Diversos políticos da direita usaram as redes sociais para comentar a derrota da escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Acadêmicos de Niterói terminou na última posição entre as 12 escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Com o resultado, a agremiação foi rebaixada e, em 2027, desfilará na Série Ouro, equivalente à segunda divisão.
Receba nossas atualizações
A escola iniciou a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira, 18, na lanterna, depois da divulgação das notas do quesito comissão de frente — posição que manteve até o encerramento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao fim da leitura, somou 264,6 pontos, quase 3 a menos que a 11ª colocada, a Mocidade Independente de Padre Miguel, que alcançou 267,4.
Neste ano, a Acadêmicos de Niterói apresentou na Marquês de Sapucaí o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil. Nove compositores assinaram o samba: Teresa Cristina, André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Júnior Fionda, Arlindinho, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr.
O Carnaval de 2026 marcou a estreia da escola na elite carioca. Ela foi a primeira do Grupo Especial a desfilar na noite do domingo 15.
Leia mais:
Críticas à escola e comemoração do resultado
Depois da divulgação do resultado, o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou que “Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o país, seja para um samba enredo [sic]”.
“E não foi por pouco não”, comentou o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“Isto sim foi uma homenagem muito bem adequada”, escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no X.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que “a primeira derrota do PT em 2026 já veio.”
“Que venham muitas derrotas mais neste ano para o Lula e para o PT”, afirmou o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS).
A juíza aposentada Ludmila Lins Grilo ironizou a derrota da escola: “A Acadêmicos de Nikiti, gloriosamente fracassada, pode tentar recorrer ao STF direto, sem sorteio, por atentado ao Estado Democrático de Direito”.
“A esquerda só ganha nas caixinhas mágicas”, afirmou o advogado Jeffrey Chiquini. “Colocou voto impresso, auditável e contável, é rebaixamento na certa.”
“Pelo visto, a ‘homenagem’ ficou tão ruim quanto o homenageado”, escreveu a economista e comentarista da Oeste, Marina Helena.
“Acadêmicos de Niterói caiu”, comemorou o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). “O próximo será o descondenado.”
O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR) chamou a escola de samba de “lixo”.
Leia também: “A conta que o populismo não mostra”, artigo de Gustavo Segré publicado na Edição 309 da Revista Oeste
Presidente de escola de samba que homenageou Lula é réu por morte de menina de 11 anos
Cármen Lúcia apoiou censura prévia à Brasil Paralelo em 2022 e agora liberou desfile de escola de samba com propaganda pró-Lula
TCU sugere bloqueio de R$ 1 milhão da escola de samba que vai homenagear Lula
Então , ” Uma coisa é uma Coisa, outra Coisa é outra Coisa” …Estou começando acreditar que armaram uma casa de caboclo pro MOLUSCO !