O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro Onyx Lorenzzoni (PL) vão disputar em segundo turno, em 30 de outubro, quem será o futuro governador do Rio Grande do Sul. Os dois candidatos tiveram a preferência do eleitorado no Estado neste primeiro turno das eleições.
Com 98% das urnas apuradas, Lorenzzoni obteve 37,62% (2.361.676) e Leite 26,76% (1.679.651) dos votos no primeiro turno. O deputado estadual Edgar Pretto (PT) ficou com 26,68%.
Quem são os dois candidatos?
Leite, 37, é natural de Pelotas (RS) e formado em Direito. O ex-governador do Rio Grande do Sul se filiou ao PSDB em 2001 e concorreu pela primeira vez em 2004 como vereador por sua cidade natal, mas não obteve sucesso. Em 2008, concorreu novamente à mesma vaga e foi eleito. Entre 2013 e 2017 Leite também foi prefeito de Pelotas. Em 2018, concorreu ao governo do Estado, ganhou e ocupou o posto até o início deste ano, renunciando para tentar a Presidência da República. Agora, acabou desistindo da candidatura, e foi reeleito pelo RS.
Lorenzzoni é médico veterinário e foi ministro do Trabalho e Previdência; e ministro-chefe da Casa Civil, da Cidadania e da Secretaria da Presidência (ambos no governo do presidente Jair Bolsonaro PL). Natural de Porto Alegre (RS), o novo governador do Rio Grande do Sul também concorreu à prefeitura de sua cidade natal entre 2004 e 2008, mas não se elegeu.
Oeste nas escolhas
Em parceria com o Programa 4 por 4 , que conta com a apresentação do jornalista Luís Lacombe e com os comentários de Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino, Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano.
Além do próximo da República, serão eleitos 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados presidentes estaduais e 24 deputados distritais.
Curiosa a incoerência entre o desempenho dos candidatos do PT, em geral, pior do que dos demais partidos, e o desempenho surpreendentemente robusto do Lula nesse primeiro turno.