O caminhoneiro conhecido como Zé Trovão afirmou na tarde de quinta-feira 9 que não se entregará à Polícia Federal. “Estou aqui de novo tendo que fugir. Eu queria me entregar, mas ninguém quer deixar”, afirmou.
Antes, Zé Trovão, que está no México, gravou vídeos dizendo que poderia ser preso a qualquer momento. Ele teria sido informado pelo hotel onde estava que a Embaixada do Brasil tinha entrado em contato.
Leia mais: “‘O cara não lê a nota e reclama’, diz Bolsonaro em resposta a críticas”
“Nossa luta é contra os desmantelos do Supremo, o Alexandre de Moraes, a corrupção. Não estamos de maneira nenhuma defendendo o presidente Bolsonaro. Nem contra, nem a favor. Nós estamos lutando pelo Brasil”, afirmou em um dos vídeos divulgados nas redes sociais.
O caminhoneiro tem um mandado de prisão aberto desde 3 de setembro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República e autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Ele é acusado de incitar a prática de atos violentos contra o Supremo e o Congresso no 7 de Setembro.
Habeas corpus
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o líder do PSL na Câmara, Vítor Hugo, anunciaram que foram ao Supremo para protocolar um pedido de habeas corpus em favor de Zé Trovão. Conforme noticiou Oeste, ontem eles já anteciparam a iniciativa.
O pedido de prisão foi para evitar um "ato antidemocrático" e os fatos mostraram que os atos foram pacíficos.
Logo, o pedido foi intempestivo e desproporcional.
Esperamos este gesto do STF para atuarmos todos os poderes nas 4 linhas da constituição.@MajorVitorHugo pic.twitter.com/pKpTqV1TmN
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) September 10, 2021
Se fosse num país onde existissem leis e direito à ampla defesa, até o aconselharia a se apresentar às autoridades acompanhado de um advogado, como mandam as regras. Responderia em liberdade pois afinal o crime que supostamente cometeu que não sei qual é mas se sabe que não atentou contra a vida de ninguém e enfrentaria um julgamento justo. Mas isso aqui não existe e para dizer a verdade, creio que nunca existiu. Então é melhor que continue como está pois pelo menos está em liberdade. Uma liberdade limitada mas é melhor assim.