O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) quer ser candidato a vice-prefeito na chapa com Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O parlamentar também defendeu a realização de prévias dentro do Partido dos Trabalhadores para definir o nome do companheiro de chapa do socialista na eleição municipal deste ano.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O posicionamento de Suplicy acontece depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o nome da ex-prefeita e ex-mulher do parlamentar, Marta Suplicy (sem partido), para a disputa. Marta chegou a pedir demissão ao atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Ela era secretária de Relações Internacionais da capital paulista.
Embora tenha cogitado lançar seu nome para a vaga de vice, Suplicy defende a ideia de que o partido faça uma consulta aos filiados na cidade de São Paulo.
“Tenho ouvido muitas vozes dentro do PT dizendo que seria interessante ser debatido e votado o candidato ou candidata a vice”, disse Eduardo Suplicy ao jornal Folha de S.Paulo. “A pessoa escolhida, seja Marta ou outra, teria maior força para dar ao Boulos.”
Suplicy foi ao Palácio do Planalto
O deputado estadual foi até o Palácio do Planalto na última segunda-feira, 8, mesmo dia em que Marta se reuniu com Lula. O encontro aconteceu antes do evento que “celebrou” os atos do 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, Suplicy pediu para se reunir com o presidente da República.
“No meio da cerimônia no Congresso eu escrevi um bilhete para Lula”, disse o deputado. “Entreguei para o Ricardo Stuckert [fotógrafo da Presidência], pedindo uma audiência também. Assim como ele recebeu a Marta, poderia me receber.”
De acordo com Suplicy, o presidente aceitou recebê-lo, mas não conseguiu combinar as agendas nesta semana. O parlamentar sugeriu elaborar uma audiência com um grupo de trabalho com 104 pessoas para discutir a criação de um projeto da renda básica de cidadania.
Eduardo Suplicy chegou a conversar sobre o tema com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Suplicy também disse que pretende marcar um encontro com Boulos para discutir a possibilidade de ser vice na chapa. “Quero ter uma troca de ideias com ele sobre isso e outros temas.”
Marta Suplicy pede demissão e deve voltar ao PT
Marta Suplicy pediu demissão ao prefeito Ricardo Nunes durante uma reunião na última terça-feira, 9.
Marta divulgou uma carta de demissão que entregou ao chefe do Executivo paulistano, que já havia decidido desligá-la do cargo. No texto, a ex-prefeita afirmou que o cenário político da cidade “prenuncia uma nova conjuntura”.
Em nota, a prefeitura afirmou que “ficou decidido, em comum acordo, que ela [Marta] deixa as suas funções na Secretaria Municipal de Relações Internacionais”.
Leia também: “Eleição em SP decompõe frente de Lula em palanques de Boulos, Tabata e Nunes”
Nunes chegou a dizer que tinha confiança em Marta sem saber que, no mesmo instante, ela se encontrava com Lula em Brasília. O prefeito tinha em Marta uma conselheira. O emedebista contava com a participação dela em reuniões estratégicas do seu conselho político.
A decisão de Marta ocorreu um dia depois de ela aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retornar ao PT. A ideia é que ela componha a chapa de Boulos, que será adversário de Nunes nas eleições municipais de 2024.
Marta se reaproximou do PT e de Lula durante o governo de Jair Bolsonaro. A ex-prefeita havia deixado o PT em 2015, depois de 30 anos filiada à legenda, em meio às investigações da Operação Lava Jato.
Depois de deixar o PT, Marta se filiou ao MDB. No novo partido, ela, então senadora pelo Estado de São Paulo, votou favorável ao impeachment da petista Dilma Rousseff. Marta deixou o MDB e, em 2018, ficou por meses filiada ao Solidariedade, partido sob comando de Paulinho da Força.
Com certeza que esse casal, descasado por acaso vivendo no do dia de ontem com idéia de anteontem, pretende disputar a rabiola da fragorosa derrota do baile carnavalesco da bacia das almas do arraial petralha.
Será que Suplicy ainda tem fôlego para ser vice numa chapa que já nasceu morta?
Lixos …..
Misericórdia que Deus ampare a cidade do santo paulo. Dúvida o Suplicy já conseguiu marcar audiência com lula prá apresentar seu plano de renda mínima do cidadão?
É um idiota, mas tem direito de ser candidato, mais do que aquela “uma” que trocou de partido, xingou, e agora volta montada no cavalo branco
Esse senhor e a sua ex-esposa fariam um grande bem para todo o país, se em vez de disputar a PMSP, aconselhassem o seu “cumpanhero” de partido, a ter mais parcimonia e moderação com o nosso suado dinheiro público, que todos os dias vemos sendo jogado no ralo do desperdicio.
Seria uma grande ajuda à população que não aguenta mais pagar tanto imposto neste país..
São Paulo, minha amada cidade… quanta tristeza. Não tem UM nome sequer nesta lista com o mínimo de dignidade para administrar a cidade de São Paulo. Ricardo Nunes, Boulos, Suplicys?? Gentalha da pior especie!
Seu destino e apanhar.
Só Deus para impedir uma tragédia em São Paulo.
Ótima ideia!! Esse paspalhão do Eduardo Suplicy, além de chifrudo, é um tremendo pé frio !!! Daria uma ” sorte” enorme para o Filhinho de Papai que nunca trabalhou na vida !! O tal do Boulos!!
Nem o Suplicy trabalhou… Sempre viveu às custas do dinheiro público. Haja paciência com a esquerdalha!!!