O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG),disse neste domingo, 4, que o verdadeiro desejo dos Três Poderes da República é fazer “valer a lei federal”. A fala do senador se refere a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu, hoje, o piso salarial dos enfermeiros.
“Não tenho dúvidas de que o real desejo dos Três Poderes da República é fazer valer a lei federal”, escreveu Pacheco nas redes sociais. “Simultaneamente, também é preservar o equilíbrio financeiro do sistema de saúde e entes federados. Com diálogo, respeito e inteligência, daremos rápida solução a isso.”
Barroso deu 60 dias para que o governo federal, Estados, Distrito Federal e entidades do setor se manifestem com informações sobre o impacto financeiro, risco de demissões e possível redução na qualidade do serviço oferecido.
Em contrapartida, o parlamentar disse que vai tratar “imediatamente” das informações solicitadas pelo ministro do STF. “Vou atrás das soluções para a efetivação do piso perante o STF, já que o tema foi judicializado e houve decisão do eminente Ministro Luís Roberto Barroso”, redigiu.
Na decisão do magistrado, ele disse que não é possível questionar a “relevância dos objetivos” dos parlamentares ao aprovar a lei, e nem a importância de cada profissional de saúde. “Agora, é preciso atentar aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”, escreveu. “Pela plausibilidade jurídica das alegações, trata-se de ponto que merece esclarecimento antes que se possa cogitar da aplicação da lei.”
A definição de Barroso é em resposta a uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Segundo a CNSaúde, é insustentável o aumento estabelecido por lei, pois o texto não especifica de onde vem os recursos para os reajustes salariais.
Desse modo, o ministro determinou que o caso seja analisado no plenário virtual da Suprema Corte. Barroso deu 60 dias para que algumas entidades se manifestem para esclarecer as informações solicitadas por ele.
Pacheco enfatizou que o piso salarial dos enfermeiros é uma medida justa. “Criado no Congresso Nacional, o piso é uma medida justa destinada a um grupo de profissionais que se notabilizaram na pandemia e que têm suas remunerações absurdamente subestimadas no Brasil”, concluiu.
Ainda hoje, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se manifestou sobre a decisão do ministro Barroso. “Respeito as decisões judiciais, mas não concordo com o mérito em relação ao piso salarial dos enfermeiros”, escreveu Lira nas redes sociais. “São profissionais que possuem direito ao piso e podem contar comigo para continuarmos na luta pela manutenção do que foi decidido em plenário.”
Bolsonaro sanciona novo piso salarial de enfermagem
Em 4 de agosto deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o novo piso salarial de enfermagem. Trata-se do projeto de lei (PL) 2564/2020. A proposta também aumenta o salário de técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
Aprovado em julho deste ano pela Câmara dos Deputados, o PL ainda não havia sido encaminhado ao presidente, logo depois da aprovação, porque os deputados não tinham inserido na proposta a fonte de recursos para o projeto.
No entanto, essa questão foi contornada com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 11/2022 — iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Agora, o novo valor vale depois que for publicado no Diário Oficial da União.
Uma das principais polêmicas em torno do projeto se deu em torno das questões orçamentárias. A estimativa é que a medida cause impacto de R$ 16 bilhões nas folhas de pagamentos dos setores público e privado.
Muito mais preocupante é o aumento salarial que os ministros do STF dão a si próprios e não vi o Barroso, ou qualquer dos seus colegas, inquirindo sobre os nefastos efeitos disso nos cofres públicos.
Em relação ao Pacheco, a “coragem” desse senador já é conhecido por todo o Brasil.
A fala do Pacheco é a de um covarde que se mostra indigno do cargo que exerce, de senador e presidente da casa.
Fosse ele um pouquinho corajoso, daria um soco na mesa e mandaria o comunista Barroso engolir o seu despacho, que é inconstitucional e fere de morte a autonomia dos poderes.
O Congresso aprovou e o Presidente sancionou o piso, tudo conforme a Lei e aí vem esse ” iluministro” dar seu pitaco indevido onde não é chamado.
Porém, não teve a coragem o AUMENTO ABSURDO do próprio salário , ocasião em que sequer se perguntaram se o ESTADO teria com arcar com a CASCATA de aumento em todas as esferas do judiciário.
As provocações para um rompimento institucional são diárias e mostram claramente onde querem chegar.
Que nosso Presidente tenha paciência e sabedoria para, por enquanto, não cair na armadilha.
