O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou o Instagram retirar do ar um vídeo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) que teria publicado desinformação contra Ciro Gomes.
A plataforma removeu o conteúdo da conta pessoal do deputado no sábado 20. “Isso acontece porque estamos seguindo uma solicitação jurídica para restringir esse conteúdo”, justificou o Instagram. Até ser removido, o vídeo tinha mais de um milhão de visualizações e 90 mil curtidas.
A decisão foi do ministro Raul Araujo. Ele também deu dois dias para que Eduardo Bolsonaro se manifeste. Depois, o caso vai ao Ministério Público Eleitoral. Com as manifestações, o relator julgará o mérito, ou seja, se o parlamentar terá que pagar multa ou não por supostamente disseminar desinformação.
A ação foi apresentada pelo PDT, partido de Ciro Gomes. Segundo a legenda, o parlamentar publicou no Instagram um vídeo com falas distorcidas de Ciro em um evento, e mostram que o candidato à Presidência teria pregado desarmonia entre as religiões ao fazer uma comparação entre a igreja e o narcotráfico.
Para o ministro, o vídeo apresenta conteúdo produzido para desinformar porque a mensagem transmitida com a publicação está totalmente desconectada com o contexto fático.
Se quer desmarcar o Ciro basta procurar seus processos e inquéritos na.justica do Ceará.