O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), censurou o jornal parananese Gazeta do Povo nesta quarta-feira, 5. O juiz do TSE determinou que Twitter e Facebook removam 31 postagens que informam sobre o apoio de Lula ao ditador de esquerda da Nicarágua, Daniel Ortega.
A censura judicial, de caráter liminar (provisório), atingiu também um tuíte da Gazeta do Povo, de 22 de setembro, com a notícia segundo a qual o regime de Ortega havia cortado o sinal do canal de notícias CNN naquele país.
Sanseverino atendeu a um pedido da coligação de Lula, que alegou que, em conjunto, as postagens promoviam “reiterada campanha difamatória” contra o petista, “com o objetivo de incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como seu aliado e amigo, o ditador Daniel Ortega”.
Na decisão, o ministro argumentou que os posts, apresentados ao TSE pela coligação de Lula, têm “conteúdos manifestamente inverídicos em que se propaga a desinformação de que o candidato Lula defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”.
Em nota, a diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, afirmou que a decisão é “censura pura e simples”. “Derrubar conteúdos verdadeiros, e perfeitamente verificáveis, é prática de ditaduras”, observou Ana Amélia. “A decisão, no entanto, reacende a nossa vontade de continuar lutando para que a liberdade de expressão seja totalmente restabelecida no Brasil.”
“Neste momento, vocês estão nas mãos de um ditador”, disse o sociólogo italiano Domenico de Masi, autor de O Ócio Criativo, argumentando que Mussolini, Hitler e Erdogan também foram eleitos.
“Esta ditadura reduz a inteligência coletiva do Brasil. Durante esta pandemia, Bolsonaro se comportou como uma criança, de um jeito maluco. Ou seja, o ditador conseguiu impor um comportamento idiota em um país muito inteligente. Porque é isso que fazem as ditaduras.
Este me parece um fato tão óbvio que às vezes nos passa despercebido. Quando o país é comandado por pessoas tão tacanhas, a tendência é o rebaixamento geral do nível cognitivo da sua população.
É fácil entender por quê. Sob Bolsonaro, Damares, Araújo, Pazuello, Salles, Guedes & Cia, vemo-nos obrigados a retomar debates passados, alguns situados na Idade Média, ou no século 19, como se fossem novidades.
Terraplanismo, resistência à vacinação e a medidas básicas de segurança sanitária, pautas morais entendidas como questões de Estado, descaso com o meio ambiente, tudo isso remete a um passado que considerávamos longínquo.
Quando entramos nesse tipo de debate entre nós, ou com as “autoridades”, é como se voltássemos da pós-graduação às primeiras letras do curso elementar. Somos forçados a recapitular consensos estabelecidos há décadas, como se nada tivéssemos aprendido.
É como forçar cientistas a provar de novo a esfericidade da Terra ou a demonstrar eficácia da vacinação. Ou defender, outra vez, a necessária separação entre Igreja e Estado, mais de 230 anos depois da Revolução Francesa.
É muita regressão e ela nos atinge. De repente, nos surpreendemos discutindo o óbvio, gastando tempo com temas batidos e desperdiçando energia arrombando portas abertas séculos atrás na história da humanidade.
À parte a necessária luta política para nos livrarmos o quanto antes dessa gente, entendo que existe uma luta particular e que depende de cada um de nós: a luta para não emburrecer.
Manter a lucidez e a inteligência através da leitura de bons autores e da escrita. Manter viva a sensibilidade pela conversa com pessoas normais e pela boa música. Assistir a bons filmes para contrabalançar a barbárie proposta pela vida diária e pelas redes sociais.
Enfim, mantermo-nos íntegros e fortes para a reconstrução futura do país. Não podemos ser como eles. Não devemos imitá-los em sua violência cega. Não podemos nos deixar contaminar por sua estupidez. Eles passarão. E estaremos aqui, para recomeçar.
