Amanhã, terça-feira 29, vão ser escolhidos os cinco deputados que completam a comissão mista
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro definiu nesta segunda-feira, 28, os cinco desembargadores que vão compor o tribunal misto para julgar o pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel.
Na semana passada, por 69 a 0, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) autorizou a continuidade do processo.
Leia mais: “Wilson Witzel tenta ser salvo por Gilmar Mendes”
Amanhã, terça-feira, 29, vão ser escolhidos os cinco deputados que completam a comissão mista. A definição ocorrerá por votação na Alerj.
Desembargadores sorteados:
- Teresa de Andrade Castro Neves
- José Carlos Maldonado de Carvalho
- Maria da Glória Bandeira de Mello
- Fernando Foch
- Inês da Trindade Chaves de Melo
Dois magistrados — Ricardo Rodrigues Cardoso e Miriam Medeiros da Fonseca Costa — chegaram a ser sorteados, mas, por terem filhos trabalhando no governo, declararam suspeição e foram substituídos.
Próximos passos
Caso a maioria simples dos dez membros aceite a denúncia, Witzel será afastado por 180 dias, ficando “duplamente afastado”. Ele já está fora do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Caso seja afastado, Witzel terá esse período para apresentar sua defesa ao Tribunal Misto. Na votação final são necessários sete votos para cassar o mandato do governador afastado.
Use “serão” ao invés de “vão ser”. Fica bem melhor.
Como é complicado cassar um governador por corrupção. O sistema foi desenhado para proteger aqueles que roubam o dinheiro público.