Instagram pune Rodrigo Garcia por aumento artificial de seguidores

Candidato acionou a Justiça, alegando que a campanha foi vítima de sabotagem
-Publicidade-
O candidato ganhou repentinamente 13,3 mil novos seguidores em dois dias
O candidato ganhou repentinamente 13,3 mil novos seguidores em dois dias | Foto: Divulgação

O Instagram reduziu o engajamento da conta do governador de São Paulo e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), depois de identificar um aumento artificial no número de seguidores em sua conta.

Os advogados de Garcia negam o envolvimento do candidato e afirmaram que o caso foi “extremamente prejudicial”. De acordo com eles, o perfil perdeu mais de 50% de engajamento após o episódio, caindo de 6,2 mil pessoas engajadas para 2,9 mil.

O Instagram possui um mecanismo que reduz o engajamento de contas que descumprem diretrizes da plataforma, conhecido como shadowban.

-Publicidade-

De acordo com a representação do candidato protocolada na Justiça no início de agosto, o perfil do tucano ganhou repentinamente 13,3 mil novos seguidores nos dias 20 e 21 de julho.

A campanha afirma ter feito uma análise de mil contas e concluído que a maioria tinha características de perfis falsos, com poucos seguidores e baixo engajamento.

Garcia alega sabotagem

Os advogados do candidato alegaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo que sua campanha foi vítima de sabotagem para aumentar artificialmente sua base de seguidores.

Com essa justificativa, os advogados pediram à Justiça que o Instagram fornecesse dados para descobrir os supostos autores da manobra. O TRE, porém, negou o pedido, sob o argumento de que o caso envolve questões contratuais da rede social e, por isso, deveria ser tratado na Justiça Cível. A campanha de Garcia recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.