Revista Oeste - Eleições 2022

Economista que acusa os EUA de criarem a covid-19 diz que ‘mundo precisa de Lula’

Jeffrey Sachs participou de evento em São Paulo na quinta-feira ao lado de Aloizio Mercadante, coordenador do plano de governo petista
-Publicidade-
Jeffrey Sachs, à direita de Aloizio Mercadante, em evento do PT em São Paulo
Jeffrey Sachs, à direita de Aloizio Mercadante, em evento do PT em São Paulo | Foto: PT/Divulgação

O economista norte-americano Jeffrey Sachs esteve em São Paulo na quinta-feira 11 para realizar uma palestra na Fundação Perseu Abramo e exaltou Lula. No evento ao lado de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), o acadêmico estrangeiro disse que o ex-presidente merece outro mandato.

Professor da Universidade de Columbia e presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), Sachs chamou atenção recentemente ao afirmar que o vírus da covid-19 foi criado em uma experiência malsucedida em laboratórios norte-americanos.

Sachs palestrou ao lado de Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo e coordenador do programa de governo de Lula, da Coligação Brasil da Esperança.

-Publicidade-

“Eu sei que o Brasil precisa muito de vocês (PT), mas devo enfatizar que o mundo todo precisa de vocês. O mundo está carente de lideranças, e, com certeza, ele (Lula) vai ser um dos líderes mais importantes para conseguir organizar as questões globais”, afirmou Sachs, em declaração reproduzida pelo site do partido.

“Nós temos uma crise muito grande, que está se aprofundando. Não é só uma crise econômica, é também uma crise geopolítica e ecológica. De fato, é importante ter líderes como o presidente Lula participando ativamente”, acrescentou o norte-americano.

Para uma plateia que incluiu os ex-ministros Nelson Barbosa (Fazenda), Míriam Belchior (Planejamento) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Sachs elogiou o governo Lula (2003-2011) no aspecto econômico.

O palestrante ainda mencionou o fortalecimento das relações bilaterais e disse acreditar que o Brics, grupo do qual o Brasil faz parte, ao lado de China, Rússia, África do Sul e Índia, é hoje maior do que o G-7, agrupamento das principais economias mundiais.

Durante o evento, Sachs concordou com a tese defendida por Mercadante de que o mundo, que se beneficia da biodiversidade da Amazônia, deve financiar a preservação e compensar o Brasil. O petista convidou o economista norte-americano para trabalhar como consultor de um eventual governo Lula, em caso de vitória nas eleições de outubro.

Jeffrey Sachs: covid-19 criada por norte-americanos

Jeffrey Sachs fez carreira como economista consultor de uma série de governos, da Bolívia a países que vinham de transição após a queda do socialismo no Leste Europeu, como Polônia, Eslovênia e Estônia.

Entre os livros publicados por Sachs, destaque para O Fim da Pobreza, em que o autor apresenta algumas ideias sobre promoção do desenvolvimento e da eliminação da miséria extrema com base nos conhecimentos adquiridos no seu trabalho como conselheiro de governos.

Em maio deste ano, Sachs contestou a tese de que o vírus da covid-19 saiu da cidade chinesa de Wuhan, com provável responsabilidade do governo local. Junto com o professor de farmacologia molecular Neil Harrison, o economista publicou um artigo que traz uma investigação independente, com supostos indícios de que a doença teve origem em experiências patrocinadas pelos EUA.

“O governo dos EUA estava patrocinando muitas manipulações genéticas perigosas de vírus do tipo Sars e ainda não revelou honestamente a natureza desse trabalho”, disse Jeffrey Sachs, em entrevista ao Tehran Times, jornal do Irã, reproduzida pelo site oficial do economista.

“Há sinais preocupantes de que essa pesquisa pode ter criado o Sars-Cov-2, o vírus que causa a doença covid-19. Sim, os EUA tentaram culpar a China sem admitir seu próprio possível papel nisso. Os governos devem cooperar com a Organização Mundial da Saúde para encontrar a verdade”, acrescentou.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

30 comentários Ver comentários

  1. O “infeliz” esqueceu de combinar com o “sábio nine”, uma vez que este declarou, recentemente, que o vírus era uma “dádiva da natureza” para colocar à prova a “força do Estado”, no enfrentamento da crise… Lembando a ambos, uma citação do nosso ilustríssimo, Mariano José Pereira da Fonseca (Marquês de Maricá): “NÃO É DADO AO SABER HUMANO CONHECER TODA A EXTENSÃO DA SUA IGNORÂNCIA“.

  2. Há indícios mas nenhuma prova, como tudo o que vem das mentes deformadas da esquerda. Esse fulano deveria explicar porque o Brasil teria de arcar com o ônus de ter um ladrão megalômamo na presidência apenas porque o mundo não tem lideranças. Lula, além de ter sido condenado como ladrão, é uma fraude cuja capacidade de liderança se resume ao talento que tem para encantador de burros.

  3. O mundo precisa do Lula , para entregar o país com suas riquezas aos globalistas internacionais, e sustentar seu alto padrão de vida, enquanto somos roubados.

  4. é verdade! e completando a frase dita pela metade… “… o mundo precisa de .u.a o mais longe possível das questões da saúde”. e é claro no meio de tanto “esquerdoclima” seria muito inconveniente citar um outro nome como o de Jair por exemplo, iria provocar o caos e brigas que são comuns entre eles!

  5. O interessante, que o país deles não admitem nenhuma intromissão nos assuntos internos, MASSSSS, no país dos outros é delicioso… O que prometeram à ele??????

  6. O Mundo precisa do Chefe da Droga chamado Escobar? Precisa de ditadores como os irmãos Fidel? Precisa de humanistas como Chaves e Maduro? O mundo precisa da Verdade, nua e crua.

  7. Economista? Nossa será? Deveria fazer as contas do qto o Luladrao roubou do país. Total desconhecimento dos fatos do Brasil. Ou finge não ver. Jamais seguiria uma recomendação econômica de um cara tão desinformado como este.

  8. Gente 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 só louco se junta com essa máfia mesmo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤮🤮🤮🤮🤮

      1. Um completo inútil a serviço do comunismo e amigo de bandidos. Não é necessário dizer mais nada.

  9. Eu fico imaginando, esse sujeito falar isso. “O mundo está carente de lideranças, e, com certeza, ele (Loola) vai ser um dos líderes mais importantes para conseguir organizar as questões globais”. Organizar as questões globais? O cara e sua trupe roubaram o nosso Pais. É muita imbecilidade para uma pessoa só.

  10. Mister Jeffrey “Sacos”, pode colocá-los num saco( o mula, o manteiga e o aloísio merdaandante) e os leve de presente, coloque-os para morar na sua casa.

  11. Paulo Guedes contrariou o mundo e provou que tinha razão. Outros contrariam o bom senso e só provam que são malucos. Era para ter vindo a Greta Thunberg, mas ela acha que aviões não existem e acredita que a Amazônia é o pulmão do mundo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.