Depois de uma forte mobilização que reuniu artistas e personalidades ligadas a diversos setores culturais, o Congresso Nacional derrubou na noite desta terça-feira, 5, os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. Com a decisão dos congressistas, as legislações serão promulgadas pelo Congresso Nacional. Vetos a outros 13 projetos de lei que haviam sido aprovados pelos parlamentares foram mantidos.
A derrubada dos vetos à cultura foi parte de um acordo construído ao longo das últimas horas e contou com apoio até mesmo de integrantes da bancada governista. As duas leis de incentivo à cultura versam sobre a liberação de recursos para ajuda ao setor cultural, uma das áreas mais impactadas pelos efeitos causados pela pandemia da covid-19. Os dois artistas que dão nome às leis — Paulo Gustavo e Aldir Blanc — morreram em decorrência da covid-19.
No caso da Lei Paulo Gustavo, o projeto, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), previa a destinação de quase R$ 4 bilhões do cofre federal para o setor cultural. Já a Lei Aldir Blanc previa a liberação de R$ 3 bilhões para incentivo à cultura, durante cinco anos. O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) afirmou que o acordo construído chegou a um equilíbrio para fortalecer a cultura do país.
“Nós tivemos um avanço muito grande com a Lei Aldir Blanc. A Lei Aldir Blanc 2 é fundamental, porque os nossos fazedores de cultura estão preparados. Só no Estado do Rio de Janeiro, ela atendeu mais de 2,5 mil projetos”, informou.
Vetos mantidos pelo Congresso
Na mesma votação, os parlamentares decidiram manter os vetos do presidente Jair Bolsonaro a 13 projetos de lei que haviam sido aprovados pelos parlamentares. Entre os mantidos, estão dois oriundos da medida provisória (MP) que autorizou a privatização da Eletrobras. Ao todo, 14 dispositivos da medida haviam sido vetados pelo presidente, e assim foram mantidos.
Entre eles está a permissão para que empregados da Eletrobras comprem ações em poder da União após a privatização. A medida também valeria para servidores das empresas controladas direta ou indiretamente pela estatal, como o caso de Furnas, Itaipu Binacional, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Eletronuclear, Cepel e Eletropar.
Outros pontos que seguiram vetados foram o aproveitamento de empregados demitidos sem justa causa durante os 12 meses seguintes à privatização e o “congelamento” nas subsidiárias da Eletrobras após a privatização.
Sete bilhões para o entretenimento, para os “artistas” da esquerda fazerem campanha para seus politicos corruptos. São corruptos votando para beneficiar corruptos. O povo precisa aprender a votar.
Precisa definir um valor máximo por projeto, desta forma , abrangerá maior número possível de artistas deixando de fora os já consagrados.
150 MIL moradias populares EM SAMPA….custariam 4 bilhões de reais…
PRIORIDADES DESSE CONGRESSO NÃO É PARA OS POBRES….é para os cafajestes!
Existem setores bem mais carentes do dinheiro público que a cultura… Saúde, segurança pública, educação, saneamento, infra estrutura, enfim, esses políticos safados morrem de medo dos artistas que gritam nas mídias, em detrimento da grande massa do povo brasileiro…
Cultura da gastança inútil , abastecendo os bolsos dos(as) “artistas”.
Cultura! Olha não esquece de mostrar o meu nome! Enquanto eu e meus 40 funcionários pagando 130mil em impostos por mês.
Na prática o q significa isso? Mais uma torneira aberta para escoar o dinheiro do pagador de impostos para seus bolsos imundos, só isso, estes são os congressistas de M…. q temos atualmente. CADÊ A LISTA DOS VERMES???
Enquanto milhões de brasileiros padecem sem moradia digna, nossos congressistas continuam investindo dinheiro público em “pão e circo”. Espero que ao menos não usem o dinheiro pra aumentar a fortuna dos artistas já consagrados.
FAZEDORES DE CULTURA??!!
Tocadores de tambor e dançarinos de candomblé??!!
TÁ BOM!!
LIXOOOO!!
LIXOSS
MIL VEZEZ LIXO É A CULTURA ATUAL BRASILEIRA… a que recebe dinheiro público pra fazer versinhos cafajestes e dancinhas de acasalamento.
QUERO PIANO E SINFÔNICAS NO VALE DO ANHANGABAU ….chega de guetos que ACHAM que fazem rimas e cultura.
QUERO A LISTA DOS PARLAMENTARES !!
CADÊ OESTE??!!
