O general Luís Carlos Gomes Mattos, agora ex-ocupante da presidência do Superior Tribunal Militar (STM), afirmou que a responsabilidade pelas eleições é da Justiça Eleitoral, e que a missão dos militares “é diferente”.
“Não temos de nos envolver”, disse, durante cerimônia de despedida que marcou sua aposentadoria da Corte, na quarta-feira 27. “Precisamos garantir que o processo seja legítimo. Essa é a missão das Forças Armadas.”
Segundo Mattos, os militares têm o dever de “atuar dentro daquilo que está previsto para assegurar que o processo eleitoral seja legitimo e que, ao final, tenha o respaldo popular”.
Entre outras autoridades, participaram da solenidade de despedida Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência; Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro; e o general Freire Gomes, comandante do Exército.
Além de deixar a presidência do STM e o cargo de ministro por ter completado 75 anos, Mattos deixa também o serviço ativo nas Forças Armadas. O STM terá um novo presidente a partir de 3 de agosto. O cargo será ocupado pelo ministro General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes.
Leia também: “Um tribunal que joga para Lula”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 122 da Revista Oeste
Processo eleitoral legítimo e com respaldo popular, é só isso que me interessa!
Mas é justamente para garantir a legitimidade que as FFAA têm de intervir, não nas eleições, mas sim nas apurações, já que as urnas e os seus responsáveis do tse não são confiáveis, e as urnas não são auditáveis.
As urnas tem suas seguranças, mas a apuração não é transparente. Esforça -te, que pode ser que o teu neurônio solitário funcione. Creia, a fé move montanhas…
Este numero vai ser a quantidade de votos que vai consequir dia 03/10.
Já temos uma ideia da quantidade de idiotas úteis.
Saiu bem na fita. Não tem ideologia, deixou seus companheiros de farda no limbo, caso a esquerda vença talvez seja convocado para um cargo do tamanho da sua mediocridade.
O jumentinho comedor de lixo, vc deve ter lido outro texto, veja precisamos que o pleito seja legitimo e tenha respaldo popular, não respaldo daqueles minisyros safados que querem fraldar as eleições em favor de um asno bipede que tanto vc defende.
O general está certo. A responsabilidade pela lisura das ELEIÇÕES é inteiramente do TSE e das suas autoridades. Se houver fraude, o presidente do TSE deve ser o primeiro a ser responsabilizado.
Pasta Jumentominio petista, Defensor da onagrocracia, defensor de Ladrão de 9 patas.
Surra , Jumentominio!
Tem que se meter sim senhor, é obrigação de vocês defender a Pátria em todos os sentidos amigo, o artigo 142 da nossa constituição alias prevê que as forças armadas devem agir como poder moderador em caso de ruptura entre os poderes, e isto pode ser pedido pelo chefe do executivo e o que temos hoje é um Sinédrio que foi aparelhado pela esquerda militando e agindo a favor do candidato que os colocou lá, trabalham e tramam dia e noite contra o presidente e para que não haja mais transparência nas eleições!!! querem mais o que, bom já vai tarde né amigo, bem se ve o por que da omissão das FAA.
Legítimo embromation, diz uma coisa no inicio, fala outra no final. Melancia, será.
Gostaria de saber como pensa e age um presidente do TSE que já subiu em palanque, junto com Dilma Rousseff, para pedir votos para a ANTA?! Como acreditar que essa pessoa é isenta??! Não é e já demonstrou não ser.
Quem soltou Lula para concorrer as eleições quer nos convencer que as urnas são 100% confiáveis, eles querem vencer de qualquer forma, e não importa como.
Seja feliz com sua aposentadoria. Fala como um burocrata.
Ficou muito tempo no judiciário, esqueceu sua formação militar e se tornou juiz de fato.
Na bolha do judiciário não percebeu a guerra que travamos na vida real, nem que o sistema falido das urnas eletrônicas nao pode ser auditado.
É uma tipo de pessoa que simplesmente acredita.
Em 1964 nosso gloriosos generais enfrentaram bravamente os comunistas que queriam transformar o Brasil em uma Cuba.
Generais, agora o perigo está de volta! Querem transformar em presidente da república um ladrão condenado em todas instâncias. Vocês não vão se posicionar?
Ainda bem que já se aposentou.
A falta de posicionamento das Forças permitiu o AVANÇO AUTORITÁRIO de “ministros” do STF/TSE.
É pra DEFENDER OU NÃO a nossa “democracia”??
ENTENDO QUE ESSA FALA DEIXOU BEM DELIMITADA A RESPONSABILIDADE TOTAL DO TSE NA CONDUÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL. SE, PORVENTURA, VENHA A OCORRER ALGUMA FRAUDE QUE MACULE A LEGITIMIDADE DOS RESULTADOS DAS
URNAS, JÁ É SABIDO O ENDEREÇO CERTO DO ÓRGÃO A SER INVESTIGADO. SIMPLES
ASSIM.
Igual ao que fizeram com Trump. Simples assim!!!
Muito ambíguo.
Não devem se envolver mas precisam garantir que o processo seja legítimo. Gostaria de saber como.
O problema general é que quem está chefiando o TSE tem lado e está desequilibrando o jogo! Está sendo parcial e não é confiável, lamentavelmente! Será que o senhor ainda não enxergou isso ou faz de bobo! Ainda bem que está aposentando!
Se dependesse desse melancia, a bandalheira que estão armando naquele antro, seria coroada de êxito. Não conheço o substituto e espero que não seja mais um melancia desse “exército vermelho”.