O critério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não será mais a “diversidade”. A informação foi dita pelo petista, nesta segunda-feira, 25, durante uma coletiva de imprensa.
“O critério não será mais esse [diversidade]“, respondeu o chefe do Executivo ao ser questionado por jornalistas. “Vou escolher quem possa atender os interesses e as expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir ao Brasil, que tenha respeito com a sociedade brasileira, que tenha respeito, mas não medo da imprensa e uma pessoa que vota adequadamente, sem precisar ficar votando pela imprensa. Já têm várias pessoas na mira. Pretendo indicar a pessoa mais correta.”
Desde as eleições de 2022, a expectativa da base petista era de que Lula fizesse uma indicação baseada nos critérios de gênero e raça.
+ Antes de cirurgia, Lula surge de máscara em encontro com primeiro-ministro do Vietnã
Neste ano, contudo, o presidente indicou o advogado Cristiano Zanin para o primeiro posto vago no STF e, agora, deve indicar outro nome parecido para a vaga da presidente do Supremo, ministra Rosa Weber.
Na ocasião, o petista disse ainda que pretende acabar com a “disputa entre políticos e o Poder Judiciário e entre o Judiciário e o Executivo”. “Se cada um cumprir sua função no país, as coisas vão ficar muito bem”, continuou.
Por fim, o presidente disse que não tem “pressa” para definir os indicados ao STF e à Procuradoria-Geral da República.
Antes de indicar nome para o STF, Lula deve passar por cirurgia
O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou hoje que o presidente deve realizar a cirurgia para tratar uma artrose no quadril direito na sexta-feira 29.
“O presidente reforçou orientação médica que, durante a semana, ele fique concentrado em Brasília”, afirmou o ministro. “Vai fazer a cirurgia na sexta-feira, já programada.”
A indicação justa e coerente seria de um Magistrado de Carreira! Simples. Não esses de tapinhas na face, não esses que sobem em palanques políticos.
Aí, sim. Teremos de fato alguém que merecidamente, por carreira, por ingresso, por competência própria, pessoal e não pelos critérios obscenos já conhecidos.
Genero e Raça.
Existe algum gênero que não seja homem ou mulher ?
Existe alguma raça que não seja humana ?