Provavelmente, o que leva a esse rebaixamento é o ódio e o ressentimento por levar as pessoas a se sentirem, no fundo, perdedoras (é o caso de todos os bolsonaristas que conheci mais de perto) e ter de encontrar bodes expiatórios para culpá-los. A cultura competitiva, que estabelece, com critérios perniciosos, o que é ter sucesso, faz com que quem entra nesse jogo perverso, sinta-se, no final das contas, sempre um perdedor.”
https://viladeutopia.com.br/sociologo-italiano-domenico-di-masi-constata-o-rebaixamento-da-inteligencia-coletiva-brasileira/
Vale a pena ler. E claro, repassar.
Coisa triste, coisa de louco, ter de tergiversar e denegrir a capacidade intelectual e moral de milhões de pessoas que cuidam da saúde individual e coletiva, que edificam, que produzem alimentos, bens úteis e concretos à sociedade, apenas para atender às suas necessidades psicológicas e/ou de retorno às práticas corruptas!
Mas isso é a Democracia que justamente necessitamos praticar, a que nos dá a oportunidade de observar comportamentos para tentarmos defender nossas futuras gerações desse tipo de transtorno que leva o indivíduo ao devaneio, a alienação e a macular outras pessoas por não pertencerem à mesma patologia e/ou possuírem a necessidade da manutenção da corrupção.
Coisa triste!
Não contrariem o Marcelo Magalhaes que vive postando comentários idiotas aqui a favor do Lula Ladrão, pois Marcelo, TADINHO, é oligofrênico e deixou ultimamente de tomar seus remedinhos, de modo que pode ser violento ao ser contrariado. Em tempo, ele estuda na USP.
Gazeta do povo, Revista Oeste… Imprescindíveis!! Tenho orgulho de ser assinante das duas.
CORAGEM BRASIL. Não vamos deixar o comunismo invadir as nossas casas,, a nossa vida, o NOSSO BRASIL. Não podemos dormir em uma Democracia no dia 30 e ACORDARMOS numa Ditadura no dia seguinte
1) Lula nunca descreditou processo eleitoral; Bolsonaro ataca urnas eletrônicas. Desde o final dos anos 1970, Lula participa como candidato ou como militante do PT de eleições. Em nenhuma delas, questionou o resultado, ameaçou não cumprir decisões da Justiça Eleitoral ou desacreditou a confiabilidade do processo eleitoral. Nos últimos anos, Bolsonaro se notabilizou pelo ataque às urnas e à democracia. Ele é investigado pela Justiça por ataques promovidos contra o processo democrático brasileiro.
2)Bolsonaro é apoiador confesso do regime militar; Lula nunca defendeu a Ditadura. Bolsonaro é apoiador confesso da tortura e de outras violências praticadas pelos militares no país de 1964 a 1985. Em seu voto pelo impeachment de Dilma (que foi um golpe!), homenageou o torturador Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
3) Lula sempre cumpriu decisões judiciais; Bolsonaro desafia o Poder Judiciário. Lula cumpriu todas as decisões judiciais. Recusou convites para se asilar em embaixadas ou sair do país. Todos os seus questionamentos se deram em forma de recursos e dentro do devido processo legal. Bolsonaro tem postura repetida de ataques ao STF e ao Poder Judiciário.
4) Bolsonaro extinguiu conselhos populares ao passo que Lula ampliou a participação social;. Em seu governo, Lula criou dezenas de conselhos e órgãos de representação da sociedade civil para elaboração de políticas públicas. A política é valorizada por organismos internacionais por incentivar a participação cidadã.
5) O ex-presidente criou mecanismos de transparência; o atual aposta no sigilo. Os governos petistas tiveram grandes avanços em termos de transparência pública, com a criação do Portal da Transparência no governo Lula e a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no governo Dilma. Já o governo Bolsonaro tem classificado uma quantidade cada vez maior de documentos públicos como sigilosos e precarizado o atendimento a pedidos de acesso via LAI e solicitações na Ouvidoria.