Esse protótipo de homem fala por si e por seus iguais, destoando completamente da realidade que deveria sempre vigorar e da maioria do povo que não sofre da doença mental dos esquerdistas, que relativizam tudo para que consigam, via corrupção, covardia e coação, adequar à sociedade às suas necessidades.
O povo deseja que o Legislativo, pessoas eleitas pelo povo, façam as Leis, o Executivo, também eleito pelo povo execute as Leis e o Judiciário julgue de acordo com as Leis.
Todo o resto é retórica covarde de corruptos e submissos tais como Pacheco e diversos de seus pares no Senado; daí a importância de elegermos tanto para o Senado quando para a Câmara, pessoas íntegras e esclarecidas!
As falas de Pacheco e Lira, mostram aos brasileiros a fragilidade, incapacidade e a parcialidade da grande maioria dos ocupantes das cadeiras do Senado e da Câmara. Covardes que se calam diante de qualquer ameaça do STF! tais atitudes deixam claro a necessidade de mudanças na legislação, constituição, e principalmente novos políticos para essas casas, os quais não tenham ficha criminal extensa.
Primeira decisão boa que esses imundos tomam.
SE O AUMENTO DE SALÁRIO FOR PARA OS MINISTROS DO STF, PODE. Ora, ora, senhores. Vivemos um samba de crioulo doido nesse BRASIL onde o que menos importa é o respeito às leis e à justiça. E o que é pior: onde a autoridade, via de regra carente de estatura moral para o exercício do cargo e da função, utiliza-se do poder para obter vantagens pessoais e corporativas. Veja-se que nenhum ministro do STF considerou IMORAL a concessão de aumento de salário para eles mesmos, pouco importando se os demais cidadãos estiveram e estão com os seus salários congelados. Mas isso só não foi suficiente. Tais agentes do poder publico estão impedindo que o Poder EXECUTIVO e o Poder LEGISLATIVO pratiquem atos da própria competência e, com isso, impedem que os trabalhadores da área de saúde tenham a regulamentação de um piso salarial. Ora, a regulamentação do piso salarial para enfermeiros provocaria uma falência geral no sistema; o reajuste de salários dos ministros do STF, com repercussão em TODO O PODER JUDICIÁRIO, não geral problema algum. ORA, ORA, SENHORES, PAREM COM ESSA HIPOCRISIA. NÃO ESTAMOS MAIS EM ÉPOCA IMPERIAL E A AUTORIDADE SEM CREDIBILIDADE NÃO SE MANTÉM.
SE O AUMENTO DE SALÁRIO FOR PARA OS MINISTROS DO STF, PODE. Ora, ora, senhores. Vivemos um samba de crioulo doido nesse BRASIL onde o que menos importa é o respeito às leis e à justiça. E o que é pior: onde a autoridade, via de regra carente de estatura moral para o exercício do cargo e da função, utiliza-se do poder para obter vantagens pessoais e corporativas. Veja-se que nenhum ministro do STF considerou IMORAL a concessão de aumento de salário para eles mesmos, pouco importando se os demais cidadãos estiveram e estão com os seus salários congelados. Mas isso só não foi suficiente. Tais agentes do poder publico estão impedindo que o
NÃO TEM CREDIBILIDADE. Ora, ora, senhores. O senhor RODRIGO PACHECO não tem credibilidade nem a confiança do cidadão brasileiro para fazer tal declaração.
São muitas as peças neste xadrez subverso.
Quem sabe uma greve da categoria antes das eleições? E tendo sindicato no meio isto não é difícil!!!
Particularmente até achei estranho o congresso votar piso de categoria. NÃO CONCORDO, e muito menos o presidente da república chancelar!!!
Mas olha, o staff governamental chegou até aquí, após mais de 3 1/2 anos, enfrentando óleo jogado ao mar, barragem matando gente, museu queimando, partido pequeno sendo instrumento de corte por meio do senado, e tantas aberrações, que ficamos sem saber se a chancela foi um erro.
Casca de banana!!!
Quando se fala em reajustes ao judiciário, que provoca efeito cascata em todos os Estados da União, o STF não pára para fazer nenhuma análise de como se vai conseguir verbas para otimizar estes reajustes e promoções.
Só temos que agradecer a Rodrigo Pacheco, em quem votei para senador e me arrependí já há muito, pela sua inoperância e, quando abre a bôca, uma decepção para todos.
