O senador Jorginho Mello (PL) e o deputado federal Décio Lima (PT) vão disputar o segundo turno das eleições em Santa Catarina, no próximo dia 30 de outubro.
Com 99,95% das urnas apuradas, Mello obteve 38,61% dos votos no primeiro turno e Lima 17,40%. O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) ficou com 16,99%.
Quem são os dois candidatos
Além de senador, Mello, 66, é presidente do diretório do PL no Estado. Natural de Ibicaré (SC), o candidato foi vereador em Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Mello também foi deputado estadual por quatro mandatos seguidos, e deputado federal por mais dois mandatos. Neste ano, ele foi anunciado pelo PL como candidato ao governado por Santa Catarina, sendo aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lima, 61, é natural de Itajaí (SC) e começou na política como vereador de Blumenau. Em seguida, foi eleito prefeito pela mesma cidade em 1997. Desde 2007, ele ocupa o cargo de deputado federal pelo PT. Lima é formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e ocupou a vice-presidência do Diretório Acadêmico de Filosofia, e a presidência do Diretório Acadêmico de Direito e da União Catarinense dos Estudantes (UCE).
Oeste nas eleições
Em parceria com o Programa 4 por 4, que conta com a apresentação do jornalista Luís Ernesto Lacombe e com os comentários de Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino, Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano.
Além do próximo presidente da República, serão eleitos 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.
Vamos em frente, Jorginho Mello. Ainda continuamos com J. Mello 2022. Uma sugestão: ESTIMULAR O ELEITOR A IR VOTAR O MAIS CEDO POSSIVEL, DESSE MODO VAMOS DIMINUIR O RISCO DE CHEGAR COM IMENSAS FILAS NO FINAL DO PERÍODO DE VOTAÇÃO. O eleitor de Bolsonaro/Jorginho Mello é trabalhador e está acostumado levantar cedo.
Decio não por favor. Aqui não queremos esses incompetentes.