O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira, 28, em debate promovido pela TV Globo, que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer “amordaçar” a mídia brasileira.
“Você tentou calar a Jovem Pan”, afirmou Bolsonaro. “A Jovem Pan foi calada por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas quem entrou com uma ação foi seu partido, Lula.”
O ex-presidente rebateu: “A Jovem Pan é aquele seu canal de televisão? Os advogados do PT entraram com pedido de isonomia. É de igualdade. É de direito de resposta”.
Relacionadas
Bolsonaro apostou na tréplica. “Não, entraram com uma ação para que a Jovem Pan não pudesse falar que você não está ‘descondensado’, que você é chefe de organização criminosa. E o Tribunal Superior Eleitoral atendeu ao pedido de sua campanha.”
O respeito à Constituição Federal também foi tema no debate. Bolsonaro disse ter “matado no peito” decisões “absurdas” do Supremo Tribunal Federal (STF). “Para não sair das quatro linhas”, justificou.
Relacionadas
O petista rebateu. “Ele vive ameaçando ministros do STF”, acusou. “Vive ameaçando de fechá-lo. Diz que não vai respeitar a Constituição. Xinga os ministros da Suprema Corte. Um presidente da República não pode fazer isso.”
Os candidatos à Presidência também discutiram sobre o direito de propriedade. “Lula, você defende invasão de terras”, ressaltou Bolsonaro. “Você defende invasão nas cidades. Isso é respeitar a Constituição? A propriedade privada é garantida na Constituição. Por que o MST invadia tanto no seu governo?”
Lula, por sua vez, disse que terras consideradas “improdutivas” podem ser desapropriadas, segundo a Carta Magna.