao poderemos falar que o Congresso Nacional esta cheio de corruptos, ladroes, e todo o lixo da sociedade que pelo poder do voto das urnas da fraude pensam que sao deuses.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.
Veja se entendi bem:
Um Político se promove prometendo tudo, o povo o elege, descobre-se que ele é um corrupto vendido, um ladrão, bate na mulher, fala mal dos mais pobre, é descoberto pela polícia com dinheiro nas cuecas, Viaja de Brasília a P para comprar cavalos em leilão, a justiça à favor deles e tantas outras maracutaias e A POPULAÇÃO ESTÁ AMEAÇADA COM MULTAS SE FALAR MAL DELES ?????
Como é que isto se explica?
O que eles deveriam fazer não fazem. Só olham para seus próprios umbigos e bolsos. O povo e a constituição, que se danem. Gente pequena, despreparada para legislar pelo bem de um país sério.
O Brasil virou um país onde as leis só beneficiam os poderosos, ninguém fica na cadeia por corrupção,a população não pode se expressar, enquanto isso trabalha para sustentar a monarquia brasileira.
E PENSAR QUE ESTES ME REPRESENTAM…
O que importa para o povo não é votado nunca, prisão em segunda estância por exemplo. Vocês políticos são desprezíveis, se trabalhassem corretamente não precisariam de lei nenhuma para se protegerem. Como não tem justiça neste país, o que o povo podia fazer, era punir estes políticos não deixando circular nas ruas como se nada tivesse acontecendo. Sinceramente estou de saco cheio deste país cheio de criminosos soltos e as pessoas de bem pagando toda esta conta e ainda prisioneira em suas casas. Criminosos nas ruas e criminosos na política! Nojo!
Uma vez que esse povo inculto, idiota, equídeo e sem escolaridade continua entupindo a câmara e o Senado com políticos como a filha do bandido mor – Eduardo Cunha – acho que os deputados estão certos! Se o povo elegeu um ladrão para presidente e políticos corruptos e filhos ( as) de corruptos para fazerem leis, estão reclamando de quê? Ferro nesse povo idiota!
O Brasil é um navio de piratas. Lá em cima no comando tomando ar, bebendo vinho e gozando a vida ao sabor dos melhores ventos e marés estão essa gente (políticos, magistrados, empresários incompetentes, Petistas e comunistas, e mamadores em geral). Lá embaixo puxando os grandes temos sob chibatadas de um carrasco careca estamos todos nós, o povão classe média e baixa pagador de todos os impostos. O Brasil está morto!
Infelizmente esse é, de fato, o cenário atual.
Uma fotografia desse instante (instante de mais de anos), revelaria exatamente o que comentou!
E vai ficar tudo por isso mesmo? De novo?
O que temos na realidade?
Uma maioria absoluta de representantes sem a mínima qualificação para representar anseios e necessidades de qualquer sociedade que pretenda se desenvolver com Justiça.
Políticos, todo o pessoal do Direito, e há pouco os generais comandantes das FA que impingiram ao povo brasileiro sua maior derrota enquanto lutando pelo Brasil, passaram a constituir uma elite a parte, onde quando todos são brasileiros, mas esses são mais brasileiros que todos!
Nosso problema é de base, é estrutural, é triste e cruel!
Se não promovermos uma mínima instrução qualificada ao indivíduo, continuaremos lhe fornecendo a perspectiva de que tudo será resolvido se passarem a criticar e exigir que a sociedade lhes forneça o que necessitam.
Matemática, física, química, ciências naturais e correlatas, é o mínimo a se exigir para quem possa se manter com os pés no chão e agir com a responsabilidade necessária de adulto!
QUEM SABE AGORA , PASSANDO UM TEMPO NA CADEIA OOR TER CHAMADO UM OOLITICO LADRÃO DE LADRÃO,O ELEITOR APRENDE A VOTAR. !!!
É ISSO AI !! O ELEITOR BRASILEIRO PRECISA SENTIR AS CONSEQUÊNCIAS DE VOTAR EM QUALQUER UM. QUEM SABE DEPOIS DESSA E UM MONTE DE BESTEIRAS QUE FIZERAM, TUOO VOTAR EM UM LADRAO, APRENDAM COM OS OROPRIOS ERROS????
VERGONHA, típico da mentalidade Esquerdalha, dos Socialistas, do Centrão em quererem censurar todos e se beneficiar, percebemos que os Políticos de Direita raiz são os mais preocupados com o país e não com o pessoal. Temos que saber escolher os menos Bandidos e de preferência de Direita e sermos sínicos.
Todos os dias os políticos metem um pouquinho no toba dos brasileiros, e o povo calado….. Quando forem acordar, já estará tudo dentro e não haverá mais nada que possa ser feito.
VERGONHA ! VERGONHA ! PARO AQUI PARA NÃO CITAR TODOS PALAVRÕES QUE POLÍTICOS BRASILEIROS E UM MAMÍFERO DAS ALAGOAS QUE HOJE INFELIZMENTE PRESIDE A CÃMARA, MERECEM E MELHOR OS QUALIFICAM.
Ofender funcionário público no exercício da profissão já era passível desse tipo de punição há anos… Artigo 331 do Código Penal: crime de desacato.
Esse PL aí é para obrigar os bancos a abrirem conta e dar crédito para corrupto.
Pau que dá em Chico dá em Francisco. Vamos ver se Felipe Neto e Cia tbm estarão sujeitos a essa nova lei.
O recurso de quem não tem moral para se fazer respeitar é criar lei para tornar o respeito obrigatório independente de circunstância. Chegamos a isso.
Falta vergonha na cara dessa corja . Gostaria de saber quem votou a favor dessa aberração.
Não fazem nada em prol do Brasil. Só olham seus umbigos. Bando de ihos da uta!
Haja prisão pra todos kkkkk ah claro ! Liberação geral de criminosos das cadeias para que fiquem livres para a populacao honesta, que trabalha, paga impostos que geram os salários da maioria dos salafrários, mas que está em processo de cala boca obrigatório. Calma, o venezuelismo cubano tá chegando.
Bando de sem vergonhas, realmente não somos um país sério. Eu uma cidadã comum posso ser presa se um deputado achar que estou injuriando, mas o deputado e até um presidente do país, um corrupto condenado não pode ser chamado de ladrão.
Falta vergonha na cara dessa corja . Gostaria de saber quem votou a favor dessa aberração.
A censura já chegou a este nível? É isso mesmo o que entendí?
Vai piorar, amigo.