O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, anunciou nesta segunda-feira, 31, que o país retomará a ajuda financeira para o Fundo Amazônia, cujo objetivo é conter o desmatamento florestal. O anúncio foi feito em decorrência da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo 30.
As doações norueguesas foram interrompidas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). “O presidente eleito Lula defendeu a proteção da Amazônia e seu povo ao longo de sua campanha, bem como em seu discurso de aceitação. A Noruega espera revitalizar nossa extensa parceria climática e florestal com o Brasil”, disse Eide, em uma postagem em sua conta no Twitter.
President-elect @Lulaoficial championed the protection of the Amazon and its people throughout his campaign as well as in his acceptance speech. Norway looks forward to revitalizing our extensive climate and forest partnership with Brazil. 🇧🇷🇳🇴@climateforest
— Espen Barth Eide (@EspenBarthEide) October 31, 2022
A agências internacionais, o ministro disse que a Noruega está ansiosa para manter contato com a equipe de Lula, “o mais rápido possível, para preparar a retomada da colaboração historicamente positiva entre Brasil e Noruega“. De acordo com ele, 5 bilhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 2,5 bilhões) serão destinados ao fundo de preservação da Floresta Amazônica.
Lula afirmou no domingo (30), após o anúncio de sua vitória no segundo turno da eleição presidencial, que o Brasil está disposto a ter um papel de vanguarda contra a mudança climática e destacou que o planeta precisa de uma “Amazônia viva”.
Embora Bolsonaro seja acusado de promover o desmatamento na Amazônia — nas palavras do ministro norueguês, por exemplo, o índice de aumento do desmatamento foi “escandaloso” —, os números mostram que Lula e Fernando Henrique Cardoso desmataram muito mais.
Nos primeiros 36 meses do atual governo, a média mensal de desmatamento na Amazônia brasileira registrou a marca de 945 quilômetros quadrados. Esse número é inferior ao verificado nas gestões de Lula (média mensal de 1,3 mil) e FHC (1,6 mil).
Decisão do STF sobre Fundo Amazônia
Na semana passada, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para obrigar o governo federal a reativar o Fundo Amazônia, em 60 dias. O pedido foi feito por PT, PSB e Psol, em 2020. As siglas de esquerda querem que a Corte reconheça ainda a “omissão” do Poder Executivo no caso.
Votaram a favor da reativação do fundo a presidente do STF, Rosa Weber, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Faltam votar Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Nunes Marques foi o único ministro a divergir da maioria.
Leia também: “A verdade incendiada”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 130 da Revista Oeste
Esses gringos não passam de IDIOTAS! Mandando dinheiro para organizações criminosas que se passam por ONGs.
Agora estará tudo na aos da quadrilha! Daqui a uns anos o povo terá saudade do governo que fez muito pelo Brasil. Mas que o roubaram na cara dura nas eleições. Governo que levou água par aos Nordestinos, que se mostraram ingratos. Por isso o Nordeste está sempre na merda, pois é roubado por canalhas da esquerda a anos.
E quanto isso nos custará?
Péssima notícia. O Brasil não deve receber estas ajudas, pois não existe almoço grátis. Provavelmente irão financiar uma série de ONGs que não lutam pelo interesse do país
JÁ COMEÇA ROUBANDO DO PAÍS 2,5 BILHÕES . CACHACEIRO MALDITO.
A corja Manundial estão anciosos para voltarem a delapidar, saquear, roubar os minerais, invadirem terras para propecção, que esse traidor da Pátria vai liberar a Amazônia ao crime organizado mundial, adeus Pátria, familia e País, ou uma revolta Nacional.
Porque não utilizar essa grana para reflorestar a Europa e combater os incêndios que ocorrem em países vizinhos, que destroem residências e causam mortes humanas?
Deixem a nossa floresta Amazônica em paz.
ELES…A ESQUERDA USA ESSE DINHEIRO PARA COMPRAR VOTOS….não vai nada pra amazônia…vai para as campanhas politicas fraudadas, compra de voto por 50 reais dos nordestinos/nortistas.
É um finaciamento estrangeiro camuflado, velado..TODO MUNDO SABE
CONCLAMAÇÃO GERAL!
Não vamos nos dispersar e calar-nos perante esta FRAUDE GRITANDE, já cantada há tempos e perpetrada nesses 2 turnos.
NÃO VAMOS NOS DISPERSAR!! JAMAIS.
Vamos assolar, DESDE O INICIO, esse governo de corruptos, bandidos, verdadeira facção criminosa.
Não se iludam…SÃO FASCISTAS e vão se utilizar de métodos FASCISTAS para dominar TUDO…seu alvo principal será as forças armadas.
TEMOS DE REAGIR.
Eles usaram o “stf golpista” para dominar o congresso nacional e as vozes dissonantes da sociedade honesta.
MOBILIZAÇÃO JÁ E CONSTANTE.
Senão nosso futuro perecerá.
NÃO PODEMOS DEIXA-LOS GOVERNAR FORA DAS 4 LINHAS DE JEITO NENHUM.
POR FAVOR GENTE DO BEM….
NÃO CAIAM NO CANTA DA SEREIA que virá…
“Vamos apaziguar o Brasil, chega de ódio, chega de conflitos e brigas politicas.”
CERTEZA Vão vir com esse discurso….e…
SE VOCÊS ACEITAREM QUERENDO APARENTAR SEREM BONZINHOS E CIVILIZADOS COM ESSES BANDIDOS…. IRÃO PAGAR CARO.
SÃO FASCISTAS…
TEMOS de empreender COMBATE NELES TODO SANTO DIA E SEM TRÉGUAS.
Agora os políticos noruegueses ficaram felizes? As doações lhes darão mais retorno?
Claro, pois afinal vai rolar atividades ilegais das FDP dessas ONG e dinheiro para os “cumpanheiros” do PT. Muito triste isso tudo.
O amor está de volta ! FDP.
R$ 2,5 bilhões em quanto tempo? E como isso será usado?
Na minha terra chamamos isso de Arapuca de pegar Jacú.
Agora teremos que aguentar esses globalistas dando pitacos em assuntos internos, que só interessam ao povo brasileiro.As malditas ongs voltarão com tudo para a Amazônia.E convenhamos:2 bilhões dá pra patrocinar centenas delas.
Traduzindo:
“Esperamos, o mais rápido possível, retomar o processo de desapropriação de terras brasileiras, em favor da Noruega”.
Ótimo para obgs corruptas, então o povinho de lá continuará sem cultura e itens básicos
Mas eles merecem né
Pega o seu dinheiro e …. gaste com o povo norueguês…. Afinal, o dinheiro vem dos impostos da população. O Brasil se quiser, pode sim, financiar isso. Dar dinheiro para o governante que mais desmatou, o marido de uma certa ministra pode dizer isso, é muito estranho….
Vamos adivinhar o esquema ?
Governo norueguês “dá” dinheiro para ONGs brasileiras e estrangeiras (norueguesas entre elas), e parte desse dinheiro é investido para reflorestar uma floresta intacta.
Como sobra dinheiro, parte volta para certos cidadãos brasileiros e outra parte para cidadãos noruegueses, e além disso, certas madeiras sem lei começam a abastecer os mercados europeus, bem como alguns minerais preciosos.
Pronto!!!