publicidade
Política

Câmara aprova teto do ICMS sobre combustível e energia

Expectativa é de que o litro da gasolina caia R$ 2 e o diesel, R$ 1

ICMS
Plenário da Câmara votou proposta um dia depois do Senado | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 14, o texto-base do projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, transportes, comunicações e gás natural. Os parlamentares votam, agora, as emendas ao projeto, que podem modificar o texto final.

Pela proposta, os itens passam a ser classificados como “bens essenciais”, e o teto do imposto estadual deve variar entre 17% e 18% (a depender da localidade). O Rio de Janeiro, por exemplo, tem uma alíquota do tributo para energia acima de 30%.

Receba nossas atualizações

A proposta determina que, até o último dia deste ano, o governo federal pague uma compensação aos Estados por eventual perda de arrecadação. Isso ocorrerá por meio de descontos de dívidas dos entes federativos junto à União. Com a aprovação do teto do ICMS, governos estaduais estimam uma perda de pouco mais de R$ 80 bilhões.

O projeto é visto com bons olhos pelo Palácio do Planalto, que trabalha com a hipótese de a gasolina ter uma redução de R$ 2 na bomba. Já o diesel pode cair R$ 1, informou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), quando a proposta foi aprovada no Senado Federal.

Relacionadas

Leia mais sobre:

14 comentários
  1. Caçador
    Caçador

    É, agora é 1o turno sobrando, tipo 75% contra a rapa. Podem até tentar fraudar, o volume de votos, comoção e movimentação popular serão tão grandes q eles se assustarão.

  2. José Camargo
    José Camargo

    Espero que a petrobrás reduza também sua margem de lucro.Mesmo que o barril de petróleo continue subindo acho que dá pra estatal segurar pelo menos dois reajustes.Está na hora de todo mundo fazer um pouco de sacrifício.

  3. Elizeu Da Costa
    Elizeu Da Costa

    Redução de impostos é sempre bem vinda e necessária pro país crescer. Mas em relação aos combustíveis vai diminuir no primeiro momento , com as altas do barril de petróleo no mercado internacional a Petrobrás com certeza vai reajustar.

  4. Antônio Carlos de Freitas Drumond
    Antônio Carlos de Freitas Drumond

    Diminuir ou acabar com impostos é “empurrar o problema para debaixo do tapete” ? É a primeira vez que isto no país . Acho que você é que tem de sair debaixo do tapete !

  5. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    No fundo, no fundo você gostou, ou prefere pagar mais caro pela energia, como tem babaca no Brasil, são esses que os institutos de pesquisa procuram para opinar.

  6. Marcos
    Marcos

    Os fãs do ladrão preferem gasolina cara, preferem pagar MAIS IMPOSTO… cada doido com sua mania.

  7. FELIX
    FELIX

    Não resolveram o problema. Apenas o empurraram para debaixo do tapete (até o próximo ano), somente com vistas à reeleição.

    1. Caçador
      Caçador

      Vc NUNCA entenderá o risco q o brasileiro corre se uma sujeira como o molusco volta agora, nesse ponto da história q este país está. Enfim, ainda bem q não precisamos de vc!

    2. Eduardo Luis Costi
      Eduardo Luis Costi

      Felix, vai carpir um lote, que é mais útil que está tua doença por achar que a preocupação for reeleição. Deve ter sido pela reeleição, que fez a transposição das águas do São Francisco, que colocou ministros técnicos e competentes, que se posicionou contra o fechamento durante a pandemia, que só comprou as vacinas após liberação da Anvisa, que se hospeda em quartos nos quartéis e não em hotéis caríssimos, que mostra as verdades no tocante aos costumes, que enviou projeto de saneamento para 100 milhões de irmãos nossos, que já entregou 350.000 títulos de propriedade para assentados poderem não ser mais escravizados pelo mst, que fez a reforma da previdência contrariando o funcionalismo público, que não roubou as estatais e ao contrário as fez serem rentáveis, que briga por transparência nas eleições, que está fazendo uma revolução na infraestrutura, que é o único gestor do executivo preocupado em baixar impostos tendo menos dinheiro sob sua gestão, que busca relacionamento internacional com todos especialmente com os mais desenvolvidos, posso ficar mais 1 hora citando ações positivas para o país, mas uns idiotas irão dizer que é só pela reeleição.

      1. Manfred Trennepohl
        Manfred Trennepohl

        Parabéns Eduardo. É isso aí. esses imbecis, cordeirinhos do ladrão-mor do Brasil, gostam de sofrer nas mãos dessa raça, né Felix.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade