A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) pediu acesso ao inquérito que apura a atuação dos institutos responsáveis pelas pesquisas eleitorais conduzido pela Polícia Federal (PF). O pedido de instauração da investigação partiu do Ministério da Justiça.
Embora não seja parte investigação, a associação afirma que têm legítimo interesse em acompanhar as investigações e sustentar o descabimento de eventual medida cautelar.
Dois dias depois do resultado do 1º turno das eleições de 2022, o ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou que havia encaminhado à PF um pedido de apuração sobre as empresas de pesquisas. Torres disse ter recebido uma representação que acusou alguns institutos de condutas que em tese caracterizariam a prática de crimes.
Os institutos de pesquisa erraram o resultado de inúmeras pesquisas realizadas às vésperas do primeiro turno das eleições. Na eleição presidencial, os principais institutos divulgaram, no sábado 1º, que a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) era de 14 pontos porcentuais. Nas urnas, ficou em 5 pontos.
Um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo apontou 11 erros, com distorções de pelo menos dez pontos porcentuais acima do resultado oficial. Em dez dos casos, os prejudicados eram candidatos apoiados por Bolsonaro.
No Congresso Nacional também existe um movimento para investigar os institutos de pesquisa. Na Câmara, uma proposta pode criminalizar os erros cometidos pelos levantamentos.
No Senado, os parlamentares pretendem instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que a CPI deve ficar para depois do período eleitoral.
Na próxima semana, os senadores vão votar um requerimento de audiência pública para convidar o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para dar esclarecimentos sobre as pesquisas.
O STF NA PESSOA DE ALEXANDRE DE MORAES DISSE : NÃAAAAAOOO!!
Não vai dar em nada essas CPIs, travadas pelo vagabundo do Rodriguinho Stteefe, essa canalha não fará nada que atrapalhe a pretensa eleição do Ladrão , mancomunado com o TSE militante, vai acabar em revolução , porque não aceitaremos tornar-mos escravos da ditadura socialista do PT.
O BRASIL tem obrigação de defender o seu Território contra o comunismo e a ditadura. Temos de lutar com todas as nossas forças contra a mancha vermelha que está poluindo o Continente
NEGUE O ACESSO…
MANDA PEDIR PARA o stf/tse golpistas e PARCIAIS.
Vamos ver o que decidem…. e em cima dessa decisão… IMPEACHMENT no MORAES e demais que apoiam ATOS FLAGRANTEMENTE INCOSTITUCIONAIS.
O lucro é certo e garantido: Abra a tua Empresa de Pesquisa!
Mas, como regra número um, sempre apresente o resultado que o cliente pagou e desejou.
Sem isto, a tua empresa irá falir…
Os advogados que defendem “bolsonaristas” sempre tiveram negado o pedido de acesso aos inquéritos de seus clientes.Vamos ver se a ABEP vai conseguir.