O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu de máscara nesta segunda-feira, 25, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Na ocasião ele se encontrou com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, por recomendação médica, o presidente usará a proteção facial nos próximos dias para evitar infecções antes da cirurgia no quadril. O procedimento cirúrgico está programado para ocorrer na sexta-feira 29.
+ Campanha de Lula omitiu do TSE serviços prestados por agência, afirma site
Nesta segunda, Lula recebeu o primeiro-ministro do Vietnã para a assinatura de acordos de cooperação bilateral nas áreas de cultura, agricultura, educação e defesa. Até o final do dia, o presidente terá reuniões no Palácio do Planalto.
O chefe de Executivo ainda não confirmou presença na posse do ministro Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá na quinta-feira 28. A presença de Lula dependerá de liberação médica.
Lula vai ser operado na sexta-feira
Marcada para sexta-feira, 29, o petista irá realizar um procedimento chamado artroplastia do quadril, em que é colocado uma prótese na articulação desgastada. Com duração entre uma ou duas horas, o procedimento tem como o objetivo proporcionar a recuperação do movimento da articulação, trazendo alívio da dor e melhor movimentação para o corpo.
+ Flávio Dino nega conversas com Lula para ser indicado ao STF
Diagnosticado com um quadro de artrose, Lula reclama há meses das dores no quadril. Por meio das redes sociais, o presidente já havia anunciado que faria o procedimento cirúrgico depois o cumprimento das agendas internacionais. Nas últimas semanas, ele viajou por Índia, Cuba e Estados Unidos — apesar de não ter ido ao Rio Grande do Sul, Estado afetado por chuvas e alagamentos desde o início de setembro.
Desde o ano passado eu tenho um problema na cabeça do fêmur e preciso fazer uma cirurgia. Mas adiei para rodar o Brasil nesses primeiros meses de governo. Depois das agendas internacionais dos próximos dias, irei fazer a tal da cirurgia. Cuidar da saúde porque eu quero percorrer…
— Lula (@LulaOficial) September 1, 2023
A cirurgia será realizada em Brasília, mas será conduzida pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, que acompanha o caso. Enquanto Lula estiver de licença, o vice-presidente Geraldo Alckmin comandará o Executivo. A recuperação deve levar cerca de um mês. Enquanto isso, o petista deverá despachar do Palácio da Alvorada.
Leia também: “Barroso determina que União apresente informações sobre medidas de proteção aos ianomâmis”