O Conselho de Ética da Câmara abriu processo disciplinar contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O motivo da apuração foi a publicação feita pelo parlamentar, no mês passado, em que ele ironiza a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão, colunista do jornal O Globo, durante o regime militar.
No início de abril, Míriam compartilhou em seu perfil no Twitter uma coluna feita para o jornal em que afirmava que “o erro da terceira via é tratar Lula e Bolsonaro como iguais.”
Em resposta, Eduardo compartilhou a publicação dizendo: “Ainda com pena da cobra”. A citação é referente ao episódio em que Míriam foi colocada em uma cela escura com uma jiboia. A jornalista foi presa pelos militares em 1972 por atuar como militante do PCdoB.
As representações contra Eduardo foram apresentadas pelos partidos PCdoB, Rede, PSol e PT. As siglas pedem a cassação do mandato do parlamentar.
Trâmite
Os deputados Mauro Lopes (PP-MG), Pinheirinho (PP-MG) e Vanda Milani (Pros-AC), integrantes da comissão, foram sorteados como candidatos para relatar o caso. O presidente do conselho, Paulo Azi (União Brasil-BA), escolherá um deles para ser o relator pela admissibilidade ou não do processo. O escolhido terá dez dias úteis para apresentar um parecer preliminar pelo prosseguimento ou arquivamento do caso.
Se o conselho decidir continuar com a apuração, o deputado é notificado e deve apresentar sua defesa por escrito em dez dias úteis.
Depois da defesa, o colegiado coletará provas e ouvirá testemunhas de acusação e de defesa, o que pode durar 40 dias. O relator terá dez dias úteis para apresentar um parecer, que será votado pelo conselho. O prazo máximo do processo no Conselho de Ética é de 90 dias.
O deputado ainda poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça sobre a decisão do Conselho de Ética. Mas caso o pedido seja negado, a votação para a cassação irá ao plenário da Câmara.
Mas a Miriam Leitão comprovou que ocorreu mesmo esse fato de terem colocado uma jibóia com ela no quarto escuro? Duvido que tenha comprovado.
Esses comunitas tem alguma moral para processar alguém, todos os integrantes do mensalão, petrolao, todos integrantes desses partidos.
As carniças estão sempre por perto!
São os de sempre… parecem uma…
Esses Vagabundos não trabalham a favor da Nação.
Só direita recebe processos.