A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em segundo turno, um projeto de lei do deputado petista Chico Vigilante que obriga comprovante de vacinação contra o covid-19 para ter acesso a qualquer benefício social do governo local.
A imunização também será necessária para realização de matrícula na rede de ensino pública e privada. Foram nove votos favoráveis, quatro contrários e quatro abstenções. A proposta agora será analisada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que pode sancioná-la ou vetá-la.
Leia mais: “Psol barra o tratamento precoce em Porto Alegre”
Uma emenda incluída no texto original assegura que o comprovante só será exigido após o término de todas as etapas de imunização e apenas para a população apta a tomar a vacina.
Contestação
A deputada Júlia Lucy (Novo) ponderou que não é o momento para a retirada de direitos das pessoas. Ela lembrou que a liberdade e o direito à saúde e à educação são cláusulas pétreas da Constituição. Para ela, o caminho deve ser a conscientização sobre a importância da vacinação.
Auxílio
Na sessão de quarta-feira 10, os parlamentares também deram aval a um projeto que repassa R$ 408 para famílias de baixa renda até o fim do ano, ou enquanto durar a pandemia. Os beneficiários poderão receber o auxílio mesmo que já façam parte de outros programas sociais.
Vivemos o maior surto de autoritarismo da nossa história.