Cinco grandes partidos governarão 61,2% dos eleitores

PSDB, DEM, MDB, PSD e PP saem consagrados das urnas
-Publicidade-
A voz das redes queixa-se de falta de propostas e candidatos à altura da cidade de São Paulo | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo
A voz das redes queixa-se de falta de propostas e candidatos à altura da cidade de São Paulo | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo | A voz das redes queixa-se de falta de propostas e candidatos à altura da cidade de São Paulo | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo

PSDB, DEM, MDB, PSD e PP saem consagrados das urnas

cinco grandes partidos governarão
Grupo detém 3.095 prefeituras | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo

A disputa municipal deste ano mostra que 81,7 milhões de eleitores serão governados pelos seguintes partidos: PSDB, Democratas, MDB, PSD e Progressistas. Essas legendas vão dominar 61,7% do total de votantes no país. Em 2016, o quinteto concentrava 59,3% dos eleitores. De 2004 a 2008, as grandes siglas se mantiveram estáveis com o comando de 70% do eleitorado nacional. Depois disso, viram a hegemonia diminuir em 2012 (66,6%) e 2016, com as evidências de escândalos de corrupção.

-Publicidade-

Esse o grupo partidário detém 3.095 prefeituras — o Brasil tem 5.570 municípios. Isso inclui algumas das maiores cidades do país: PSDB em São Paulo, DEM no Rio de Janeiro e em Salvador e PSD em Belo Horizonte. Contudo, apesar do cenário positivo, o aglomerado perdeu força com o tempo. Há quatro anos, o PSDB governava 34,5 milhões de eleitores. Ano que vem, ficará com 23,6 milhões. O MDB, partido que mais venceu prefeituras, ficou em 2º lugar em número de eleitores governados: 17,6 milhões.

Não deixe de conferir a genealogia dos partidos políticos brasileiros

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.