6) Lula nunca tentou politizar forças de segurança pública; Bolsonaro incita policiais. A relação de Lula com as forças policiais a nível federal e estadual sempre foi desprovida de teor político. O governo Bolsonaro tem forte relação com policiais miliares e agentes das Forças Armadas, tendo sido o recordista da nomeação de agentes de segurança pública em cargos comissionados no Executivo federal.
7) Lula criou políticas populares de transferência de renda. A criação do Fome Zero e do Bolsa Família foi marcada pela importante redução da pobreza e da desigualdade no país. Auxilio Brasil só existe por conta da criação dos mecanismos de governança do Programa Bolsa Família. O CadÚnico e a rede de CRAS e CREAS capilarizada por todos os municípios brasileiros se desenvolveram em função do Bolsa Família.
8) Há um claro interesse de Lula em conseguir costurar da maneira mais rápida possível um acordo de livre comércio com a União Europeia, que hoje, com Bolsonaro, esbarra nas preocupações da UE com os compromissos climáticos do Brasil que o atual governo despreza.
9) O governo Bolsonaro tem uma clara preferência ideológica pelas privatizações (e tem como ministro aquele que disse coisas como: “Não se assustem então se alguém pedir o AI-5.” e “empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada.”)… e isto coloca algumas questões importantes a respeito do papel que o Estado deve ter em cumprir “missões” sociais e ambientais.
10) O orçamento secreto é a erosão democrática (foi iniciativa do general Luiz Eduardo Ramos) patrocinando a irracionalidade na alocação de recursos públicos da monta de 19 bilhões por ano, retirando recursos da cultura, ciência e tecnologia e até do tratamento do câncer.
11) No cenário do atual governo convém falar sobre a volta da fome. A definição de agenda de políticas públicas ocorre pela apresentação de problemas às sociedades humanas, e nenhum problema se coloca tão despudoradamente quanto a desnutrição. Boçsonaro relativizou levantamento que aponta 33 milhões nessa situação no Brasil.
12) Em termos de educação, no governo Bolsonaro falou-se muito em homeschooling, escola sem partido, ideologia de gênero, e pouco em SAEB, em como replicar experiências exitosas de municípios para todo o país, em como diminuir a evasão escolar e tantas outras coisas que deveriam ser a ordem do dia, mas não são.
13) Com Lula, o salário mínimo teve aumento real, ou seja, subiu acima da inflação, todos os anos. Dilma fez o mesmo. Em 13 anos, foram mais de 74% de valorização. Com isso, os trabalhadores e os aposentados tinham sempre mais dinheiro para fazer as compras do supermercado. Bolsonaro reduziu o salário mínimo, dando reajustes abaixo da inflação. Vai terminar o mandato sendo o primeiro presidente em 30 anos a fazer isso.
12) Má gestão da crise sanitária pelo governo federal. O “grande negacionismo” e o “retardo na compra de vacinas” foram decisivas para boa parte dos eleitores passarem a classificar o atual presidente como o pior da história.
13) O governo também tem gerado diversas crises institucionais, com conflitos abertos com o Congresso, com o STF [Supremo Tribunal Federal], destacando a “falta de habilidade” de Bolsonaro em lidar com a democracia e o sistema republicano de contrapesos. Isso gera isolamento internacional.
Se Lula é contra invasão de Igrejas, deveria ter censurado o vereador o seu partido que invadiu uma aqui no Brasil. Fez exatamente o contrário. Apoiou
Uai então nem precisa eleição dia
Prezado Marcelo, são nessas horas que vemos a importância da livre expressão de pensamento e palavras. Nada contra sua manifestação, é por isso e para isso que Bolsonaro, junto a nós, brigamos desde cedo contra o que é caracterizado como esquerda; manter nossas liberdades individuais.