Agradecer porque?
Nos ensinou que não devemos votar em qualquer candidato do PSD, pois em tendo maioria ele será novamente reconduzido ao cargo de presidente do Congresso pelo Kassab.
Também porque nos fez ver que Alexandre Silveira, Anastasia, tudo é ligado ao crime organizado, já que apoia luladrão. O cachaceiro nunca deveria ter sido solto.
Pacheco frouxo e covarde.
Pela sua fala esse imundo do Pacheco prova ser bipolar, morde e assopra, visando o lucro da ação de Vale/Brumadinho, canalha.
Pachecão discordando, mas seus argumentos saem “pisando” em ovos”….
O Sr presidente do senado deveria se impor e não ficar enrolando o povo com palavras bonitas para agradar o STF. Com essas atitudes, está colaborando para que o brasileiro acredite cada vez menos no Congresso Nacional. Deixe seus interesses de lado e faça o que o povo quer que faça. Tome uma atitude e contenha o STF sob pena de não ter mais voto de nenhum mineiro.
Rodrigo `Pacheco é fraco e covarde. É um senador pouco ou nada confiável. Espero que na próxima legislatura, os senadores tenham a coragem de tirar esse sujeito da presidência do Senado Federal.
Com todo o respeito que tenho pela instituição chamada Senado, mas esse Sr. está mais para relações públicas de casas de tolerância do que presidente do Senado. Em outubro precisamos eleger senadores atuantes e comprometidos com os anseios da população. Só assim neutralizaremos essa gente inútil .
Pachequim frouxo, por que vc não reconhece logo o STF como… poder supremo? Frouxo, flácido, oportunista e corrupto.
Eis um bundao! Uma pessoa sem espinha dorsal moral! O rastejante gosmento e cretino!
Putz! Barroso enfiou o dedo nos anéis do Lira e Pacheco… Pior, gostaram!!!
Escutar esse senador ridículo e CAPACHO do STF eh de vomitar!!! Esse eh mais um dos ratos que precisamos nos livrar. Espero que os mineiros aprendam a eleger gente preocupada com a NAÇAO e não com os processos de seu escritório que correm no STF. Um lixo.
Cynthia T dos Santos, concordo 100% com seu comentário e apesar de pessoalmente não ter votado neste impostor, mas, para não elegermos a dilmanta, alguns mineiros tiveram que optar por ele, e aí, INFELIZMENTE saímos da Mer… e caímos na Bos…, mas vamos lembrar dele, e o seu fim será como o do Doriana, esquecido e traído pelo seu próprio partido, colhendo o fruto do que plantou.
Tem razão Cynthia. Convicto e na obrigação de confirmar o ela não a dilmanta, achei que esse traste não nos trairia. Amigo do Lula, do Kalil, do Anastasia, do Alexandre Silveira, dessa corja toda amiga do Alkmin, gente que insiste em continuar a trama intitulada “teatro das tesouras”.
Por favor, me desculpe. Estou procurando melhor no entendimento da política, mas não é fácil entender, pois tem muita marginalidade infiltrada, com apoio da televisão velha, da rádio Itatiaia, e de funcionários públicos comunistas e egoístas, em todas as esferas da república tupiniquim.
3 de outubro tá chegando temos a chance de escolher 27 senadores q esteva comprometido com o BRASIL e quem sabe dá um basta nessa aberração STF
Alguém pergunta a esse ministro se ele não tem vergonha, porque ele não questionou se haveria fonte de recurso para dar-lhes aumento nos salários doa togados, para isto há dinheiro, para os outros que são mais relevantes que eles não há. Sem noção.
Senador Rodrigo Pacheco o senhor é um ignóbil, um ser abjeto .Tenho asco pela sua mediocridade latente . O senhor é repugnante. #RodrigoPachecoNuncaMais #PSD55MUNCAMAIS
Tudo é judicializado não pela eventual relevância da matéria. O objetivo é fustigar o Presidente da República.
E ai seus merdas de senadores? Como fica? Vcs são uns lixos.