Por Favor né!! Cadê sua responsabilidade de informar QUAIS SÃO OS CAFAJESTES…
Eu NÃO Precisaria pedir né??!! se querem MESMO ser Diferentes da velha midia corrupta….deveriam ter como NORMA… publicar SEMPRE a lista de votação…
“”do quem é quem no Congresso Nacional.”
Tai um bom nome para a coluna!
Mãos à obra OESTE!
FAÇAM!
Incentivar a cultura geral é uma coisa, agora continuar a financiar artista mamador é outra….
A eleição do Congresso é tanto quanto ou mais importante que a eleição do executivo. Prestemos atenção à isso. Não vote em deputados que ficam comprando títulos de “cidadão da cidade X”, que ficam colocando outdoors no aniversário da cidade, que só aparecem em foto de inauguração. Votem em quem tem passado limpo, propostas.
Vagabundos.
Temos que limpar esse congressinho em outubro +
ABSURDO! Nosso dinheiro que vai para os cofres da Globo em forma de “incentivo a cultura” e artistas milionários sanguessugas petistas.
A cultura significa o apadrinhamento do “artista” pelo imposto do cidadão de forma compulsória, nada a ver com o incentivo à produção cultural por parte de artistas sem recursos, preservação de equipamentos públicos artísticos e até mesmo dos valores nacionais, já que os alienados ilustres pretendem cancelar muitos dos valores de nosso povo por outros frutos das aberrações de suas cabeças.
Mas ninguém mais no país é patrocinado compulsoriamente pelos nossos impostos, estamos diante de uma turma de imprestáveis e nocivos à sociedade, apoiada pela maioria medíocre de cidadãos que fazem da politicagem seus ganhas pãos!
Quem define o que são bons projetos? Nas prefeituras, se tem X em valor destinado à cultura (que no interior que vc menciona aí, é 99% voltada à feiras agropecuárias e shows da categoria), quem escolhe pra qual cantor vai? Esse tipo de gasto, geralmente é por “provocação” do interessado. Em outras palavras, o artista solicita a verba, que pode ou não ser aprovada, dentro de um orçamento previsto. O problema todo dessas leis novas da matéria, é que sabe-se muito bem pra onde vai e quem terá seus pedidos atendidos. Essas verbas nem chegarão ao pequeno artista. Agora, rachadinha nas prefeituras, aí essa sua dúvida deve ser direcionada ao ente em questão, sem viés ideológico, que ficou bem explícito no seu comentário por direcionar apenas a “cantor sertanejo”. Seria por que essa categoria musical manifesta apoio ao atual presidente? critério muito “racional” esses seu. Vem aqui no interior pra ver se é só sertanejo que faz show.
Pobre acesso à cultura?
Até a Lei Rouanet o pobre não tinha acesso à cultura ou nossa cultura envolvia a vida do brasileiro pobre, seus hábitos, costumes, diversões, carências, etc.
Me parece existir uma severa inversão em sua proposição, já que a cultura do brasileiro, até aqui, é quase que a unanimidade da vida dos pobres, dos retirantes, dos nativos e escravos, etc., e não o inverso, não é a belíssima música de Chico, a bela voz de Gal, a interpretação espetacular de Bethania e a pornografia barata de Annita, por exemplo.
Independentemente disso, para o pobre e para o país, muito mais relevante esse dinheiro utilizado em instrução verdadeira aos carentes para lhe permitir melhores oportunidades no mercado do trabalho do que nos bolsos de artistas assistidos pelo Estado!
O congresso sendo o congresso, podre, rasteiro, com ideologias infames e contra os valores verdadeiros de nossa sociedade, se curvando aos apelos dos preguiçosos e militantes esquerdistas. Vamos ver como votaram esses apátridas e fazer nossa lista de votação. Alguns já poderemos substituir, outros teremos que esperar mais quatro anos, o que é uma destoancia e uma vergonha.
Porque será que o Antônio Fagundes não usa essas verbas???
As leis estão com nomes errados. Deveriam se chamar “Lei da Gastança” e “Lei da Teta”
Parasitas imundos
Horda de vagabundos traidores
So vagabundos????’
Isso é elogio
Parasitas cretinos e perigosos
Quando o pobre povo brasileiro especialmente os mais pobres e do nordeste souber que estão pagando e sendo roubado por essas coisas, irão querer botar todos na cadeia
Desde que paguem para estar la
Veremos quem são esses parlamentares….
Todos trabalham contra o Brasil, traidores da Pátria