Seu posicionamento denota exatamente o modus operandi do esquerdista, desde antes das Eleições de 2018, já tentaram eliminar nosso candidato – uma facada na barriga -, por ocasião de sua posse , uma limitada militante advogada nas funções de Ministro do Supremo lhe entregou, acintosamente e desrespeitosamente, uma cópia da Constituição, e já no dia seguinte a sua posse, o que hoje reconhecemos hoje como parte do crime organizado, i.e., os corruptos, a imprensa, os acadêmicos, os sindicalistas, os artistas top, os marginais, os juízes, promotores, ministros, etc., corrompidos nos cursos de Direito, enfim, todos que se unem à esquerda, nos sabotando e, consequentemente, sabotando nossa Democracia e ao País.
E vem o amigo reclamando dos movimentos de resistência à toda essa traição, elencando uma porção de fatos, verídicos ou não, sob seu juízo de valores!
Me desculpe, mas tal atitude denota algo similar a um transtorno psicótico, que é normalmente acometido ao esquerdista, às necessidades de corrupto, ou ambos!
Então nem precisa eleição dia 30, se é tudo verdade sua temos que colocar esse homem como presidente pra ontem. O homem é bom demais e o Bolsonaro não vale o sal do batismo. Lula já. (Sqn)
Caro Marcelo, li cada uma de sua exposições… Ao término, concluí, que agora ainda mais, TEMOS QUE APOIAR NOSSO PR… Pois vc expos a podridão e desserviço de Lula e seus sectários.
Se o Loola é contra invasão de igrejas, porque ele não condenou aquele comunista que invadiu uma igreja em Curitiba?
Chega a ser vergonhoso para o Brasil essa proteção ao maior ladrão do povo brasileiros.
O alto escalão das Forças Armadas está de olho, inclusive no TSE.
Financiaram obras em Cuba com o nosso dinheiro.
Então, temos todo o direito de cobrar explicações desse apoio.
Coloquem o vídeo ( encontra-se no YouTube ) do finado Hélio Bicudo sobre Lula. Não se consegue tapar o sol com uma peneira.
E aí o Lobo mau falou pro Papai Noel… leva este presente para o Sacy Pererê mas não deixe o Coelho da Páscoa ver…
Vamos lá. Seguindo a lógica petralha e do seu puxadinho, o TSE:
– Lularápio apoia e é amigo de Ortega mas é contra a perseguição aos padres e o fechamento das igrejas.
Não seria a mesma coisa que dizer:
– Fulano de tal é amigo e apoiador de um assassino, mas não apoia o assassinato. É isto?
Estão tentando nos convencer de que o cidadão vai até uma urna votar no governador, no senador e em um deputado federal mineiro apoiadores de Bolsonaro e não votam no mito. Estão achando que somos burros, idiotas ou não temos cérebro.
Estão censurando até true news. São uns picareta e filhotes de ditadores.
Ditadura do judiciário
Cada vez poir
Calma, vocês ainda vão sentir a verdadeira Ditadura de esquerda se o ex-presidiário voltar ao poder.
Aos poucos, os jornalistas vão percebendo que com a volta do ex-presidiário a chance de se perder a liberdade de imprensa é real, e mesmo a globo pode ser silenciada.
Até quando 6 dúzia rasgarao a C.F. e ninguém faz nada? Até quando? Quando não tiver mais volta? Melhor ir pra guerra do que perder a liberdade, mas precisamos de um líder, um chamado. Basta isso
É cada membro da quadrilha cumprindo a sua parte.
Já tínhamos a ditadura do STF, agora temos a ditadura do TSE nas eleições! Uma vergonha!
kkkkkk!
Será que o TSE, STF estão escondendo o verdadeiro objetivo do Lula?
Estão proibindo a verdade e a verdade é fake news para eles.
Tá tão na cara que dá nojo.
Ué, o TSE quer que a Revista Oeste minta? Esse Lulalau é um maligno que quer destruir o Brasil, acabar com a Família, liberar o aborto pelo aborto, as drogas e de tudo o que não presta.
É impressionante e sem precedentes o ativismo judicial capitaneado pelo Xandão. Essa eleição é uma fraude completa.
Mais razões para votarmos dia 30 no PR.
O sujeito pode apoiar publicamente uma ditadura, mas ninguém pode repetir o que ele disse. Vai entender!