A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 8, a proposta favorável à legalização do cultivo de maconha (Cannabis sativa) no Brasil para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. Com 17 votos favoráveis e 17 contrários, o desempate coube ao relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR).
O plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas (empresas, associações de pacientes ou organizações não governamentais). Não há previsão para o cultivo individual. Seguirão proibidos cigarros, chás e outros itens derivados da planta.
Leia mais: “O mal travestido de bondade”, artigo de Ana Paula Henkel na Revista Oeste sobre a discussão em torno da maconha
Deputados contrários à medida argumentaram que o texto legaliza a maconha, enquanto os favoráveis defenderam a ideia de que a única utilização permitida é a medicinal e científica. O colegiado analisou o projeto de forma conclusiva. Em tese, a aprovação faria com que a proposta fosse enviada para o Senado. Mas deverá haver recurso para que seja analisada no plenário da Câmara.
Atualmente, a Lei Antidrogas proíbe em todo o território nacional o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, com exceção daquelas plantas de uso exclusivamente ritualístico religioso e no caso de fins medicinais e científicos.
O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que, caso seja aprovada pelo Congresso Nacional, vai vetar a medida. O chefe do Executivo entende que a proposta abre as portas para a futura legalização da droga no país.
Para uso medicinal!!???
Sei!!!???
Vergonha! Mais uma vitória das forças dos escuros!!!!
Deus vai cobrar!!
Quem votou a favor foi patrocinado !
Existe o princípio ativo produzido de forma sintética para fins medicinais. A plantação legalizada é uma forma de ir quebrando as proibições de uso. Canalhas tipo Soros & FHC querem liberar as drogas.
Como pode? Ainda bem q o presidente tem o compromisso de vetar o q obrigará a matéria a voltar à camara, onde ela deverá ser rejeitada. É emblemático q tenhamos um presidente q não se intimida com a opinião do beautifull people e q nos protege e a nossos filhos de mais essa peste. Fosse o Ptralha…..
Ópio para domínio do povo. Não existe droga maior do que a corrupção! Corrupção mata muito mais do que o vírus chinês, seja Covid-19 ou H1N3.
Prisão em segunda instância já.
Fim do mandato vitalício dos “iluminados” do STF. Máximo 8 anos, sem direito a aposentadoria especial.
Desgraça pouca é bobagem!!!
País inconsequente, porque vota em políticos despreparados, marginais!!!
Será que o Senado irá se redimir, em cima da condenação dessa aprovação insana!!!
Sei não, depois dessa CPI???
Tudo é crível.