A autodeclaração do candidato ACM Neto (União Brasil) como pardo elevou a temperatura da disputa pelo governo da Bahia nos últimos dias. Favorito na eleição baiana, o ex-prefeito de Salvador incluiu sua identificação racial no registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), motivando críticas de adversários.
O tema vem pautando as discussões entre eleitores do Estado nas redes sociais. No entanto, ACM Neto já havia se declarado como pardo em 2016, na eleição para a prefeitura de Salvador, no primeiro ano em que o registro racial se tornou obrigatório. Na oportunidade, o herdeiro político da família Magalhães não enfrentou contestações.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, ACM Neto tem sido questionado sobre a questão, inclusive em entrevistas recentes à imprensa local.
“Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro, não. Não diria isso, jamais”, afirmou o candidato, em entrevista à TV Bahia, em 12 de setembro.
Na mesma entrevista, ao ouvir que os pardos compõem a população negra, segundo critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o candidato reagiu: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”.
Ao jornal Estado de S. Paulo, ACM Neto negou também que tenha passado recentemente por processo de bronzeamento artificial e disse que a polêmica foi gerada por “desespero dos adversários”.
Em um Estado em que 80% da população se declara como negra, a identificação de ACM Neto no TSE vem sendo explorada por eleitores de adversários. Nas últimas semanas, em paralelo com a polêmica racial, a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) vem ganhando força em pesquisas de intenção de voto.
ACM Neto foi prefeito de Salvador por dois mandatos, entre 2013 e 2021, e representa uma das famílias mais tradicionais da política do Nordeste. Já Jerônimo Rodrigues é o candidato apoiado pelo atual governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Representação na Justiça Eleitoral
A controvérsia sobre a autodeclaração racial de ACM Neto foi levada à Justiça Eleitoral, por meio de uma representação de Jorge X, candidato a deputado federal pelo Psol na Bahia.
O político do Psol argumenta que o ex-prefeito e a vice da sua chapa, Ana Coelho, cometeram crime de abuso de poder econômico ao se declararem pardos. Jorge X sustenta que ambos teriam vantagens financeiras em relação aos adversários, em razão do acesso às cotas partidárias para candidatos negros.
ACM Neto nega qualquer interesse financeiro com a autodeclaração. A vice Ana Coelho, por sua vez, decidiu retificar a declaração racial no TSE para branca.
ATÉ UM JUMENTO, O ANIMAL, VÊ QUE ESSA PESDOA É PERDA.
E É EVIDENTE O SANGUE DE PRETO NO AVÔ DELE.
MAS, NÓS QUE PARTICIPAMOS DO CENSO 2022 RECEBEMOS DECLARAÇÕES DE BRANCOS COMO PRETOS.
E COMO SE AFIRMARAM FOI REGISTRADO.
Podem me classificar como pertencente à qualquer raça, EXCETO DA RAÇA VERMELHA.
Me perdoem os assinantes, mas penso que está no DNA dessa geração de Brasileiros- Médianos, a amoralidade, o oportunismo e o egoísmo. Visto de fora, não somos uma sociedade civilizada e moderna, nos comportamos como um conjunto antiquado de TRIBOS SAQUEADORAS da propriedade alheia: aqui predomina a LEI DE GERSON, no dia-a-dia e apoio a quem puder tirar de quem produz para distribuir a uma massa “que não sabe produzir nada” competitivo. Acreditem, há muitos eleitores que acreditam que a pandemia foi criada pelo Bolsonaro.
vale tudo kkkkk o pai era um branquelo a mãe galega, das duas uma, o pai era chifrudo, ou o neto se bronzeou kkkkk
Mas ele é pardo. Não entendi a polêmica.
Ela de parda não tem nada! Mas nos dias atuais em que vivemos, um homem com uma manjuba de 30 cm pode se declarar mulher, porque ACM não pode se declarar pardo?
Está em boa companhia. Ou não! Para ganhar o voto moreno fhc também declarou “ter o pé na cozinha”…
Well, é uma manobra eleitoreira muito da sem vergonha, um verdadeiro tiro no pé, só isso. Gente cara de pau.
No país onde homem pode se declarar mulher e vice versa, e usar o banheiro que quiser, que mal há em se declarar pardo? Que bobagem é essa?kkkk