O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta segunda-feira, 31, que a diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro. A cerimônia está de acordo com a legislação eleitoral.
O TSE é responsável pela diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Eles venceram as eleições realizadas no domingo 30. A data do evento de diplomação ainda não foi marcada.
Os eleitos para os cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital serão diplomados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com sede nos 26 Estados e no Distrito Federal. A data-limite também é 19 de dezembro.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral é o documento oficial que atesta a vitória do candidato nas urnas e autoriza a posse. O presidente da República e os governadores assumirão o posto em 1º de janeiro. A posse dos parlamentares eleitos, por sua vez, será em 1º de fevereiro.
Relacionadas
Mais votos
Derrotado nas eleições deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve mais votos que no pleito realizado em 2018, quando foi eleito. Ele conquistou 58,2 milhões de votos (49,1% dos votos válidos). Em 2018, quando derrotou Fernando Haddad (PT), conseguiu 57,8 milhões de votos (55,13%). Lula, vencedor na disputa de 2022, teve 60,3 milhões de votos (50,9%).
Mas alguns anjos me confirmam, que tem gente com “números fabricados”, que tiveram a posse num hotel em SP mas sequer serão diplomados.
Só Corrigindo: Lula Não Venceu Eleição Nenhuma, foi Tomada (Roubada) com ajuda do TSE, Até foi um Ministro que Falou isso.