Aos funcionários da saúde que são esquerdistas e por várias vezes repreenderam seus colegas de trabalho direitistas (que parecem ser minoria), lhes taxando de negacionistas e apoiadores de um “genocídio” que os próprios vermelhinhos alimentaram, fica aquele grande abraço por apostarem no sistema vermelho e todo maquinário por trás dele, desde confederações e grandes conglomerados de hospitais dirigidos por médicos e empresários do ramo da saúde, bem como as instituições dos poderes coptadas pelo sistema vermelho. Enquanto estes cabeças do sistema aumentam seus salários, (no caso do STF por conta própria), os funcionários que estiveram na linha de frente colocando a própria vida em risco não tiveram o reconhecimento. Espero que estas lideranças reavaliem e tenham consciência de que os profissionais da enfermagem precisam tb serem valorizados! Quanto aos profissionais da enfermagem vermelhinhos, que reavaliem tb se vale mesmo a pena seguir o caminho da canhota…
Rodrigo Pacheco é um embusteiro, um mentiroso patológico e um dinheirista a qualquer custo. Não por acaso, ele é o autor da defesa da Vale no genocídio de Brumadinho, que oficialmente não está à frente da Ação por ser Presidente do Senado, mas especialmente por isso, por ter a prerrogativa de botar ordem nas Casas de Tolerâncias apelidadas de STF e TSE, não faz nada, uma vez que age nos esgotos, seu habitat natural, num compadrio medonho onde ele não mexe com os bandoleiros das Casas de Tolerâncias, esses mesmo bandoleiros podem dar ganho de causa à Vale no genocídio de Brumadinho e Pacheco ficará mais rico oito bilhões de reais. Como os acordos entre os bandidos estão sendo mantidos, que se danem as famílias e seus mortos pela barbaridade perpetrada pela Vale. Não mexa comigo, que não mexo com você. Vai mudar, moçada. Vai mudar…
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!
Nada mais dúbio
Será que Barroso vai pedir explicações para o pedido de aumento salarial para eles próprios?! Esse sim, vai abrir uma cratera, no orçamento federal, maior do que a que se abriu no Chile… Pois vai gerar o “efeito dominó” e um rombo gigantesco. Pra eles, lagostas e caviar e, para os outros “mortais”, o bom prato…..
Perfeito Antenor, pra eles tudo, para o trabalhador as migalhas…
Verdade. Para ele Lagostas e para os enfermeiros as cascas sujas destas lagostas. Borroso é um petista a serviço do quanto pior,melhor. Para eles tudo e para quem sustenta seus luxos? Nada. Borroso nunca produziu uma cabeça de prego em favor do Brasil. Ele é a desgraça em pessoa.
Muitíssimo bem colocado!
O senado federal há tempos virou o “capacho” do STF e TSE são uns inúteis.
O que é ser um capacho?
Capacho é a pessoa condescendente em demasia, que bajula as pessoas poderosas, em busca de interesse próprio. Capacho significa aquele indivíduo puxa saco, expressão usada no Brasil para fazer referência àquela pessoa subserviente, que é submissa a seus superiores, em busca de tirar proveito de algum benefício.
Sempre em cima do muro! Não é capaz de dar uma entrevista se posicionando contra a decisão de ministro do STF! É um covardão! Na verdade é um inútil que não representa nada, se o cargo de presidente do Senado estivesse vago daria no mesmo!
Prestem atenção, Pacheco, prejudicando uma classe inteira de trabalhadores. Não votem mais nele. Ele prefere que o dinheiro vá para a corrupção de esquerda ? Para os senadores que protege ?
País nas mãos de Pilantras!!!
O pachekinho falou em “diálogo, respeito e inteligência….” Diálogo, ele NÃO tem. É só analisar a quantidade de impeachment que ela engaveta. O diálogo dele é a sua vontade.
Respeito, só à vontade própria, e aos EDITORES. Inteligência, não a dele, com certeza!
Esse é um inútil, serviçal do STF.
O estado de MG deveria ser responsabilizado pela inserção deste INÚTIL tamanho família no senado brasileiro. Este sujeito ñ serve pra NADA, um completo INÚTIL!!!
Inútil, traidor e capacho!!
Eu votei nesse inútil pra não eleger a Dilma, mas eu acho que seria melhor se esse covardão não tivesse sido eleito pois seria um capacho do STF a menos no senado!
Minas Gerais não votou no pachequinho. Votou contra a anta. Se fosse o cacareco, o mico leão dourado, a macaca Chita do Tarzan, qualquer um teria sido eleito com a mesma quantidade de votos. Porém causaria muito menos mal ao Brasil.
Verme, escroto, lixo!