Um dia depois de ser condenado a indenizar o ex-presidente Lula, Deltan Dallagnol, ex-procurador do Ministério Público Federal na força-tarefa Lava Jato, se pronunciou sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Dallagnol foi condenado por dano moral, em razão de uma coletiva de imprensa em 2016, quando usou uma apresentação em PowerPoint para vincular Lula a um sistema complexo de crimes. Na oportunidade, anunciara a primeira denúncia contra o ex-presidente por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá.
Por meio do Twitter nesta quarta-feira, 23, Dallagnol listou sete motivos para rebater a condenação, falando em injustiça e em “inversão de valores”.
1. A apresentação retratou fielmente o conteúdo da acusação e foi uma forma de dar transparência e prestar contas do trabalho, como ocorreu em outros casos. A razão da repercussão (“espetacularização”) não foi a forma de apresentação, mas a gravidade dos fatos. +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 23, 2022
3. O ex-presidente Lula perdeu a ação nas duas primeiras instâncias do Judiciário, mais técnicas. O caso foi revertido no STJ, onde as indicações têm caráter mais político e muitos ambicionam uma vaga no STF, mas mais três coisas impediam a reversão do caso. +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 23, 2022
5. Pela decisão do STF quando julgou o tema 940, que deve ser seguida de forma obrigatória por todos os tribunais, a ação de Lula não podia ser proposta contra mim, mas sim contra a União. O STJ superou essa questão também de forma inusitada. +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 23, 2022
7. Por fim, o Judiciário garantiu a impunidade de Lula, contra quem pesam fortes provas de corrupção, e está punindo quem trabalhou contra a corrupção. A injustiça é evidente, salta aos olhos. Há uma inversão de valores no Brasil. +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 23, 2022
Sobre o caso
Na terça-feira, a Quarta Turma do STJ formou maioria, acompanhando o relator, ministro Luís Felipe Salomão. Por 4 votos a 1, ficou decidido que Dallagnol deverá indenizar o petista em R$ 75 mil, adicionados de juros e correção monetária. O ex-procurador pode recorrer no próprio STJ.
Lula acionou a Justiça para acusar Dallagnol de atuar de forma abusiva e ilegal, antecipando julgamento. Antes de conseguir a indenização, o ex-presidente já havia se livrado da acusação do caso do tríplex do Guarujá. Alegando prescrição, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou a ação em janeiro deste ano.
Derrotado na terça-feira, Dallagnol já não faz parte do Ministério Público. O paranaense pediu exoneração em novembro do ano passado e, semanas depois, anunciou a filiação ao Podemos.
Ninguém mais lembrava do Power point mais poderoso da Lava Jato, mas agora, graças ao orgulho ferido do réu condenado em 4 instâncias, ele está de volta em rede nacional, em pleno ano de eleição.
Não era o Deltan e outros procuradores que se referiam ao presidente como Bozo? O castigo chegou da pior forma.
Eu não vou me surpreender se o Lula ganhar no primeiro turno… mesmo com apenas 5% de votos. Tomara que as Forças Armadas estejam de olho aberto.
Tá deste jeito!!! Eu cá querendo mesmo testar se as FFAA são de esquerda?
Tenho a absoluta certeza de que não. Tem só uns infiltrados, gente de má fé, marginal, existe em todo lugar.
Prezado Deltan, por favor me passe uma conta corrente para que eu possa ajudar você dar conta desta vergonha, você não está sòzinho
O procurador/promotor é o responsável pela acusação, é sua obrigação, o seu mister. Como pode então esse elemento antecipar julgamento, já que sua função não é a de julgar e sim de acusar/denunciar? Esses “juízes” deste tribunal STJ estudaram em que faculdade? Aquelas do MST? Aquelas faculdades de direito criadas pelo PT que despejam legiões de analfabetos todos os anos a ficarem batendo bundas por aí? Ao que me consta, esses “juízes” foram colocados neste tribunal através de indicação política exatamente pelo criminoso Nove Dedos, estou certo ou errado? A solução para este país a meu ver, terá que passar uma régua, limpar essa corja de malfeitores e recomeçar tudo do zero, fazer um “grande reset” expressão que está na moda.
O povo tem que dar a resposta banindo essa figura nefasta e podre da nossa vida, LULLA, um grande engodo, uma mentira…um LADRAO.
O povo não é bobo , essa quadrilha de LADROES do PT já está na cabeça de todos….bandidos da pior espécie .
O LADRAO e seus burros seguidores querem que acreditem que não é LADRAO, mas será sempre um LADRAO
VÊ-SE NO BRASIL, O POSTE MIJAR NO CACHORRO!
A atuação (nula) de Sérgio Moro enquanto Ministro, e a maneira como saiu do cargo (feito moleque), avalizaram essa esbórnia toda do Togado Brasileiro.
Opinião de pulha.
Pois é se os membros ai da lava jato se omitirem e se acovardarem serão engolidos por este sistema corrupto que temos no Brasil, que solta e privilegia bandidos, se estes caras não baterem de frente e não se posicionarem, serão desmoralizados e se bobiarem ainda acabaram eles presos, pois imaginem a vingança de uns e outros ai com sangue no olhos se voltar ao poder, kkkk é nojento o que acontece no Brasil, tenho vergonha, como pode um povo ainda se quer pensar em votar num cara destes, me parece que são iguais ou pior.