Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL) enviaram um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
No ofício encaminhado ao presidente, os deputados questionaram a capacidade de Rui Costa de desempenhar suas funções de forma adequada. “É fundamental ter líderes comprometidos com o bem comum, que demonstrem uma postura responsável e respeitosa ao se referirem a partes importantes de nossa nação”.
A consideração dos deputados ocorre depois de o ministro de Lula fazer críticas à capital federal. Na sexta-feira 2, durante discurso em evento na Bahia, Rui Costa afirmou que a transferência da capital para Brasília fez “muito mal” ao país.
“Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou para a Bahia”, disse o ministro. Costa afirmou ainda que a capital federal “é difícil, porque fazer o certo, para muitos, está errado e fazer o errado, para muitos, é que é o certo na cabeça deles”.
No documento, os deputados ainda disseram que as declarações do ministro levantam “dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções de forma adequada”.
Nas redes sociais, o deputado Pastor Daniel de Castro criticou o ministro de Lula. “Esse Ministro precisa urgentemente sair desse cargo”, escreveu. “Infelizmente, nossa cidade não se resume ao Congresso, Rui Costa e o presidente Lula, mostram completo desconhecimento da nossa capital federal.”
Rui Costa: ‘Em Brasília, fazer o errado para muitos é o certo’
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que em Brasília nem tudo parece o que é. “Brasília é difícil. Lá, fazer o certo para muitos está errado. E fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles”, explicou na sexta-feira 2, durante um evento em Itaberaba, na Bahia.
Ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Costa é alvo de críticas no Congresso — em especial, dos líderes da base governista. Conforme apurou Oeste, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também tem alguns desabafos sobre Rui Costa.
“Vou lutar com todas as minhas forças para mudar Brasília e mudar aquele jeito de encarar o que é coisa pública”, continuou o ministro da Casa Civil. Nesta semana, o governo petista quase perdeu 14 ministérios por falta de articulação política com o Congresso.
Os deputados se queixam de serem ignorados pelos ministros. “Quem é deputado tem que atender as pessoas. Se a gente não consegue falar com o ministro, ficamos de mãos atadas”, disse um parlamentar que integra o “superbloco” de Lira a Oeste. “O Padilha é um coitado. Parece que o Padilha não tem poder para nada, e que o Lira tem problema com o Rui Costa.”
Até o momento, a Câmara levou sozinha todas as votações expressivas entregues ao governo. Contudo, Lira já deixou claro que a gestão petista agora deve caminhar com as próprias pernas. O incômodo do presidente da Câmara é a falta de articulação do governo com a Casa — algo que Lira já alerta há alguns meses.
Essa cara, ex-governador da Bahia já demonstrou sua incompetência dirigindo a Bahia, com rancor, raiva, e a Bahia em 17 anos caiu em todos os índices de desenvolvimento, segurança e educação. Um verdadeiro palerma.
A primeira vez que um Petista fala a verdade, mas como para essa organização o certo é o errado, o Rui Costa vai ser demitido. Eu acho que quanto pior será melhor.
Sou obrigado a concordar com o petista. Tirar a capital do centro econômico do país foi um desastre. Brasília nem deveria existir. Foi uma das muitas c a g a d a s do Juscelino. Mas já que existe, só nos resta dar um jeito de chegar perto dessa ‘Nova Routa” construída pelo comunista miguxo do Chaves.
Tem ou não tem? O estagiário precisa rever o título da reportagem….
ARTICULAÇÃO É SINÔNIMO DE R$ ?
Esses cidadãos parecem que não conhecem esses vermes devoradores do PT
VACSECACOSTUNS NO DO QUE TODO DIA Vai ter um petezisse
PT. O igual intestinos quando não está preso está fazendo cafada
Quanto aos que escreveram abaixo concordando com ele: Vocês prefeririam que a capital estivesse na cidade do Rio de Janeiro que é a única cidade do sudeste-sul-centro-oeste com tanta criminalidade hedionda quanto o nordeste?
durante discurso em evento na Bahia, Rui Costa afirmou que a transferência da capital para Brasília fez “muito mal” ao país.
Falou tudo.
Olhe para a cara dele para ver como este rabugento pode fazer política.
Quando abre a boca, só diz asneiras e ainda denigra Brasília.
Este é um cancro que deve ser extirpado pela raiz.
Cristian, nao entendi. Aqui todos denigrem Brasilia.
Não suporto os petistas, mas esse falou a verdade!!!
Concordo com ele, além da dívida absurda que o Brasil contraiu para contruir Brasilia , o povo ficou longe dos políticos e os políticos longe do povo! Deveria ter continuado no Rio que com certez não teria virado a favela que virou e o povo estaria sempre no cangote dos políticos!!
PERGUNTA A ESSE CANALHA ONDE ESTÁ O DINHEIRO DOS RESPIRADORES QUE ELE COMPROU SEM LICITAÇÃO NO VALOR DE 40 MILHÕES QUANDO GOVERNAVA A BAHIA.
kkkk.Esquerdista provando do próprio veneno.Está sentindo na pele como é difícil a vida de quem fala a verdade neste país.Mesmo sendo a exceção no dia a dia de um esquerdopata,Rui Costa só falou a verdade.Brasília, como capital do país, foi a pior desgraça que poderia ter nos acontecido.FATO.
Mandar o segundo para aparecer o primeiro sitezinho ruim.
Apesar de mimistro do ladrão, foi a maior verdade que já ouvi.