O advogado Cezar Bitencourt, responsável pela defesa do tenente-coronel Mauro Cid, criticou o voto do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu acusado de depredar prédios públicos nos atos do 8 de janeiro.
O magistrado divergiu do parecer do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Em seu voto, Nunes Marques absolveu o réu dos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.
+ STF condena réu do 8 de Janeiro a 17 anos de prisão
“Com todo respeito ao direito que cada ministro tem de se posicionar como entender melhor, é, no mínimo, estranhamente curioso, inacreditável, diria, o voto do ministro que não acompanhou o relator”, afirmou o advogado. “Ou seja, não reconheceu a existência de um crime contra o Estado Democrático de Direito, que não teria se consumado, que não teria se tipificado.”
Para o advogado, “é profundamente lamentável que o ministro não entenda a técnica legislativa utilizada pelo legislador”.
Veja o vídeo de Cezar Bitencourt
+ Lira acompanhará Lula na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos
Aécio Pereira foi condenado nesta quinta-feira, 14, a 17 anos de prisão. Ficaram vencidos o revisor do caso, Nunes Marques, e André Mendonça. Os demais ministros seguiram o relator.
Moraes votou para enquadrar Pereira nos cinco crimes pelos quais é acusado: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça; deterioração de patrimônio tombado; e associação criminosa armada.
+ Maconha com rosto de Lula: Advocacia-Geral da União notifica secretário de Tarcísio
Os votos de Moraes e Nunes Marques
Ao votar, na quarta-feira 13, Moraes entendeu que Pereira cometeu os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural e associação criminosa.
“Está muito claro nas próprias mensagens que vários deles postaram: com o intuito de derrubar o governo democraticamente eleito em 2022 e que havia tomado posse em janeiro de 2023, pleiteando uma intervenção militar”, declarou o relator.
Para o ministro, trata-se de crime praticado por multidões, que não tinha finalidade pacífica, mas “são atos criminosos, atos antidemocráticos, que realmente estarreceram a sociedade”.
+ CPMI marca depoimento de Braga Netto para próxima semana
Já Nunes Marques divergiu da tese de tentativa de abolição da democracia. “As lamentáveis cenas do dia 8 de janeiro, apesar da gravidade e do vandalismo, não tiveram o alcance de abolir o Estado Democrático de Direito”, sustentou. Ele votou para condenar Aécio Lúcio Pereira por dano qualificado e por deterioração de patrimônio.
+ Presidente da CPMI defende acordo para ouvir cúpula da Força Nacional
FALOU PARA FAZER MÉDIA COM ALGUNS DOS MINISTROS
O direito, a lei no Brasil nada valem, o que importa é a sabujice de um advogado, fazendo média com um carrasco, para tirar proveito, e chamam isso de advogado
Coitado do Cid. Será que ele leu bem o acordo feito com o Senaqueribi?
Esse é o advogado que o Cel. Cid Melancia escolheu.
Esse adEvogado fala de mais. Só em relação à famosa entrevista concedida àquela porcaria de papel higiênico que se chama VEJA 🤮é que ele silencia e desconversa.
Pobre do Ten Cel Mauro Cid por ter um DOTÔ que segue a cartilha do Imperador Alexandre de Moraes
Este advogado de Mauro CID , pelo visto , vai mandar prender seu cliente logo logo.
Tem uns que precisam de 1 minuto de fama e outros que conseguem acabar com a própria reputação em 1 minuto:
O tempo de escrever um POST.
Nunes Marques está bem mais próximo da realidade do que a maioria dos colegas militantes. A pessoa não tinha na prática nenhuma ambição de conseguir nada além de protestar e reclamar, mesmo que de forma atabalhoada. Isso não passa de um circo criado para inibir futuros protestos de forma Covarde e antidemocrática pelos excelentíssimos Ministros que contam com um apoio impressionante de todo tipo de criminoso e não da população mais séria desse País .Enquanto isso, tentativa de assassinato de ex-Presidente, Crimes de toda espécie do PT ao longo de décadas, Esquerda que sitiou o Alvorada no passado, Cabral , Renan da vida soltos, vídeos de Ministros falando “A” anos atrás e hoje o Inverso “B” por conveniência de forma patética…. Credibilidade é algo complicado de se recuperar quando se perde. Basta uma enquete honesta com a População para expor isso.
apoiado
O Cid tá mal representado…
Muito!