-Publicidade-

Cúpula da Câmara reage à prisão do deputado Daniel Silveira

Arthur Lira afirmou que vai conduzir o episódio com 'serenidade e consciência' das responsabilidades do cargo que ocupa
O deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro
O deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), a cúpula da Câmara dos Deputados reagiu imediatamente. Por meio das redes sociais, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), classificou o ocorrido como um momento de grande apreensão e reiterou que vai conduzir o episódio com “serenidade e consciência” das responsabilidades do cargo que ocupa para com a Instituição e a democracia.

Leia mais: “PGR arquiva representação sobre conduta de Bolsonaro na pandemia”

“A Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o Plenário”, tuitou Lira, na madrugada desta quarta-feira, 17.

Na decisão que ordenou a prisão em flagrante, Moraes determinou que Lira fosse “imediatamente oficiado para as providências que entender cabíveis”.

Marcelo Ramos

O primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), lembrou que o parágrafo segundo do artigo 53 da Constituição estabelece que os autos relativos à prisão de Daniel Silveira devem ser encaminhados à Casa em 24 horas. Segundo Ramos, só então os parlamentares vão decidir, por maioria, sobre a manutenção ou não da prisão.

Ramos afirmou que as declarações de Silveira em relação ao STF “são absolutamente reprováveis com o Judiciário, que tem seus defeitos, mas simboliza a democracia em conjunto com o Legislativo e o Executivo, estes também imperfeitos”.

Marcelo Ramos ressaltou, ainda, que a questão a ser debatida diz respeito à caracterização do flagrante que justificou a prisão. Por fim, o deputado disse que a decisão da maioria dos integrantes da Casa vai gerar um precedente, norteando futuras decisões em casos semelhantes.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

23 comentários

  1. Ao ler a posição do vice fico seguro de que sem sangue, suor e lágrimas o Brasil não sairá dessa armadilha socialista deixada por FHC, Lula e Cia.

  2. O Alexandre de Moraes está pecando sobre o abuso de autoridade. Ele sim é que tem que ir para a cadeia. Advogado de traficante. Deve estar levando e muito para defender esses marginais.

    1. Rui Barbosa está correto ao afirmar que a prior Ditadura é a da Toga, pois, não temos a quem recorrer.
      Gostaria de saber se Pau que bate em Chico baterá também em Francisco.
      QUE DEUS AJUDE O POBRE POVO DESSA NAÇÃO.

    2. O problema não é o Alexandre de Moraes e sim o Congresso Nacional que em razão de dezenas de parlamentares que estão sendo investigados fica de joelhos para o STF. Assombração sabe pra quem aparece.

  3. O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, sequer entende ou é mau-caratismo mesmo, que tudo tem limites; o povo não é cordeiro nem se vê obrigado a isso: =>”Ramos afirmou que as declarações de Silveira em relação ao STF “são absolutamente reprováveis com o Judiciário que tem seus defeitos, mas que simboliza a Democracia em conjunto com o Legislativo e o Executivo, esses também imperfeitos”.”<=.

    Quando alguém que deveria representar e cuidar da Democracia do país, transvestido de Ministro do STF, põe há muito tempo suas mangas de fora para se autodefender e aos seus comparsas, inclusive com prejuízos evidentes ao povo que deveria proteger; vêm corruptos, alienados ou marginais, desejando que todos nós fiquemos quietos, continuemos assistindo, numa atitude que só interessa aos criminosos!

    Será esse Senhor, Marcelo Ramos, também um deles?

    1. Com certeza que é mais um deles, se for a plenário, pode ter certeza que ele votará para a prisão do deputado Daniel Silveira do PSL/RJ. Esse comunista de mierda e que agora se diz um “liberal”, deveria é se preocupar com aquele inferno que se transformou o seu estado do Amazonas com os sucessivos escândalos de desvios de verbas do covidão, sabe-se lá se ele também não esteja envolvido nisso daí.

      1. Libertem @DANIEL SILVEIRA já e decretem intervenção no STF. Motivo: Ali só tem picareta.

  4. Me parece uma ação coordenada com o objetivo de estimular os parlamentares a votarem propostas que diminuam o poder do 5TF. Estou gostando de ver isso!!! As respostas do presidente e vice da câmara me levam a acreditar nisso.

  5. É uma bagunça. Os Três Poderes se merecem. Por mais que seja criticado o deputado, há de se refletir sobre a ditadura do STF sim. Ministros sem educação e polidez que o cargo exige (e não se exige dos políticos) agridem pessoas e instituições semanalmente. Além disto, já é frequente a adoção pelo STF da infâmia tese dos dois pesos e duas medidas. Para um, o rigor da lei, para outros, a lei boazinha, para os mesmos objetos.

  6. Se o maridão da Dona Vivi pode mandar prender um Deputado que goza de imunidade para emitir suas opiniões, imaginem o que ele pode fazer com uns simples cidadãos como nós.

  7. O foro privilegiado é justamente para o parlamentar emitir suas opiniões, não para acobertar crimes, vez por outra o que se observa. Portanto, o Dep. usou de sua prerrogativa para emitir o que acredita esta sendo o STF. Este, por sua vez, tem, na figura de alguns dos seus membros, reiteradamente provocado a Nação e o povo. Assim, se alguns dos membros desta instituição sentiu-se ofendido, mudem seus posicionamentos partidários e coloquem-se no devido lugar de guardiões da Constituição, não rasgadores da mesma.

  8. Na hora em que os mesmos ministros do STF que hoje prenderam esse dep. Daniel silveira, por outros motivos, decretarem a prisão desses vermes que passam pano pro careca e demais ministros, aí sim eu quero ver a quem é que eles vão pedir socorro. Ah mas colo eu espero por esse dia.🙏🙏

  9. Sun Tzu não aprovou esse passo precipitado do Dep. Daniel Silveira. Se a cúpula da câmara não comprar a briga, fortalecerá ainda mais os tiranos de toga.

  10. Reação? Que reação? Já vi esse filme “n” vezes. A Câmara nada fará, e Daniel continuará preso, sim. Os 594 integrantes da Câmara e do Senado têm o rabo preso com o essetêefe. Esse congresso não me representa de forma alguma. Sinto asco dessas duas casas, que só defendem os próprios interesses. Não estão nem aí para o sociedade que os elegeu, e lhes paga os polpudos salários. Essa coisa, fechada, prestaria um grande serviço ao Brasil. Vergonhoso.

  11. Quem vai botar ordem nesses (?) ministros do STF?, passaram do ponto faz tempo agindo contra a justica , muito pelo contrario , explicitamente a favor de proteger bandidos de todos os niveis, se acham intocaveis ate quando continuarao a cometer crimes ?

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês