Debates eleitorais renderam até ‘dueto’ entre Bolsonaro e Marina Silva

Momentos vão desde 1994, com as sabatinas do Roda Viva, até os recentes debates das eleições de 2022
-Publicidade-
Orestes Quércia (MDB), Lula (PT), presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lourdes Melo (PCO) | Foto: Wikimedia Commons, Agência Brasil e redes sociais/ Montagem Revista Oeste
Orestes Quércia (MDB), Lula (PT), presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lourdes Melo (PCO) | Foto: Wikimedia Commons, Agência Brasil e redes sociais/ Montagem Revista Oeste

A uma semana das eleições, Oeste preparou um esquenta com os melhores momentos dos debates eleitorais. Essa é a hora para que cada candidato mostre ao eleitor suas propostas e, principalmente, ataque diretamente os pontos fracos dos adversários. A seleção dos melhores momentos vai desde 1994, com as sabatinas do Roda Viva, até os recentes debates das eleições de 2022. Confira os melhores trechos:

1- “Mentira!” (1994)

Durante uma sabatina no programa Roda Viva (TV Cultura), em 1994, o jornalista do jornal O Estado de São Paulo Rui Xavier fez uma pergunta ao candidato à Presidência Orestes Quércia (MDB), ex-governador de São Paulo. Ao ser interpelado sobre as denúncias de seu enriquecimento ilícito, o candidato se descontrolou, e apontando para o jornalista, repetiu em alto e bom som por diversas vezes: “mentiroso, caluniador; caluniador e mentiroso” contra Xavier.

-Publicidade-

As ofensas de Quércia transformaram o tradicional programa em um palco de uma das brigas mais famosas da TV. A “treta” conquistou a internet e se tornou um meme lembrado até hoje.

2- Caras e Bocas

No debate presidencial da Band em 2006, o então governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) disputava o chefe do Executivo. Lula (PT), então presidente do Brasil, disputava o segundo mandato (ganhando aquela eleição). Em certo momento do embate, Alckmin lista alguns “cortes” de gastos que faria em uma eventual gestão e interpela Lula sobre quais gastos ele pouparia, caso ganhasse as eleições.

O petista não lista quais “cortes” faria, então Alckmin aproveita a deixa e afirma que Lula iria “aumentar o gasto do povo brasileiro”, e pergunta sobre um escândalo de corrupção de sua primeira gestão no país. Nesse momento, o então presidente começa a fazer caras e bocas, ironizando as falas do tucano. Neste ano, Lula e Alckmin estão juntos em uma chapa para a Presidência da República.

3 – Debate ou dueto musical? (2018) 

No debate da Rede TV, em 2018, a candidata à Presidência Marina Silva (Rede) e o então candidato e atual presidente Jair Bolsonaro (PL) debatiam sobre o direito das mulheres. Ambos trocaram vários ataques, o que comumente ocorria nos debates presidenciais. Contudo, foi uma edição nas redes sociais que transformou esse momento em um meme. A música Amor de Verdade, do Mc Kekel e Mc Rita, um dueto, coube bem no momento de amor e ódio entre Bolsonaro e Marina.

4- “Eu não fui para Paris” (2022)

O ano é este (2022) e temos Lula retornando ao jogo político depois de alguns anos. Desta vez, o embate foi com Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência, e amigo de longa data do petista. Lula estava se queixando sobre as motivações que levaram Gomes a dizer que a eleição de Bolsonaro estava na “responsabilidade” dele, então lembra que o pedetista viajou para Paris, na França, no segundo turno das eleições de 2018, para não votar no Haddad (PT).

“Queria dizer que eu não fui para Paris”, exclamou Lula. “Eu não saí do Brasil para não votar no Haddad.” Então, Gomes responde: “Porque você estava preso”, se referindo a prisão do petista em Curitiba. O momento rendeu bons memes nas redes sociais, até mesmo pela sinceridade de Gomes.

5- “Você quer me calar?” (2022)

Lourdes Melo, candidata do Partido da Causa Operária (PCO) ao governo do Piauí, chegou aos trending topics do Twitter, depois de participar de um debate eleitoral na TV, no início de agosto deste ano. No terceiro bloco, o apresentador Joelson Giordani sorteou o nome de Lourdes para fazer uma pergunta com tema livre a qualquer um dos nove candidatos presentes. Lourdes começou a falar, mas logo foi interrompida. “Ah, você quer me calar?”, interpelou. “Você quer proteger os outros candidatos?”

Giordani tenta explicar que, na verdade, queria que Lourdes falasse para quem seria a pergunta. “Eu estava com uma cola ali com o nome dos candidatos”, disse a candidata. “Tem candidato aí que eu não sei nem quem é.” A roupa dela também chamou a atenção: uma camisa da Seleção Brasileira de cor vermelha e com um símbolo do comunismo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.