O ministro Luiz Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou, nesta terça-feira, 26, liminar para suspender a convenção do MDB marcada para quarta-feira. O encontro on-line deve oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República.
O pedido sobre a suspensão havia sido feito na segunda-feira pelo MDB de Alagoas. Hugo Wanderley Caju, representante estadual do partido, é o autor da ação.
De acordo com Caju, a plataforma escolhida para a convenção “não é capaz de garantir o sigilo do voto” dos integrantes da sigla.
No texto, o representante afirma que o voto secreto é garantido pelo estatuto do partido, e o sistema escolhido “não é capaz de assegurar esse nível primordial de segurança e de sigilo das informações”. Caju também pede que a convocação do evento seja anulada.
Na decisão desta terça-feira, Fachin afirmou que o edital de convocação da convenção do MDB manifesta que “será garantido o sigilo do voto”.
“A parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que a garantia prevista no edital não será cumprida”, acrescentou o ministro.
O MDB-AL é presidido pelo senador por Renan Calheiros, aliado do ex-presidente Lula (PT), que vem defendendo o apoio do partido à candidatura do petista à Presidência. Outros presidentes do partido nas regiões Nordeste e Norte também são próximos do líder de esquerda.
Indecisão no MDB
Nas últimas semanas, o MDB vivencia uma disputa interna para decidir quem vai ser o candidato à Presidência da República apoiado pelo partido. Em 18 de junho, lideranças de 11 Estados se reuniram em São Paulo, declarando apoio a Lula.
No dia seguinte, o MDB divulgou uma carta assinada por líderes de 19 Estados apoiando a pré-candidatura de Simone Tebet. O PSDB e o Cidadania também estão unidos para oficializar a senadora de Mato Grosso do Sul como candidata do bloco chamado de “centro democrático”.
Tanta briga por causa de 3%. Pelo visto a coisa por lá, na aliança com o Mulla não está lá essa coisas, estão catando até os centavos.
As cabeças desses ” representantes do povo” estão ficando cada dia mais próximas as dos chimpanzés . Até uma convenção de partido precisa ser decidida pelos “ilustres” do TSE. Nelson Rodrigues já antevia essa baboseira. Com todo o meu respeito aos chimpanzés que são mais inteligentes.
Excelente notícia. Quando mais candidatos de esquerda na disputa, menos apoio o nime consegue.
Mais uma candidatura igual a do Ciro Gomes…..apenas para tentar tirar voto do Bolsonaro…….No fundo todos já sabemos de que lado o MDB está……..é só mais um tempinho, mais uma disfarçadinha, até tirarem as mascaras……
Alguém da família interceda, porque deixar uma sem noção ser humilhada.
Candidatura natimorta, para alegria do cangaceiro Renan Calheiros…parça do Luladrão, o honesto…
É difícil saber o que é pior, se Tebet, se MDB, se Renan ou se fachin!
Paulo, tudo aí é bosta, mas o mais bosta é o fachin.