Em meio à queda de braço sobre informações de transparência do processo eleitoral brasileiro, as Forças Armadas solicitaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os arquivos referentes aos pleitos de 2014 e 2018. A informação foi inicialmente publicada pela Folha de S.Paulo nesta terça-feira, 12, e confirmada por Oeste.
No ofício datado de 24 de junho os militares justificam a solicitação, destacando a necessidade de “esclarecer e conhecer os mecanismos do processo eleitoral, com a finalidade de permitir a execução das atividades de fiscalização do processo eleitoral”.
A mensagem ao TSE tem assinatura do general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa.
Por sua vez, a listagem dos arquivos solicitados é assinada pelo coronel do Exército Marcelo Nogueira de Sousa, chefe da equipe das Forças Armadas que vai participar da fiscalização do processo eleitoral.
Os militares solicitaram arquivos de imagens dos boletins de urnas (emitidos ao final da votação com a totalização dos votos de cada urna), arquivos com o registro digital do voto e os logs das urnas (que registram o que ocorreu ao longo da eleição).
As Forças Armadas ainda solicitam acesso ao relatório de urnas substituídas e dados sobre comparecimento e abstenção em cada seção eleitoral.
Bolsonaro e o TSE
A lisura dos pleitos de 2014 e 2018 tem sido contestada pelo presidente Jair Bolsonaro (PR) em seu discurso sobre transparência eleitoral. Na última semana, durante a transmissão semanal na internet, o ocupante do Palácio do Planalto manifestou a intenção de apresentar dados sobre eleições passadas a embaixadores estrangeiros no Brasil.
A manifestação do presidente aconteceu no mesmo dia em que o ministro Luiz Edson Fachin, atual presidente do TSE, afirmou em evento nos EUA que teme por reações golpistas depois das eleições, em menção indireta à visão crítica do Poder Executivo.
Fachin, que vai ser substituído por Alexandre de Moraes no comando do TSE em agosto, mencionou o episódio da invasão do Congresso norte-americano por apoiadores de Donald Trump em 2021 como exemplo do que pode ser visto no Brasil.
Na próxima quinta-feira, 14, o Senado marcou uma sessão para tratar do tema, convidando representantes do governo federal e do TSE. A audiência na Comissão de Fiscalização e Controle aguarda a participação de Alexandre de Moraes, além do ministro Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, além de integrantes da Polícia Federal e da ONG Transparência Internacional.
Vai ser um cai cai, igual como dominó, estamos ansiosos…
O carniça nove dedos tinha que estar é preso, isso sim… Ele tem 12 anos pra cumprir…
è sempre bom lembrar que a votação é secreta mas a apuração tem que ser pública. se negarem esse ato e os arquivos de eleições passadas é o mesmo que admitir que existe algo a esconder. Mas, não pensem que a armação para ai, essa quadrilha tem mais cartas para serem apresentadas.
. É ver para crer…
Po, cara…. por que é que você tem que perguntar isso? Acho que você gosta de ler m….., é isso?
FACCIN: PALANQUEIRO PETRALIXO.
https://youtu.be/KgCOfO75SD8
Vejam o vídeo desse cara de pau….nojo
Não é só cheiro de pólvora no ar, me parece que tem cheiro daquilo que o drone jogou. Parabéns Forças Armadas, vai dar m….!!!
“Quem vota, como vota, em quem se vota, tudo isso nada conta; quem conta os votos é o que realmente importa”.
Josef Stalin, 1878 – 1953, dispensa apresentações.
Medidas simples, informações e dados existentes. Não há razão para negar diante da importância da segurança do pleito.
Finalmente… a cobra pegou um cigarro !!!”
BRAVOOOOOO!!!
Se o TSE não fornecer é obrigação das FFA tomar, esta é uma questão de segurança nacional.
vou além, William: em minha avaliação, se o TSE não fornecer os dados as FFAA devem afastar todos os magistrados do tribunal, todos os assessores deles, e todos os servidores que de algum modo tem alguma ligação com a área de processamento de dados – e ela mesma, as FFAA, e sei lá como, cuidar da apuração dos votos.
Será que, finalmente, o bicho vai pegar?
A participação ativa das Forças Armadas em todo o processo eleitoral é imprescindível para a democracia. Os ministros do STF, em especial os que irão compor o TSE, perderam a credibilidade para conduzir o processo eleitoral, em razão de sua militância política. Lamentável.
verdade!
Cheiro de pólvora no ar.
concordo
Com esses dados podem ser expostas as intrigantes repetições e paradas sugestivas de “modulação” durante a apuração (no Youtube tem material sobre isso). Também poderemos saber se os boletins de urnas estão sendo emitidos antes ou depois da transmissão dos dados porque é durante a transmissão que pode ocorrer a “mágica”.
Mas o impoluto Fachin vai negar, é claro.
Se ele negar, tem que ir em cana.
Ooopa.. verdade sufocada saindo das cinzas
Não sou entendedor de Tecnologia da Informação e muito menos como é o funcionamento secreto desses arquivos eleitorais, mas os especialistas das FFAA’s devem saber muito bem do que se trata. Então investiguem, vão fundo nesse negócio aí que por certo irão achar cobras e lagartos no meio dessa tranqueira aí.
Já passou da hora do TSE demonstrar sua lisura e comprometimento com a democracia. Quem não deve, não teme.
“Braço Forte e Mão Amiga”… BRAVO !!
Isso aí, se recusarem, vão ter que se explicar muito bem 👏
Eu confio nas Forças Armadas!
o CIRCULO ESTA SE FECHANDO!
Não vai dar pra ROUBAREM…
Vocês vão ver a mudança de discursos dos PTralhas…
“””Bolsonaro vai roubar as eleições!!””
“Vejam bem povo… todas as pesquisas apontavam LuLadrão como vencedor. Agora o BOZO ganha no primeiro turno?!?””
FRAUDE!!””
Esse vai ser o discursos de agora em diante…pois já perceberam que não dará para Fraudarem os resultados
Bela sacada, cara! Sendo que Haddad foi apontado muitas das vezes como vencedor em 2018, essa será a narrativa deles.
Perguntinha “””idiota””” : QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA da apuração??