Os deputados federais Paulo Eduardo Martins (PL) e Marcel van Hattem (Novo) criticaram nesta quarta-feira, 19, a censura promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à imprensa independente. Os parlamentares alertam especificamente para a escalada autoritária contra veículos e empresas como a TV Jovem Pan News e a Brasil Paralelo.
“Temos de ter uma certa neutralidade nas instituições”, advertiu Martins, em discurso na Câmara dos Deputados. “É isso que faz com que a democracia se mantenha e seja sustentável. Mas essa neutralidade, no Brasil, acabou. O TSE escolheu um lado, o que é lamentável.”
Censura à Jovem Pan e ao Brasil Paralelo praticada pelo TSE é coisa de ditadura. Acordem! pic.twitter.com/0IoUJK03n2
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) October 19, 2022
A TV Jovem Pan News, por exemplo, precisou afastar a comentarista política Zoe Martínez do programa Morning Show. A emissora teme que possíveis comentários contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possam desagradar aos ministros da Corte Eleitoral. Os Pingos nos Is, programa de destaque nacional, precisou modificar parte do quadro de comentaristas para atender às regras da Justiça Eleitoral.
Na terça-feira 18, o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, determinou a suspensão da monetização de canais e veículos de informação como Brasil Paralelo, Foco do Brasil, Folha Política e Dr. News. A decisão estará em vigor até 31 de outubro, depois das eleições.
As empresas estão proibidas de obter receitas de impulsionamento pago na internet, especialmente de conteúdos que envolvem Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado também censurou previamente o documentário Quem Mandou Matar Jair Bolsonaro?, produzido pela Brasil Paralelo. A multa diária pelo descumprimento da determinação é de R$ 500 mil.
O Brasil está sob censura! O TSE está atuando como um Tribunal CENSOR Eleitoral, decidindo o que se pode ou não se pode dizer. Lula foi condenado por corrupção, cumpriu pena por quase dois anos e só foi solto porque o STF anulou de forma vergonhosa seu processo. pic.twitter.com/H6gi0waJxT
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) October 19, 2022
Em discurso na Câmara, Van Hattem criticou a decisão do TSE que proibiu a TV Jovem Pan News de se referir a Lula como “ex-presidiário”, “descondenado”, “ladrão”, “corrupto” e “chefe de organização criminosa”. “Só falta o TSE dizer que a Jovem Pan não pode mais chamar o Lula de Lula”, afirmou. “Há um severo ataque à liberdade de imprensa, à liberdade de opinião, à liberdade de expressão. Muitos daqueles que estão no Poder Judiciário querem subjugar o país à sua ideologia, à corrupção, aos desmandos.”
Somente 2 deputados dos 513 se manifestaram contra esse novo AI-5 em vigor no País! E o consórcio de imprensa ficou mudo. A solução é a resposta nas urnas dia 30 com Bolsonaro 22 !
E aquele Jeep?
Ninguém mais ouviu falar dele?
SÓ RETÓRICA NADA ADIANTARÁ
O QUE DE CONCRETO ESTÁ SENDO FEITO
POR RXEMPLO………..
Vocês queriam o que? Se esses caras estão indo tão longe é porque descobriram que contra eles não tem ninguém de peito pra mandar calar a boca. Eles mandam..Se agora, com tudo nas mãos, já estamos apanhando na cara, imaginem depois. Esqueçam esses ministros (são apenas 11) e o candidato deles, nosso antigo conhecido. Melhor ir atrás dos verdadeiros culpados, que estão no conforto de seus lares, só olhando o circo pegar fogo. E nós sabemos muito bem quem são eles. Esses sim, são os maiores covardes.
Entende-se por DEMOCRACIA, LIBERDADE. Estamos cercados de ditaduras ao redor do Brasil, que estão corroendo os seus Países. Venezuela e Argentina são alguns exemplos. Cabe-nos decidir o nosso futuro. E ele é VERDE E AMARELO 🇧🇷💚💛
É triste. Um afronta a todos. Lamentável, pura CENSURA. Que moral esses senhores têm? Ou acham que têm? O Povo deve se manifestar sim. Agora ou nunca mais.
Se este País fosse uma verdadeira Democracia, os Parlamentares estariam em movimento para barrar esses arroubos autoritários .
COMO CUSTA CARO AO POVO A IMUNIDADE PARLAMENTAR/FORO PRIVILEGIADO.
E COMO NÓS POVO TEMOS ESTA PAUTA COMO PRIORITARÍSSIMA, ASSIM COMO A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
RESTA-NOS CONTAR COM AS FFAA NA APURAÇÃO DOS VOTOS, CERTOS DE QUE NA 4ª INSTÂNCIA O BANDIDO IDOLATRADO PELO STF/STE NÃO SE SAFARÁ.
EU ACREDITO….EU ACREDITO…
Culpa do senado que nao cumpre com suas atribuições
MANO!VOCÊS DEIXARAM CASSAR UM DEPUTADO EM PLENO MANDATO E AGORA QUEREM IR PRA CIMA,PERDERAM O TEMPO CERTO AGORA SE CURVEM,BARROSO FOI NA CÂMARA E DISSE “ELEIÇÃO NÃO SE GANHA SE TOMA” PARAFRASEANDO O CHEFE DIRCEU, GUERRILHEIRO CUBANO,AGORA!
SE NÃO FOSSE O PRESIDENTE O DEPUTADO ESTARIA CUMPRINDO SEUS NOVE ANOS DE CADEIA,AGORA MANO!