Em editorial publicado nesta sexta-feira, 21, o jornal O Estado de S. Paulo desfaz os argumentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma suposta postura moderada do Foro de São Paulo. A organização, fundada em 1990 pelo petista e pelo ditador cubano Fidel Castro, reúne partidos de esquerda de diversos países da América Latina e do Caribe.
“O Foro, uma verdadeira frente ampla autocrática, já nasceu retrógrado”, diz o jornal, ao mencionar que a organização subverteu a democracia e desrespeitou os direitos humanos em todos os países por onde passou. “O fracasso em cada um desses compromissos foi retumbante e catastrófico para os povos de países como Venezuela, Cuba ou Nicarágua, mergulhados sempre mais fundo na miséria econômica, social, política e moral por ditaduras militares comandadas por clãs familiares.”
Para sustentar seu argumento, o Estadão lembra os antigos laços de amizade de Lula com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. O petista perguntou, a menos de um ano, “qual é a lógica” de cobrar um limite ao poder do tirano sandinista e não fazer o mesmo quando se trata de Angela Merkel, ex-chanceler alemã. O petista quis dizer que as seguidas vitórias eleitorais da ex-primeira-ministra, obtidas em eleições limpas, fossem comparáveis ao regime de exceção nicaraguense.
Relacionadas
Lula também se mostrou admirado com o “controle” e o “poder de comando” do Partido Comunista da China (PCC). A facção que comanda o país asiático, aliás, foi festejada pelo Foro em 17 de outubro. Na ocasião, o grupo cumprimentou o secretário-geral do PCC, Xi Jinping, por seu “trabalho excepcional para melhorar as condições de vida de seu povo”. Como observa o Estado de S. Paulo, o Foro não dedicou nenhuma palavra de condenação às conhecidas violações de direitos humanos na China.
“Se é flagrante que Lula não conseguiu ‘moderar’ a esquerda latino-americana, é questionável se conseguiu moderar seu próprio partido”, diz o texto. “De fato, a luta do PT se deu com outras armas: uma oposição irresponsável, que sabotou todo tipo de política econômica na expectativa de que a ruína do país favorecesse os projetos de poder de Lula; e um governo ainda mais irresponsável, que subornou parlamentares, aparelhou a máquina pública e atropelou as regras fiscais para sustentar sua ambição hegemônica ao poder.”
O jornal avalia que, assim como outros líderes autoritários do Foro, o PT, quando fala em “democracia”, está se referindo a um tipo específico de democracia — aquele em que seus opositores têm a reputação destruída.
Leia também: “O Foro de São Paulo é uma ameaça real”, entrevista com José Antonio Kast publicada na Edição 119 da Revista Oeste
O maior truque do mal é conseguir enganar uma parcela menos informada de que ele, o mal, não existe.
Pois é, e diante da cara de todos os brasileiros, se permiti, que um projeto de ditador, condenado por corrupção, ex-presidiário e bêbado, ainda se árvore a querer comandar novamente o Brasil, é de uma canalhice sem régua pra medir o caráter dos que professam e tentam realizar este intento. Deus salve a pátria amada Brasil.
ENTAO ESTADAO? VOCES AJUDARAM DESETERRAR ESSE MONSTRO. ESSE BANDIDO E AGORA ESTAO SE POSICIONANDO CONTRA ESSE MAL? PENA QUE JA E MUITO TARDE! #FORAESTADAO
Domingo 22 neles!
Faz tempo que não leio mais nada do Esquerdão. Para mim se igualou a Folha.
O estadão acordou tarde demais, com a p… toda dentro do c.
Vamos usar nossa bala de prata contra esta corja.
O VOTO
LIVRE E SOBERANO
Óia…. Estadão acordando…..quem diria……bastou um catracada de censura para esse povo acordar.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
Um pouco tarde para dizer o óbvio…. Desde o começo deveria ter bombardeado este ato tresloucado da justiça, em liberar um condenado a concorrer ao mais alto cargo da República.
O “Estadão”, ciente e se rendendo à virada de Bolsonaro, já se ajeita para não ficar tão mal na “fita”. Beem revelador…
Editorial fajuto!!!
Só agora faz esse reconhecimento???
Mídia podre foi desmamada e vê a reeleição de Bolsonaro.
Iremos VENCER. Anotem.
Só agora perceberam isso?
De vez em quando o Estadão tem lapso de lucidez.
Too litle ,too late
Ufa! Acordaram, antes tarde do que nunca.
Olavo de Carvalho tinha razão e o Estadão está atrasado em mais de 30 anos.
É só ver que as pesquisas estão dando virada de Bolsonaro que os meios de comunicação tradicional começa a mudar o discurso, são oportunistas, misericórdia.
Percepção correta. Porém, mudança de opinião não absolverá esse consórcio de eventual condenação judicial. Vamos ver o que sai da CPI das Pesquisas. Quem pagou?
É isso mesmo! 22 na frente e subindo!!
O Estadão disse o óbvio! O grande problema é que o povão ignorante, se encanta com “picanha e cerveja” como se rato fosse, atraído por um pedaço de queijo preso numa RATOEIRA. Se esse povão ignorante não perceber que está sendo atraído para uma ARMADILHA, estará dando todas as chaves dos estoques de queijos para a RATAZANA MOR, chamada RATALULA e, aí, adeus queijos públicos….
A RATAIADA ESTÁ À PORTA!!
CHUMBINHO NELES!!?
ISSO também é revoltante!
1) pode ser mais uma prova de q a realidade é diferente da maioria das pesquisas
2) não deixa de fazer parte do “consórcio” na minha percepção
3) bem…. Too little, too late! Mas, se está se reposicionando, pode haver algo de positivo
Leia-se: “Estar se reposicionando”
Antes tarde do que nunca mas vamos ver se há sequência nesse caminho.
É um sujeito odioso, esse cabeça de ovo. Esse cara tá pensando que isso vai estender e ele virar definitivamente o ditador do Brasil. É isso que queremos? E esses canalhas vivem falando em democracia, mas pra esquerda, democracia é essa ditadura que eles já estão implantando
Passaram anos chamando o Olavo de Carvalho de maluco e conspiracionista por causa do Foro de SP. Ele existe. Nenhuma desculpa foi dada. Esqueceram de citar a participação das Farc e outros grupos de guerrilha e narcotráfico do Foro. As Farc agradeceram ao Lula! Indesculpável.
Será que o consórcio da imprensa finalmente acordou?
Com certeza eles têm uma pesquisa, deles, que aponta a vitória do presidente no 2º turno, e estão preparando o terreno pra não levar “chumbo” depois… Agora é tarde, Inês ou melhor, a esquerda é morta… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ISSO NÃO GOVERNARIA EM PAZ NEM.NA CUba DO SUL, QUE DIRÁ DO CENTRO-OESTE PARA BAIXO.
O pasquim está cuspindo no prato que come.
Não vai demorar para o TSE censurar o Estadão.
Excelente matéria! Disse a verdade somente!
BOLSONARO HOJE NO SBT 9:30 h
Corrigindo : 21:30 h
Hoje live de 22h com a participação a cada 20 minutos de vários apoiadores do grupo de Bolsonaro
Atenção para o endereço