A exemplo do Partido Novo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação questionando a Emenda Constitucional 123/2022, decorrente da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/2022, que reconhece o estado de emergência causado pela elevação extraordinária dos preços de combustíveis e permite a distribuição, até 31 de dezembro de 2022, de mais de R$ 41 bilhões em benefícios sociais.
Para a ABI, a emenda tem o propósito de interferir ilegitimamente no processo eleitoral, em favor do presidente Jair Bolsonaro, e não de enfrentar a crise gerada pela alta dos preços dos combustíveis, como alega o governo. A associação que representa parte do jornalismo brasileiro, mais enfaticamente os principais veículos de comunicação do país, que formam o autodenominado “consórcio”, argumenta que, ao prever a distribuição de recursos pelo governo federal, a menos de três meses das eleições, a emenda viola os princípios democrático, republicano e da moralidade da administração pública.
Na ação, a ABI invoca até mesmo o princípio da anualidade eleitoral, que prevê que normas relativas às eleições devem ser feitas um ano antes do pleito. Apesar de considerar que a emenda apresenta “inconstitucionalidade flagrante”, a ABI não pediu a declaração de inconstitucionalidade, em razão “do atual estado de crescimento da miséria e da insegurança alimentar”. A entidade afirma que apenas busca apenas minimizar os “efeitos eleitorais condenáveis da EC 123”.
A ABI pede, ainda, que a exploração eleitoral desses benefícios seja considerada abuso de poder político, passível de punição com base na legislação eleitoral. A ação foi distribuída, por prevenção, ao ministro André Mendonça, que já relata a ação ajuizada pelo Novo sobre o mesmo tema.
Que desespero desta esquerda! Até associação de imprensa entrando no stf, as máscaras caem mesmo, nunca a imprensa pensou no povo, o negócio deles é só vender desgraça! Nojentos!
VC É PTISTA,TA ????
Porque a ABI não cobra os que pregaram “fecha tudo” e a economia a gente vê depois?
Parido “Novo”, que decepção….
O dinheiro está fazendo falta pra essa imprensa maldita, por isso esse desespero todo!
Como sempre “o povo que se exploda” o que não pode é o Bolsonaro ganhar! Eita raça de hipócritas essa ABI
Os medíocres de sempre
Associação Brasileira de Idiotas; repercussão zero!
Querem nos IMPOR uma candidatura de esquerda, custe o que custar.
Chora esquerdalha desgraçada, vocês são um bando de hipócritas vagabundos… Parabéns PR #Bolsonaro…🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Imprensa, esquerda e STF a todo vapor contra o presidente Bolsonaro! Fazem de tudo para a sua não reeleição!
Consórcio de imprensa , quer dizer consórcio do mal, dos mamadores de nosso dinheiro, esses jornais deveriam ser investigados.
Está na hora de se ter uma posição mais dura contra esses que jogam contra o país…
Essa ABI não vale um flato no deserto.
Entendi, sem crise o povo não passa fome, logo não tem matéria jornalística. Os chacais se sentem incomodados com o povo feliz!