Eleições 2020 chegam ao fim com derrota para a família Alcolumbre

Irmão e primeiro suplente do presidente do Senado, Josiel perde o segundo turno em Macapá
-Publicidade-
Família Alcolumbre registra segunda derrota eleitoral consecutiva. Depois de Davi [esquerda] ser derrotado na disputa pelo governo do Amapá em 2018, Josiel [direita] não foi eleito prefeito de Macapá | Foto: Reprodução/Facebook
Família Alcolumbre registra segunda derrota eleitoral consecutiva. Depois de Davi [esquerda] ser derrotado na disputa pelo governo do Amapá em 2018, Josiel [direita] não foi eleito prefeito de Macapá | Foto: Reprodução/Facebook | família alcolumbre - eleições 2020 - macapá - josiel - davi

Irmão e primeiro-suplente do presidente do Senado, Josiel perde o segundo turno em Macapá

família alcolumbre - eleições 2020 - macapá - josiel - davi
Família Alcolumbre registra segunda derrota eleitoral consecutiva. Depois de Davi [à esq.] ser derrotado na disputa pelo governo do Amapá em 2018, Josiel [à dir.] não foi eleito prefeito de Macapá | Foto: Reprodução/Facebook
As eleições municipais deste ano chegaram ao fim neste domingo, 20. Adiado devido aos apagões de energia que afetaram parte do Amapá, o pleito em Macapá foi definido em segundo turno. Na disputa pela prefeitura, a família Alcolumbre acabou derrotada.

Leia mais: “Macapá confirma: PT não consegue um só prefeito nas capitais brasileiras”

-Publicidade-

Irmão do atual presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, Josiel (DEM) perdeu o embate contra Antônio Paulo de Oliveira Furlan (Cidadania). Conhecido por Dr. Furlan, o oponente da família Alcolumbre foi eleito prefeito da capital amapaense com 56% dos votos válidos. O candidato derrotado ficou com 44%, informa o Tribunal Superior Eleitoral.

O resultado de hoje representa virada de jogo. Isso porque no primeiro turno, realizado no dia 6 deste mês, Josiel conquistou 29% dos votos válidos. Assim, ficou mais de 13% à frente de Dr. Furlan, que superou o ex-prefeito e ex-governador Capi (15%) por pequena diferença e avançou para o segundo turno com 16% dos votos válidos.

Suplente de senador

A relação de Davi e Josiel vai além dos laços familiares. Enquanto um cumpre mandato como senador, o outro é seu substituto imediato. Afinal, a chapa que elegeu Davi Alcolumbre em 2014 contou com Josiel como primeiro-suplente. Ele, aliás, poderia ter deixado a suplência e assumido lugar no Congresso Nacional caso o irmão tivesse conseguido se eleger governador do Amapá em 2018.

Na disputa pela prefeitura de Macapá, Josiel foi derrotado apesar de coligação composta de12 partidos. Além do DEM, ao qual ele e Davi são filiados, a chapa contou com apoio formal de PDT, PSC, PL, PV, PSDB, PSD, Solidariedade, Pros, Avante, Republicanos e PP.

O prefeito eleito

Dr. Furlan chegou à eleição municipal com apoio de MDB e PMN, além do Cidadania. Aos 47 anos, ele assumirá seu primeiro desafio no Poder Executivo. Antes de se eleger prefeito de Macapá, ele somou experiências no Legislativo. Aliás, cumpre segundo mandato consecutivo como deputado estadual no Amapá.

dr. furlan - prefeito eleito de macapá
Dr. Furlan é o prefeito eleito de Macapá | Foto: Reprodução/Instagram

Leia também: “Dinastias políticas”, conteúdo produzido pela jornalista Selma Santa Cruz e publicado como matéria de capa da Edição 35 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro