publicidade
Política

Damares cobra dados de Lula sobre plano de saúde e Imposto de Renda

Senadora pede ao governo estudos, planilhas e metodologias que embasaram declaração do presidente

Damares Alves
A iniciativa de Damares Alves busca esclarecer quais estudos técnicos embasaram a declaração de Lula | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta terça-feira, 7, dois requerimentos para que o governo federal apresente documentos que comprovem a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a relação entre os pobres e os planos de saúde dos ricos. Damares questiona os estudos que embasaram a declaração e a proposta de extinguir deduções de despesas médicas no Imposto de Renda, argumentando que isso penalizaria a classe média e aumentaria a demanda sobre o SUS.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta quarta-feira, 8, dois requerimentos para que o governo federal apresente documentos que comprovem a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que “o pobre paga o plano de saúde do rico”.

A iniciativa busca esclarecer quais estudos técnicos embasaram a declaração e uma eventual proposta de extinguir as deduções de despesas médicas no Imposto de Renda.

Receba nossas atualizações

Saiba mais:

Damares encaminhou os pedidos aos ministérios da Fazenda e da Saúde. Segundo a senadora, o fim das deduções médicas penalizaria a classe média, reduziria o acesso à saúde suplementar e aumentaria a demanda sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A proposta representa uma política de perdas múltiplas: penaliza o contribuinte da classe média, que já suporta uma elevada carga tributária; dificulta a permanência dessas famílias na saúde suplementar”, afirmou a senadora. “E transfere a pressão para o SUS, que não dispõe de estrutura para absorver esse aumento de demanda.”

Fazenda e Saúde na mira de Damares

Uma declaração de Lula durante agenda oficial em Belo Horizonte, na última semana, motivou a iniciativa. Ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em cerimônia de repasse de recursos ao Hospital Luxemburgo, o presidente criticou os benefícios fiscais concedidos à saúde suplementar.

Na ocasião, Lula afirmou que o modelo atual faz com que pessoas de menor renda financiem, por meio do sistema tributário, os planos de saúde das classes mais altas.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, e o presidente Lula | Foto: João Risi/MS

No requerimento encaminhado ao Ministério da Fazenda, Damares solicita a metodologia utilizada para chegar a essa conclusão, os valores da renúncia tributária decorrente das deduções médicas e uma estimativa dos impactos que o fim desse benefício teria sobre o orçamento das famílias de renda intermediária.

Já o documento destinado ao Ministério da Saúde pede projeções sobre uma possível migração de usuários da saúde suplementar para o SUS.

A senadora solicitou estudos sobre o impacto nas filas de cirurgias, exames e internações, além de levantamentos sobre os efeitos da medida para pacientes oncológicos, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas com doenças raras, idosos e pessoas com deficiência.

+ Entenda o que é Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade