O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, indeferiu nesta quarta-feira, 26, pedido feito pela campanha do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que apontou irregularidades na veiculação de inserções de propagandas eleitorais em rádios das regiões Norte e Nordeste.
Em decisão publicada no começo da noite, Moraes afirmou que não foram apresentados documentos que sustentem a fraude das rádios.
“Não bastasse essa alternância de pedidos genéricos, incertos e não definidos, os requerentes não trouxeram qualquer documento suficiente a comprovar suas alegações, pois somente juntaram documento denominado de “relatório de veiculações em rádio”, gerado por uma empresa — “Audiency Brasil Tecnologia” — não especializada em auditoria e cuja metodologia não oferece as condições necessárias de segurança para as conclusões apontadas pelos autores, conforme se verificará adiante”, escreveu o ministro.
A denúncia foi feita nesta segunda-feira, 24, à Corte. No mesmo dia, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, despachou a denúncia, dando prazo de 24 horas para que a equipe de Bolsonaro apresentasse provas sobre a denúncia. Os advogados da campanha de Bolsonaro pediram ao TSE a imediata suspensão da propaganda de rádio da Coligação Brasil da Esperança, do candidato adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em todo o território nacional.
“Nem a petição inicial aditada nem o citado relatório indicam, de modo circunstanciado e analítico, quais seriam as emissoras de rádio, os dias e os horários em que não teriam sido veiculadas as inserções de rádio para a Coligação requerente, o que impede qualquer verificação séria. Dessa maneira, o pedido é deduzido de maneira totalmente vaga e genérica”, afirma o ministro.
Rádios teriam deixado de publicar inserções
O aditamento da ação tem 35 páginas e traz, de acordo com os advogados da campanha, “fatos e indícios amostrais referentes à substancial desproporção de inserções em rádio entre as candidaturas presidenciais, no segundo turno, nas regiões Norte e Nordeste, entre os dias 7 e 14 de outubro”.
De acordo com a campanha de Bolsonaro, a auditoria foi feita pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, registrada sobre o CNPJ 37.979.367/0001-09”. “Trata-se de empresa devidamente contratada pela campanha, com observância rigorosa de todos os requisitos legais envolvidos e plenamente habilitada para a análise técnica levada a efeito, que possui, no seu objeto social, que acompanha a presente petição”, diz a ação.
Na decisão, Moraes afirmou que a empresa que fez a auditoria não é especializada no tema.
“O mais grave, porém, diz respeito à metodologia adotada pela empresa contratada pelos autores que, lamentavelmente, não se coaduna com os meios necessários para a comprovação do que alegado na petição inicial”.
Em caixa alta, o ministro afirmou na decisão que os dados apresentados não podem ser chamados de provas.
“A conclusão dessa análise é direta e certeira: “Há no entanto, uma clara confusão sobre a possibilidade de se utilizar um recurso dessa natureza, sem nenhuma verificação adicional de consistência, como se fosse uma ferramenta de auditoria. DIANTE DE DISCREPÂNCIAS TÃO GRITANTES, ESSES DADOS JAMAIS PODERIAM SER CHAMADOS DE ‘PROVA’ OU ‘AUDITORIA”, afirmou o ministro. “DETERMINO, por fim, a extração integral de cópias e sua imediata remessa para o Inquérito 4874 [inquérito das fake news], no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.”
Moraes ainda encaminhou a decisão ao procurador-geral Eleitoral, a fim de que seja apurado o suposto “cometimento de crime eleitoral, com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana”.
Esse vagabundo de toga quer impedir da PF fazer as investigações mandando para o STF que é o seu Cabaré da toga, 9nde tem seus comparsas dessa ORCRIM da toga. BANDIDO! Esse lixo tem que ser ELIMINADO urgentemente para o bem da Democracia Brasileira!! Alguém entre para a história ELIMINANDO, ABATENDO OU EXECRANDO ESSE VAGABUNDO!!! BASTA ELIMINAR UM, QUE LOGO O COVIL FICA PIANINHO.
O STF vai reeleger o Bolsonaro as vésperas da eleição com essa atuação medíocre contra a verdade.
Exonerar o funcionário que delatou o esquema parece uma estratégia de amadores.
O fato é que não precisaria apresentar provas, apenas a reclamação da falta de inserções das propagandas em rádio, uma vez que a justiça eleitoral SUPOSTAMENTE controla a isonomia do processo. As rádios recebem as mídias e o plano de inserções do TSE e depois confirmam o recebimento. Em pelo menos uma rádio era o PT quem controlava esse processo como foi denunciado. PT ladrão, nenhuma novidade.
Essa perversão do Direito só vai acabar depois da morte de Alexandre de Moraes.
Vou me apresentar no dia 30 de outubro à minha seção eleitoral para depositar o meu voto e nada dessa conversa de mudar a data das eleições que já estou de saco cheio desse assunto, ganhará quem for mais esperto, mais malandro. Como chegamos a essa situação, para mim esse país já era, pode devolver aos índios que estará mais bem cuidado. E fim de papo, nada mais tenho a dizer. Fui…
Se eu fosse um General, esse cidadão teria que se esconder num buraco pra não lhe encontrar . Iria sair desse cargo na força
A próxima etapa é fazer igual fizeram na Venezuela,invalidar o congresso recém-eleito e colocar só esquerdista igual fizeram com o Guaidó.
Quem dúvida?
Desisto. Vou la fazer minha partedia 30,mas depois da entrevista do presidente de agora,joguei a toalha. O general do povo se acovardou. Só bravatas e nada de partir pro pau e salvar seu povo da tirania. Que venha o comunismo. O país vai acabar
Creio que a forma pela qual a denúncia foi efetuada, segunda feira, não utilizou a melhor técnica. Entendo que o tempo urge, mas deveriam ter juntado provas contundentes, e não indícios. Imprescindível registrar que sabem com quem estão lidando. O Brasil não é para amadores, principalmente quando a corrupção faz parte do dia a dia nacional, em todos os escalões.
Calma,RENATO,compreendo seu desapontamento, más uma atitude de colocar um ponto final,fazendo se cumprir a Constituição precisa ser muito bem pensada e ao ponto de não haver outra alternativa.
“DIANTE DE DISCREPÂNCIAS TÃO GRITANTES, ESSES DADOS JAMAIS PODERIAM SER CHAMADOS DE ‘PROVA’ OU ‘AUDITORIA”.”
Prova robusta mesmo é notícia veiculada em um portal sobre conversas de WhatsApp,que levou o ministro, sem titubear, a mandar a PF na cada de 9 empresários.
gol da alemanha
Sabe o que vai acontecer? Nada. Infelizmente ninguém reage a tudo isso.
É o legado da era petista e, ainda tem uma cambada de mulas sem cabeça e cúmplices desses canalhas que votarão no chefa da quadrilha.
Esse cara é um EMBUSTE!
Como é que desqualifica uma auditoria com tantos dados e informações??!! Ainda rebaixa uma empresa, mesmo sem verificar o histórico dela?! Por mais eficientes que fossem, esses assessores do TSE, não teriam condições de analisar mais de 5 mil páginas e mais outras com mais provas!! Houve um BLEFE do Alexandre, para se livrar do imbróglio que seu tribunal não tem competência para resolver.
Não tem outra explicação!!
E SE FOSSE O CONTRÁRIO, SR. MINISTRO??!! SE FOSSE PEDIDO PELA CAMPANHA DO PT??!!
QUAL SERIA A SUA ATITUDE?!
POR QUE, ENTÃO, DEMITIU O FUNCIONÁRIO QUE JÁ HAVIA ALERTADO ISTO DESDE 2018 ?!(segundo depoimento do mesmo)…
Esse cabeça de ovo merece prisão.
Estamos esperando o que ??????? O sistema está manipulado e só estão esperando Bolsonaro sair … nós, povo, estamos dormindo !!!
Ele sabia que em 24 horas não haveria tempo suficiente para levantar todo o processo de verificação. Às vésperas da eleição, pela urgência, ele poderia até rejeitar e dar mais prazo. O que ele fez? Incriminou quem denunciou e colocou na rua o funcionário delator. Está pelada a coruja. Deixa a eleição correr. Se o Bolconaro ganhar, melhor. Se perder, o Bolsonaro tem tudo para dar um golpe legal no TSE e no STF.
Tem tudo menos coragem. Estou arruinado emocionalmente. Meu comentário acima explica
Precisamos de mais motivos para cassar este bandido?
Precisamos fechar esta jabuticaba que só existe na república de Banânia. Não serve para nada e atrapalha as eleições.
kkkkk….e ainda mandou tudo pro ele mesmo no stf como fake news…..é o fim da picada. Ou ganhamos no voto ou se preparem para uma nova constituição bem legal pra enquadrar todo mundo sob a ordenança partido que gosta de uma teta, e adeus nossa democracia e liberdade de expressão….
Já passou da hora. Vai esperar tirar o presidente do poder pra agir? Brasil está na UTI do sistema judiciário.
Já deu. Ta na hora de agir.
Se não chamar agora de uma vez por todas a FFAA, e o Lula ganhar, os brasileiros de bem não irão aceitar essa sujeira do STF, TSE, Congresso e Senado.
Com isso irá ter uma revolução de indignação, desobediência civil, e adivinhem o que acontecerá?
O STF CHAMARÁ A PF, A FFAA, PARA PRENDER AS PESSOAS DE BEM, OU COISAS MAIS GRAVES.
É ISSO QUE ELES QUEREM. ELES QUEREM VER O POVO ESMAGADO, E ASSIM A DESGRAÇA CAIRÁ SOBRE O POVO DE BEM.
Jeep, cabo, soldado e baioneta.
E a pergunta que não quer calar é…VAMOS FICAR ASSISTINDO?
ATÉ QUANDO?
O que mais precisa acontecer?
Para quem viveu 1968, nunca pensei em ver isso no País.