Uma hashtag no Twitter conseguiu 463 mil engajamentos; internautas continuam chacoalhando as redes
“O Congresso Nacional prepara um golpe para reeleger Rodrigo Maia”, garantiu o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, numa live transmitida ontem por Jair Bolsonaro nas redes sociais e no YouTube. A bomba explodiu pouco depois de concluídas as carreatas contra parlamentares e ministros do Supremo Tribunal. Entre as reivindicações, estava o relaxamento do isolamento social.
De ontem para hoje, no Google, o nome de Jefferson — que em 2005 denunciou o escândalo do Mensalão — foi o oitavo mais pesquisado no Brasil inteiro. E trouxe na esteira aumentos repentinos em termos relacionados, como “golpe” e “golpe contra Bolsonaro”. Eles aguçaram a curiosidade de todos os Estados, com destaque para o Tocantins, o Acre e Rondônia.
Repercussão digital
Por volta das 23 horas de ontem, internautas levantaram no Twitter a hashtag “FechadoComBolsonaro” para apoiar o presidente, com bom desempenho na rede social. Conseguiu, ademais, alcançar os trending topics. Atingiu o pico às 9 horas desta segunda-feira, 20, ao totalizar 463 mil engajamentos. A principal impulsionadora foi, novamente, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
Bora subir, robozada? 🤖#FechadoComBolsonaro
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) April 20, 2020
A partir daí, perdeu força, mas “FechadosComBolsonaro” — com um “s” a mais — está nos assuntos mais comentados e, atualmente, apresenta 230 mil perfis tuitando com a hashtag. A título de comparação, adversários do presidente se esforçam para levantar “ForaBol卐onaro”. Porém, até o momento, a hashtag obteve o pífio resultado de 28 mil pessoas dedicadas a empurrar a campanha.
https://twitter.com/JottaFilho1/status/1252267860665274368
#ForaBol卐onaro O que falta para tirar esse maluco da presidência. #ForaBolsonaro #ImpeachmentdoBolsonaroURGENTE
— Alexandre Magno (@alexmagnomello) April 20, 2020
No Facebook, quatro páginas de direita foram a principal força motriz de disseminação da denúncia de Roberto Jefferson, que ajudou a mobilizar as bases do presidente. A postagem de uma delas, por exemplo, teve 2 mil reações, 361 comentários e mil compartilhamentos. No Instagram, as publicações ultrapassaram pouco mais de 100 publicações.
Mídia
Quanto à imprensa tradicional, as notícias com melhor desempenho na internet foram aquelas relacionadas à carta assinada por 20 governadores em apoio a Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. O enfoque dado pela “grande mídia” é a defesa das instituições. Portanto, em confluência com a narrativa de ontem segundo a qual as carreatas pediam a intervenção militar e o fechamento do Congresso.
Os veículos alternativos alinhados à direita ofereceram outro ponto de vista, ao focalizar a repercussão das carreatas de ontem, que criticaram parlamentares, e não instituições, bem como a denúncia de Roberto Jefferson acerca de um golpe de Estado em andamento contra Jair Bolsonaro. Os capitães-mores seriam os presidentes do Congresso mancomunados com a oposição.
#ForaMaia
O PR deveria fazer lives 3 e 5 feiras para mostrar o que o congresso deixou de aprovar o que era de interesse do Brasil. E todos os projetos desfigurados, atribuir o nome de Projeto Desfigurado do Maia. Certamente isso levaria pilantra a loucura.
Sugiro que em todos os comentário, devam começar com “#ForaMai
#ForaMaia
O PR deveria fazer lives 3 e 5 feiras para mostrar o que o congresso deixou de aprovar o que era de interesse do Brasil. E todos os projetos desfigurados, atribuir o nome de Projeto Desfigurado do Maia. Certamente isso levaria o pilantra a loucura.
Sugiro que em todos os comentário, devam começar com “#ForaMai
Na hora que o povo for às ruas , quero ver quem vai segurar a bucha !
Democracia, instituições democráticas, Supremo Tribunal Federal,Estado de Direito. Todos clamam pelo respeito a elas e por elas, pois isso chama-se democracia.. E porquê será que o povo já não as aceita mais e pede o retorno dos militares? Enlouqueceram? Delírio coletivo? Não, claro que não. Seus membros faliram essas instituições levando suas questões pessoais e partidárias, e outros interesses escusos, esqueceram e rasgaram a constituição a seu bel-prazer . Resultado? Perderam o respeito, desmoralizaram-se apequenaram-se. Hoje, qual chefe dos três poderes pode sair às ruas livremente? Apenas o Presidente. Por quê? Por quê? Por quê? Temos vergonha de quem ocupa essas duas casas -Congresso e STF.- e digo mais, a continuarem indo de encontro ao povo,essa panela de pressão irá estourar, e não vejo nesses indivíduos, dessas casas desmoralizadas, disposição para segurarem a tampa!
O que os intere$$e$ escusos não fazem heim? Quanta pressão das forcas antes ocultas fazem sobre o Presidente, por muito menos Getúlio, Janio e Collor não aguentaram e sairam.
É muito claro q a narrativa de q os apoiadores do Bolsonaro seriam robôs não faz o menor sentido. Carreatas foram feitas por transformers????
Roberto Jefferson – é sempre bom lembrar – foi o cara que meteu o dedo nas fuças de Zé Dirceu e mandou: Sai daí Dirceu, sai agora”. E 48 horas depois o “Capitão” do time de Lula estava na rua. Dias depois foi cassado na Câmara. Se Bob detonou o Mensalão, por que não iria fazer toucinho dos dois gordinhos sinistros que acham que além da pança têm alguma coisa nos miolos. Bravo foi o general Heleno: “O Exército Brasileiro está com o o povo”. E Bolsonaro renova sua defesa das instituições e garante barrar quaquer ataque à democracia.
É nítido que a maioria esmagadora da população brasileira apoia o PR Bolsonaro. As mobilizações, mesmo em tempos de COVID-19, são extremamente numerosas, nas ruas e nas redes sociais. O povo não vai engolir atravessado esse plano criminoso de derrubada do presidente. Melhor eles se prepararem, pois vem uma onda gigantesca pela frente!
#FechadosComBolsonaro #ForaMaia
As Instituições não são objeto de protesto, mas sim os “ratos” sabotadores, corrupto e militantes que as infestam. Uma coisa não se confunde com a outra.
E pra quem ainda não percebeu, não viviamos, nem vivemos em uma democracia. A diferença é que o PR quebrou o paradigma, jogando luz na corja de sempre. E com ele estou fechado!
Com certeza o grande aliado do Presidente Bolsonaro, se não for o único, é a maioria do povo. Como os outros dois Poderes perderam a confiança e o respeito da população, está começa a olhar em todas as direções procurando instituições em que o povo acredita
A hashtag foi derrubada 8:30 da manhã e substituída pela no plural na cara de pau. Não fosse por isso, certamente chegaria a milhões. Por que você omite este fato? Nem bem assino a revista e já me deparo com esse tipo de reportagem…